Mais de 3 mil pessoas são selecionadas na segunda fase do CNH Social; veja lista
Matrícula já está disponível e fica aberta até o próximo dia 28
Escute essa reportagem
A lista com os nomes dos 3.500 selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2024 foi divulgada pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do ES (Detran/ES), nesta segunda-feira (14). A relação está disponível no site do Detran/ES ou clicando aqui.
Os selecionados deverão fazer a matrícula online entre as 12 horas desta segunda e 23h59 do dia 28 de outubro de 2024. Para se matricular, basta acessar a aba do programa CNH Social, que fica localizada no canto esquerdo do site do Detran/ES, selecionar o ícone de ‘MATRÍCULA’ e preencher os dados solicitados. Depois disso, será possível ter acesso ao nome da autoescola onde deverá ser aberto o processo de habilitação.
O candidato ainda terá de ir até uma agência Detran/ES para fazer a biometria e agendar o atendimento em uma clínica credenciada ao Detran/ES para realizar os exames médicos e psicológicos. Para aqueles que foram selecionados para as categorias D ou E, há ainda a necessidade de comparecer ao laboratório credenciado para realizar o exame toxicológico.
Cumpridas essas etapas, as aulas começam. Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação gratuitamente. São 20 aulas teóricas e práticas na autoescola, 15 aulas práticas na autoescola para adição de categoria “A ou B”, três reprovações, seja na prova teórica ou prática, e duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito).
Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
Prazos
De acordo com as regras do programa CNH Social, é de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O Detran/ES reforça que não realiza ligações e nem encaminha e-mails para informar o resultado.
Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula online no site até o dia 28 de outubro de 2024.
Após a matrícula, o candidato terá 15 dias corridos para se dirigir à autoescola indicada, presencialmente, e concluir a abertura do Renach, que é o número do registro do processo de habilitação. Após essa etapa, o candidato terá 30 dias úteis para fazer a biometria em uma unidade do Detran/ES. Nesse caso, não há a necessidade de realizar agendamento; basta o candidato se dirigir a qualquer unidade do Detran/ES com o número do Renach, documento oficial com foto e informar que é beneficiário do programa.
Posteriormente, deverá agendar atendimento na clínica credenciada indicada para realizar os exames médico e psicológico.
Os processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.
Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos. E, caso o selecionado inicie o processo a partir da confirmação da matrícula, mas perca algum prazo posterior ou desista do processo, ficará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização do CNH Social por cinco anos.
Lista de suplentes
Com o objetivo de dar oportunidade a mais pessoas, o Detran|ES realiza uma chamada única de suplentes. Essa lista será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir de 12 horas, também no site do Detran|ES, para aqueles que se inscreveram nesta edição e não foram selecionados na primeira chamada.
Serviço
Resultado da 2ª Fase do Programa CNH Social 2024
Divulgação da lista de selecionados: 12 horas do dia 14 de outubro, no site www.detran.es.gov.br
Matrícula online: de 12 horas do dia 14 de outubro até 23h59 do dia 28/10/2024, no site www.detran.es.gov.br
Lista única de suplentes: 12 horas do dia 16 de dezembro, no site www.detran.es.gov.br
Comentários