X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Jovens vão parar em hospitais após acidentes em treinos

Pessoas que querem levantar mais peso do que suportam e não têm condicionamento físico para o exercício são as mais afetadas

foto autor
Camila Lima, do jornal A Tribuna
24/02/2023 - 13:23

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jovens vão parar em hospitais após acidentes em treinos
Pessoas que querem levantar mais peso do que suportam e não têm condicionamento físico para o exercício são as mais afetadas. |  Foto: Canva

Levantar barras, pular caixas, fazer flexões de braço e praticar exercícios similares ao de ginástica olímpica. Essas são algumas das modalidades praticadas em treino funcional. Entre esse tipo de treino, um dos que mais tem ganhado adeptos é o crossfit. 

Especialistas afirmam que, além de trazer benefícios físicos, ele também ajuda na socialização. Porém, por ser uma atividade de alta intensidade, há risco  de se machucar. Médicos já observam jovens indo parar em hospitais após sofrerem lesões durante o exercício.

O ortopedista Nilo Neto observa que há um aumento de pacientes  procurando os consultórios. 

“Isso ocorre por causa da popularização do esporte. Vemos mais gente praticando. As lesões em atletas de crossfit não são incomuns. Isso não é por conta do crossfit, mas pela característica das atividades físicas de alta intensidade e alta performance”.

O médico destaca que o mais comum entre os pacientes que se lesionam praticando o crossfit são os que estão iniciando na atividade, por não terem preparo muscular. 

O ortopedista e cirurgião de  ombro e cotovelo Bernardo Terra contou que também  recebe pacientes com lesões após treinos de alta intensidade,  e que há situações em que as lesões resultam em idas aos hospitais para cirurgias.

Ele destaca que, apesar de o crossfit trabalhar a resistência muscular e o equilíbrio articular, é preciso cautela e atenção.

“Ele requer muito equilíbrio e um bom condicionamento físico para ser praticado. Como qualquer atividade física, não devemos ir além do que nosso corpo suporta, porque pode provocar lesões”. 

O fisioterapeuta e osteopata Fabrício Castro frisa que já acompanhou em seu consultório mais problemas musculares, em decorrência dos treinos de alta intensidade. “Porém, já tivemos também caso de dores em joelho, coluna e ombros”.

O fisioterapeuta João Simoura, da ReabVix, pontua que, as principais lesões são causadas pelo aumento de repetição de exercícios ou pelo excesso de carga.

“O crossfit não é uma atividade ruim, mas assim, como qualquer outra, requer cuidados. Cada pessoa tem sua indicação. E como ele está em alta no momento,  aumentou o número de pessoas lesionadas”, ressalta.

Leia mais em:

Cão-robô, conhecido como CyberDog, vira "animal" de estimação

Tiro com arco: capixaba faz história e mira novas conquistas

“É preciso orientação na hora da aula”

Imagem ilustrativa da imagem Jovens vão parar em hospitais após acidentes em treinos
Lavínia Ribeiro Dias, de 25 anos, sofreu uma distensão muscular no ombro direito |  Foto: Leone Iglesias/AT

Foi durante uma aula experimental, de um treino de alta intensidade, que a assistente de farmácia Lavínia Ribeiro Dias, de 25 anos, sofreu uma distensão muscular no ombro direito, devido, possivelmente, a algum movimento errado no exercício e pela falta de preparo.

“Eu sempre fiz musculação, mas fui fazer uma aula experimental de crossfit e senti como se fosse um puxão no ombro. No outro dia, já estava inchado e não conseguia fazer movimentos por conta da dor”.

Ela conta que foi ao hospital, onde recebeu o diagnóstico e passou a fazer sessões de fisioterapia, orientada pelo  fisioterapeuta João Simoura. “A atividade é  boa, mas o aluno precisa prestar atenção e pedir auxílio do personal para realizar os exercícios”.

Postura e supervisão profissional diminuem riscos

Imagem ilustrativa da imagem Jovens vão parar em hospitais após acidentes em treinos
Fabrício Castro: fisioterapeuta. |  Foto: Divulgação

Uma unanimidade entre os especialistas entrevistados é como as atividades de alta intensidade, como crossfit, podem ser boas para o corpo. Mas, para evitar lesões, ter postura e supervisão profissional, além de avaliação médica, são fundamentais.

O crossfit é um esporte seguro, porém, se tiver uma boa avaliação e triagem do aluno. É preciso avaliar a idade, o condicionamento, a aptidão física e o histórico de saúde do aluno para tentar formar turmas mais homogêneas”,  destaca o fisioterapeuta Fabrício Castro. 

“O profissional deve acompanhar mais de perto, principalmente aqueles alunos que nunca praticaram atividade física. Caso contrário, o risco de lesão aumenta como em qualquer esporte”, alerta.

Segundo o  fisioterapeuta João Simoura, a recomendação é que, antes de iniciar a atividade, a pessoa passe por uma avaliação com ortopedista ou fisioterapeuta.

O ortopedista Bernardo Terra orienta que, quem pratica esse tipo de modalidade esportiva, não deve realizar movimentos a mais do que a articulação permite.

“Também  não deve exagerar no peso, principalmente quando estiver mais cansado. Muita vezes, as lesões ocorrem quando a pessoa está mais cansada”.

O ortopedista Nilo Neto lembra que modalidades, como crossfit, não são recomendadas para pessoas com ruptura do tendão ou artrose.


SAIBA MAIS 


Alerta para evitar lesões

Principais lesões 

As lesões mais comuns em atividades de alta intensidade, como crossfit, são relacionadas a joelhos,  ombros e costas, já que  a modalidade exige uma grande amplitude de movimento dessas regiões.

Fatores que levam à lesões

Entre as principais causas pelas quais os praticantes se machucam é tentar ultrapassar seus limites com muita velocidade e não respeitar o tempo de sua evolução na modalidade. Entre os iniciantes, a falta de preparo muscular é uma das causadoras de lesões.

Exercício é vilão?

Não. Especialistas destacam que o aumento de casos de lesões está diretamente ligado ao aumento de praticantes. Ressaltam que é  uma modalidade esportiva como qualquer outra. Comparando o número de lesões por mil horas de treino, por exemplo, o futebol acaba tendo mais lesões que o crossfit.

Cuidados

Os principais cuidados que os praticantes devem ter são  focar na técnica correta dos exercícios e somente depois ir aumentando a carga; ter uma nutrição e suplementação adequadas; estar descansado, já que a fadiga pode provocar lesões;  e realizar avaliação médica, com ortopedista, cardiologista e fisioterapeuta antes de iniciar a modalidade.

Fonte: Especialistas consultados e pesquisa AT.

Ícone tags Tags Crossfit Exercícios Físicos Levantamento de Peso Musculação
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM