X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 24°C VITÓRIA
User Login
Search
  • PRÊMIO CONHECER
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PROMOÇÕES
  • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • ES À FRENTE
      • BORA DE VINHO
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Tribuna Agro
    • Radar Econômico Cariacica
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • Educação
    • Saúde
    • Política
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Turismo
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Eu e Elas
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • TRIBUNA AGRO
    • Receitas que contam histórias
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • EDUCAÇÃO DO FUTURO
  • PROMOÇÕES
  • CAÇADORES
  • PODCASTS
  • A Tribuna
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Livro alerta sobre o perigo por trás da Inteligência Artificial

Doutor em Ciência da Computação, Guizzardi defende regras e educação para evitar ataques cibernéticos e falsificação de dados pela IA.

Luciano Rangel
Luciano Rangel
13/10/2026 - 6:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Livro alerta sobre o perigo por trás da Inteligência Artificial
No Estúdio Tribuna Online, Luciano Rangel e Giancarlo Guizzardi |  Foto: Leone Iglesias/AT

O receio de que a Inteligência Artificial ganhe vida e decida destruir a humanidade não está entre as preocupações do professor Giancarlo Guizzardi.

Os riscos que o inquietam já fazem parte da relação das pessoas com a tecnologia: ataques cibernéticos, falsificação de informações e dependência de sistemas capazes de simular uma conversa humana.

Doutor em Ciência da Computação e professor catedrático da Universidade de Twente, nos Países Baixos, ele defende que a discussão sobre IA saia dos cenários de ficção e se concentre nas escolhas de quem desenvolve e utiliza essas ferramentas.

No podcast Estúdio Tribuna Online, Guizzardi, autor do recém-lançado “Quem tem medo do robô mau?”, defende regras, mecanismos de proteção e educação para lidar com a tecnologia. A seguir, alguns trechos da entrevista.



A Tribuna - Ao lado do potencial da Inteligência Artificial, temos visto alertas sobre os seus riscos. Há motivos para temê-la?

Giancarlo Guizzardi - A estratégia que temos com a Inteligência Artificial agora é como dar um foguete para cada pessoa. Os chamados grandes modelos de linguagem são modelos enormes, treinados com toda a informação existente na internet e mais. Precisamos de um data center do tamanho de Vitória para treinar, de 150 mil chips de última geração, de uma usina nuclear própria para manter isso e de água muito pura para resfriar o sistema.

É um foguete que se propõe a fazer tudo e não faz nada com total segurança. A estratégia de dar um foguete para cada pessoa é completamente absurda. Temos tipos diferentes de IA, com capacidades e riscos diferentes. Há modelos pequenos, precisos, com muito menos risco e custo, no sentido abrangente: não só financeiro, mas ecológico também.

Não tenho nenhum medo do cenário Skynet, de uma coisa tomar vida e querer acabar com a humanidade. Mas tenho um bocado de preocupação com outros cenários, com vários riscos que essa tecnologia pode trazer.

- Quando as próprias empresas dizem que a IA pode acabar com o mundo, o que está por trás desses alertas?

Quando dizem 'tenho uma tecnologia que pode acabar com o mundo' equivale a dizer 'tenho uma tecnologia muito poderosa, que vale muito, que pode ser sua ou do seu concorrente.

O segundo ponto é: 'Essa tecnologia é tão poderosa que, se alguma coisa der errado, a culpa não é minha'. Eles induzem a gente a pensar nessa tecnologia como uma coisa que está acontecendo com a gente, e não como uma coisa que estamos criando. Recentemente, vimos casos de ataques cibernéticos envolvendo algumas dessas empresas.

Os agentes são sistemas artificiais que vão rodando em paralelo, como se tivéssemos vários ChatGPTs, e aí dizem: 'Esses agentes resolveram atacar essa empresa. Não fui eu.' Mas podemos olhar de outra maneira: se você pega 10 mil processos rodando em paralelo, com acesso à internet, sem um arcabouço de segurança em volta, isso vai acontecer.

É claro que você não falou que era para atacar, mas se colocou numa posição em que não cuidou para que isso não acontecesse. Outro ponto é que, quando se fala de uma tecnologia tão poderosa, cria-se a imagem de uma tecnologia alienígena.

Você pode dizer: 'Só a gente entende esse negócio. Então, a gente tem que se autorregular. O governo não vai conseguir regular porque não entende, a sociedade não entende, as empresas não entendem'. Assim, você pode levar a regulamentação para onde quiser.

- O risco maior está no mau uso da tecnologia e não em uma suposta vontade própria da IA? Como isso pode nos afetar?

Um risco, por exemplo, é o de ataque cibernético. O pessoal de computação resolveu adotar a estratégia de usar esses sistemas para gerar código. E a sociedade depende cada vez mais de software.

