Lanchas do Aquaviário vão ter nome de pontos turísticos
Embarcações batizadas de Fonte Grande, Moxuara e Penedo estão previstas para entrar em operação no final do março
Escute essa reportagem
Fonte Grande, Moxuara e Penedo serão os nomes de três embarcações que vão compor o sistema do Novo Aquaviário da Grande Vitória. A escolha desses nomes é uma forma de homenagear os três municípios que sediarão os pontos de embarque e desembarque das lanchas: Vitória, Cariacica e Vila Velha.
Segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as estações de Porto de Santana, em Cariacica; Enseada do Suá, em Vitória; e Prainha, em Vila Velha, seguem em obras para construção dos pontos de embarque e desembarque.
O nome Fonte Grande faz alusão ao Parque da Fonte Grande, que fica em Vitória. Remete também ao Palácio que fica na rua Sete de Setembro, no centro de Vitória, e é uma das sedes oficiais do governo do Estado.
Penedo é uma homenagem ao morro de mesmo nome, que fica em Vila Velha e às margens do canal da baía de Vitória, sendo contemplado na Curva do Saldanha.
Leia mais em:
Felipe Dylon promete agitar o sábado dos capixabas com show gratuito na Serra
Mais de 300 ladrões de carro se dão mal após flagras de câmeras no ES
Já Moxuara remete ao morro que é um dos principais cartões-postais do município de Cariacica e que está presente nas lendas capixabas.
Prazos
De acordo com a Semobi, a primeira embarcação que vai operar no novo sistema Aquaviário já está em Vitória e tem 98 lugares.
A previsão é de que as outras duas, uma com capacidade para 120 passageiros e dois andares e outra para 98 passageiros, cheguem até o fim do primeiro trimestre, em março, que é o prazo para o funcionamento do modal. Há uma quarta embarcação prevista, mas sem data para chegar.
A fase de testes das embarcações deve iniciar até o fim do primeiro trimestre. Em caso de atrasos, não está descartado o estudo de um novo cronograma para o lançamento do novo Aquaviário.
Ainda segundo a Semobi, estão em tramitação os processos para emissão e validação das licenças necessárias e, assim que forem regularizadas, o governo do Estado deve iniciar as operações do Aquaviário, com tarifa única integrada ao Sistema Transcol por meio do CartãoGV.
Os barcos que vão compor o sistema Aquaviário contam com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo.
Comentários