Mais tecnologia e 36 novas escolas de tempo integral no ES
Entre as novidades previstas para este ano também há cursos inéditos. Medidas estão sendo adotadas na rede pública do Estado
Escute essa reportagem
Está chegando a hora de mais de 400 mil estudantes da rede pública voltarem às salas de aula. Entre as novidades para este ano estão 36 novas escolas em tempo integral, mais tecnologia, além de cursos inéditos.
Na rede pública estadual, o novo ano letivo começa nesta quinta (02). Já na rede municipal da Grande Vitória, a maior parte das escolas retoma as aulas na segunda-feira.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que mais 24 escolas terão aulas em tempo integral, totalizando 156 unidades. “Este ano, chegamos a todos os municípios com pelo menos uma unidade com aulas em tempo integral e cerca de 40% das escolas com a oferta.”
Além disso, ele citou a implantação da certificação Escola do Futuro, inicialmente, em cinco unidades da rede.
O programa visa fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.
Outras novidades são os cursos técnicos inéditos, na forma concomitante, do projeto de Inovação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (iNovaTEC). Entre os cursos estão Empreendedorismo, Mobilidade Urbana, Produção e Tecnologia, Investimentos, Redes Sociais e Ciências de Dados.
Em Vitória, a secretária de Educação do município, Juliana Roshner, contou que o investimento em tecnologia, como laboratórios e notebooks, foi de R$ 70 milhões.
Para este ano letivo, os alunos do 5º ano do ensino fundamental até a Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderão levar para casa um tablet com acesso à internet para fazer as lições e atividades fora de sala de aula.
Já na Serra, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental terão acesso a uma plataforma de games, complementar ao ensino tradicional.
Leia mais em:
Mais de 2 mil alunos trocam escola particular por pública no ES
Especialistas explicam como lidar com ansiedade nas crianças
“São jogos e atividades lúdicas que permitem que os professores trabalhem as principais áreas do conhecimento de forma atrativa para os estudantes, na linguagem que eles estão habituados”, explicou a secretária de Educação do município, Luciana Galdino.
A plataforma está em processo de contratação e a previsão é que os alunos tenham acesso à ferramenta no mês de abril.
Ano será de preparação para Enem
Para a estudante Clara Nascimento De Pianti, de 16 anos, hoje é dia de começar um ano letivo importante: além de ser o último do ensino médio, ela ainda vai ter o foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para vários vestibulares.
Clara estuda na escola estadual Irmã Maria Horta, em Vitória, desde o primeiro ano do ensino médio e já tem o objetivo de conquistar uma vaga em um curso de Medicina.
“Estou ansiosa e empolgada para que as aulas comecem. É um ano com a expectativa da formatura e com o Enem, então será de muito esforço. Desde o ano passado, tenho um cronograma de estudos e este ano devo manter a organização”, revelou.
O QUE VEM POR AÍ
Estado
Início das aulas: Nesta quinta (02).
Matrículas: 200 mil alunos.
Novidades
A implantação da certificação Escola do Futuro, inicialmente, em cinco escolas da rede: Major Alfredo Pedro Rabayolli (Vitória); Hunney Everest Piovesan (Cariacica); Pastor Oliveira de Araújo (Vila Velha); Mário Gurgel (Vila Velha); e Marinete de Souza Lira (Serra). As escolas do futuro terão foco na inovação e na tecnologia.
A rede passará a ter mais 24 escolas em tempo integral, totalizando 156 unidades deste modelo.
Outra novidade é a chegada de novos professores, pedagogos e auxiliares de secretaria escolar. Serão mais 1.500 servidores contratados por meio de concurso público.
A secretaria repassou R$ 229 milhões, por meio do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe), para que as escolas se preparassem para o ano letivo, com reparos, contratação de materiais, acesso à internet e outras ações.
Vitória
Início das aulas: segunda-feira.
Matrículas: 40.535, sendo 5.447 em unidades de tempo integral.
Novidades
29 mil tablets adquiridos para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao EJA.
Ampliação do número escolas de tempo integral de 10 para 17.
Novas unidades do CMEI em Bela Vista, Piedade, Goiabeiras, Ilha de Santa Maria, Mário Cypreste e Cruzamento, e do EMEF, em Inhanguetá.
Serra
Início das aulas: segunda-feira. As unidades de tempo integral iniciam no dia 9 de fevereiro.
Matrículas: 61 mil alunos.
Novidades
Plataforma de games: Em fase de contratação para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.
Laboratório móvel: Materiais e equipamentos que podem ser levados até as salas de aula ou outros ambientes da escola.
LiteraSerra: Projeto de ensino pela literatura para todos os níveis de ensino, com ações e feiras de livros abertas à comunidade.
Vila Velha
Início das aulas: segunda-feira. Escolas de tempo integral: terça.
Matrículas: 58 mil alunos.
Novidades
Inauguração de mais três escolas, sendo uma de educação infantil em Araçás, uma de ensino fundamental em Terra Vermelha e uma de ensino fundamental em Tempo Integral em Vale Encantado.
Cariacica
Início das aulas: segunda-feira. Novas escolas de tempo integral começarão no dia 27.
Matrículas: 50 mil alunos.
Novidades
Ampliação da oferta de Tempo Integral, com três novas escolas de ensino fundamental.
Entrega de novos CMEIs, de Alzira Ramos e de Nova Rosa da Penha, com 400 novas vagas
Novo material didático físico e digital), com simulados, para alunos do 4º ao 9º ano.
Está em fase de aquisição mesas interativas pedagógicas digitais para a educação infantil.
Ampliação do projeto de Robótica Educacional para 10 escolas de tempo regular de territórios vulneráveis.
Lançamento do programa Cariacica Alfabetiza, com foco no reforço da alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano.
Fonte: Prefeituras e governo do Estado.
Comentários