Mais de 2 mil multados no ES por não usar cinto de segurança
De janeiro a 8 de junho deste ano, cerca de 2.460 motoristas foram multados no Estado: uma média de 15 punições por dia
Escute essa reportagem
Mais de 2.460 motoristas foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por não usar o cinto de segurança no Estado, de janeiro a 8 de junho deste ano: média de 15 multas desta infração por dia. No mesmo período de 2022, a PRF divulgou que multou 4.051 motoristas.
Inspetor da PRF, Anderson Toledo reforça a importância do uso do cinto para a preservação dos condutores e passageiros.
“É um equipamento que foi feito para garantir segurança. Não usar o cinto de segurança é uma infração grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na carteira. Além do trabalho de fiscalização, fazemos o prevenção com crianças, que são futuros condutores”, orienta.
Anderson Toledo disse que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em 2022, revelou que se o condutor usar o cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% o risco de morte.
“Se o passageiro usar no banco de trás, que também é obrigatório, reduz em aproximadamente 75% o mesmo risco”, aconselha.
O superintendente da PRF-ES, Wermeson Pestana, destacou que a corporação atua na fiscalização do veículo ao condutor.
“Temos feito uma fiscalização intensificando as orientações principalmente para os condutores nos bancos traseiros de veículos de aplicativo. Os passageiros não usam a parte traseira porque o condutor não solicita. Então, a atuação será do proprietário do veículo, ou seja, possivelmente o condutor do Uber vai ser multado”, afirma.
Ainda segundo Pestana, o uso do cinto de segurança também deve ser usado em ônibus de viagens. “Fazemos a fiscalização do uso do cinto de segurança nos ônibus intermunicipais e interestaduais. É obrigatório o uso do cinto de segurança”, afirma.
O chefe de Serviço de Operações da PRF, inspetor Cleverton Lopes Silva, reforçou que o objetivo desta fiscalização é preservar vidas.
“Em todas as operações da PRF, o objetivo é garantir a segurança nas rodovias e preservar vidas. O uso do cinto não garante que um possível acidente aconteça, mas evita lesões graves e até mortes”.
Já o fiscal de trânsito da PRF, Waldir Mello, informou que quase 100% das mortes em acidentes poderiam ser evitados se os passageiros estivessem de cinto de segurança. “Dados mostram que 80% das mortes em acidentes poderiam ser evitadas se as pessoas usassem o cinto de segurança”.
Saiba mais
Uso do equipamento é obrigatório
Deixar de usar o cinto de segurança é infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação.
O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de carros, caminhões e ônibus que não sejam de transporte coletivo urbano.
No caso de transporte coletivo de passageiros, uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) obriga que, antes de cada viagem, os motoristas de linhas interestaduais, assim como internacionais, informem os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
O risco de morte em colisões reduz em torno de 50% quando o cinto de segurança é utilizado.
Fonte: PRF-ES e pesquisa AT.
Leia mais
Veja a lista com mais de mil suplentes convocados para tirar CNH de graça no ES
Ações em escolas e institutos do ES para proteger a natureza
Famílias deixam de comer feijão no dia a dia. Entenda os riscos
Comentários