Mais de 20 mil baleias de volta ao ES
Mamíferos vêm ao Espírito Santo para se reproduzir e ficam até novembro. Após filhotes crescerem, retornam à Antártida
Escute essa reportagem
Elas estão de volta, pois são capixabas! As primeiras baleias jubarte já foram vistas no litoral de Vitória e deram a largada para o período de reprodução desses mamíferos.
Para a temporada deste ano, que se iniciou dia 24 de maio e vai até novembro, são esperados 23 mil desses animais marinhos no litoral do Estado e Sul da Bahia, cerca de três mil a mais do que os 20 mil da temporada do ano passado.
Segundo o coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, os pesquisadores já encontraram quatro baleias no Estado.
“Eram três adultos e um juvenil, sendo que a diferença é a dorsal. Nos adultos, ela tem cerca de 40 toneladas, e nos mais jovens, 20 toneladas”, afirma.
De acordo com Sandro, a equipe partiu do Iate Clube de Vitória, em uma viagem que durou cerca de uma hora, distanciando-se 25 quilômetros da costa.
“As baleias se alimentam na Antártida, do krill, pequenos crustáceos que lembram muito camarão. Como são cetáceos (mamíferos adaptados à água), não possuem dentes. Elas provocam no oceano redemoinhos, com ciclos de bolhas que concentram esse krill, espelindo a água e se alimentando desse concentrado”, conta.
Sandro observa que, nesse período de cinco meses, no litoral do Estado e Sul da Bahia, as jubartes apenas se reproduzem e amamentam seus filhotes, até que eles adquiram gordura suficiente para viajar de volta para a Antártida, percorrendo cerca de quatro mil quilômetros.
“A região de Abrolhos é um importante conjunto de ecossistemas marinhos e costeiros localizados ao Norte do Espírito Santo e ao Sul do estado da Bahia, onde elas se reproduzem. Mas a maior concentração de jubartes está no Espírito Santo: elas são capixabas!”, afirma Sandro.
Ele destaca que, neste mês, os pesquisadores vão fazer o monitoramento dos mamíferos, com biólogos, oceanógrafos e drones. “O objetivo é saber o quantitativo de animais, grupos competitivos, localização (georreferenciamento)”, diz.
Sandro conta que ainda há o mapeamento acústico de baleias e golfinhos, com o estudo em laboratório do som captado no mar. “A partir de 1º de julho até a primeira quinzena de outubro, é feito o turismo de observação. A partir da segunda quinzena até novembro, voltamos novamente para a pesquisa”, destaca.
São esperados 1.500 turistas nesta temporada, inclusive de países da Europa, como França, Alemanha e Portugal. Os passeios custam R$ 379 por pessoa.
Leia mais
Festival de cerveja artesanal com atrações musicais na Serra
Capixaba supera 15 mil km de distância para viver um amor
Inauguração da maior réplica de salto de jubarte do Brasil
Um grande monumento representando o salto da baleia jubarte, de 12 metros de altura, será inaugurado no próximo dia 9, no Espaço Baleia Jubarte, na Praça do Papa, em Vitória.
A réplica do salto é a maior do Brasil, de acordo com o coordenador do projeto no Espírito Santo, Paulo Rodrigues. “Foi idealizada como um grande atrativo pelo tamanho e por ser um dos movimentos que as pessoas mais gostam de ver”, diz Paulo.
A réplica contou com a participação de artesãos experientes, incluindo o artista Gildo de Alfaia da Silva, que veio de Parintins, Amazonas, e tem atuado há anos no Carnaval de Vitória.
Capacitação
O Projeto Amigos da Jubarte, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Vitória, está com inscrições abertas para 150 vagas gratuitas na “Capacitação para a cadeia do turismo da observação de baleias e golfinhos”.
Os palestrantes são o biólogo marinho uruguaio Juan Pablo Torres-Florez e a jornalista Ana Duék. O evento será no próximo dia 9, sexta-feira, às 17 horas, no Sebrae Vitória. As inscrições são pelo site www.vitoria.es.gov.br, no link da notícia sobre o curso.
Saiba mais
Elas chegaram
As quatro primeiras baleias jubarte foram vistas a 25 km da costa de Vitória, no dia 24 de maio.
Eram três com cerca de 40 toneladas e um com cerca de 20 toneladas.
São esperados 23 mil desses animais marinhos no litoral do Estado e Sul da Bahia, este ano, cerca de três mil a mais do que os 20 mil da temporada do ano passado.
Nesse período de cinco meses, as jubartes apenas se reproduzem e amamentam seus filhotes, até que eles adquiram gordura suficiente para viajar de volta para a Antártida, percorrendo cerca de 4 mil km.
Turismo de observação
O turismo de observação das baleias jubarte começa em 1º de julho.
Passeios podem ser agendados no site https://www.queroverbaleia.com/.
Os embarques são realizados no Píer dos Pescadores, na Enseada do Suá, em Vitória.
Os passeios custam R$ 379 por pessoa.
Para grupos de cinco ou mais adultos, o valor é reduzido. Informações: (27) 99980-0413.
Fonte: Sandro Firmino e Paulo Rodrigues do projeto Amigos da Jubarte.
Leia mais
Aposta em peças curingas para montar looks de inverno
Doze mil vagas em cursos de graça e on-line. Veja as oportunidades
Comentários