Temos um processo acelerado de transformação digital, em que o mundo opera sobre uma infraestrutura de software. Um banco é basicamente uma empresa de TI.

Tudo que existe na realidade social é ancorado em objetos digitais, em software. Essa infraestrutura controla a rede de energia e áreas estratégicas do país. Dinheiro era papel pintado. Esse papel contava porque, coletivamente, tínhamos essa interpretação.

O papel saiu, e o que temos agora? O registro em um banco de dados. Ter falhas de segurança nessa infraestrutura é completamente arriscado para a realidade social.

Você pode falsificar as informações e os fatos dessa realidade. Se há um registro no banco de dados dizendo que você deve um valor à Receita, você deve aquele valor à Receita. Se for alterado, como demonstrar que não é o caso? É um exemplo simples.

- As expectativas com a IA são tão elevadas que, no extremo, há até quem espere que ela nos traga a imortalidade. Como o senhor avalia essas visões futuristas?

A gente tem uma obsessão com isso, né? Eu acho que isso é uma das coisas que as empresas usam de vez em quando para falar: 'Olha, dá esse salvo-conduto para a gente fazer o que quiser, que vamos curar o câncer e trazer a imortalidade'. É assim: cura o câncer primeiro e depois a gente conversa, né?

Essa ficção de que a gente vai poder fazer um download do cérebro num cérebro artificial e viver para sempre é uma ideia completamente ficcional, que inclusive é baseada nessa metáfora de uma rede neural artificial com uma rede neural natural. É muito diferente.

- O senhor fala no seu livro sobre a necessidade de criar um sistema imunológico digital. Como seria isso?

Eu acho que tem vários componentes. Um deles é governança e regulamentação. Criar leis. Quer ver uma maneira fácil da gente não ter agentes atacando o site de outras empresas? Proibir o uso de agentes até que nós tenhamos segurança em torno dessa tecnologia. Pronto.

- É possível?

Deveria ser. A gente consegue regular todas as outras indústrias. Então, esse é o primeiro passo. Depois tem mecanismos de engenharia mesmo. Criar mecanismos de segurança, inclusive botando esses sistemas dentro de uma gaiola de proteção.

Eles não deveriam ter, de fato, autonomia para agir onde decidissem. Ela deve gerar um resultado que um ser humano vai usar. O ser humano tem que estar no processo e ter a responsabilidade de saber como usar a informação.

SERVIÇO

“Quem tem medo do robô mau?”

Reflexões sobre Inteligências Artificiais para inteligências naturais.

Autor: Giancarlo Guizzardi

Editora: Maquinaria Editorial

Páginas: 176

preço: R$ 46,84 (Amazon)


          Imagem ilustrativa da imagem Livro alerta sobre o perigo por trás da Inteligência Artificial
Giancarlo Guizzardi defende que o debate sobre tecnologia passe pela ética, pela filosofia, pela linguagem e pela responsabilidade humana |  Foto: Leone Iglesias/AT

QUEM É

> Giancarlo Guizzardi é capixaba, doutor em Ciência da Computação, com pós-doutorado em Filosofia e Ciência da Cognição.

> É professor catedrático na Universidade de Twente, nos Países Baixos, onde dirige o Departamento de Pesquisa em Fundamentos das Ciências de Dados e da IA, Design de Sistemas Ciber-humanos e Segurança Cibernética.

> Sua abordagem combina Ciência da Computação, Filosofia, Ciência da Cognição, Linguística e Matemática, em percurso marcado por colaborações com organizações como a Nasa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Giancarlo Guizzardi defende que o debate sobre tecnologia passe pela ética, pela filosofia, pela linguagem e pela responsabilidade humana

CIDADES

Seu Dino, do Tigrão de Guarapari, faz 100 anos

Giancarlo Guizzardi defende que o debate sobre tecnologia passe pela ética, pela filosofia, pela linguagem e pela responsabilidade humana

CIDADES

Morador de Cachoeiro celebra vida nova após viver três anos nas ruas

Giancarlo Guizzardi defende que o debate sobre tecnologia passe pela ética, pela filosofia, pela linguagem e pela responsabilidade humana

CIDADES

Hospital na Serra cria jardim de gratidão para homenagear doadores de órgãos

Giancarlo Guizzardi defende que o debate sobre tecnologia passe pela ética, pela filosofia, pela linguagem e pela responsabilidade humana

CIDADES

Famílias ganham escrituras de imóveis após 40 anos

Ícone tags Tags cibersegurança Giancarlo Guizzardi inteligência artificial livro tecnologia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE

ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026

NOTÍCIAS

Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
NOTÍCIAS Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM