Jovens fazem intercâmbio e se encantam com o Espírito Santo
Estudantes de ensino médio dos Estados Unidos tiveram a chance de conhecer pontos turísticos durante intercâmbio
Escute essa reportagem

Vinte e dois estudantes do ensino médio dos Estados Unidos estiveram no Espírito Santo participando de uma imersão cultural e educacional, quando puderam conhecer o Estado e se encantar por suas belezas.
O grupo, integrado por alunos que são destaques acadêmicos e de liderança em suas comunidades, faz parte do programa Jovens Embaixadores, uma ação do Departamento de Estado dos EUA implementada pela organização global World Learning, em parceria com o AFS.
Letícia Kirchmayer, presidente do AFS Vitória, comentou que os adolescentes estão desenvolvendo projetos sociais em seu país, e vieram ao Estado para uma experiência intercultural, onde têm a possibilidade de observar situações que podem agregar em suas ideias.
“Eles precisam apresentar um rascunho do projeto, ao final do programa, para a embaixada dos Estados Unidos, e continuam trabalhando no desenvolvimento dessas ideias nos EUA até o final do ano”, explicou.
Neste ano, o programa Jovens Embaixadores procurou trabalhar com os temas liderança jovem, empreendedorismo e engajamento cívico. Com isso, os participantes fizeram visitas a escolas, para conhecer a realidade escolar; workshop de empreendedorismo com empresários; e visitaram pontos turísticos.
Eles foram ao Museu da Garoto, Convento da Penha, Prainha, Praça do Papa e Barra do Jucu, onde tiveram experiência com o congo. “Todos estão em famílias hospedeiras e, no final de semana, passearam com elas. Alguns foram para Guarapari, outros para Pedra Azul”.
Houve também passeios de cunho ambiental, onde os jovens conheceram o projeto Baleia Jubarte e o Projeto Caiman, e com cunho social, em que visitaram a Fundação Beneficente Praia do Canto, tendo uma vivência com as crianças atendidas na instituição.
Morador do Alabama, Landon Grove, de 17 anos, contou que teve uma ótima experiência nos dias que esteve no Estado.
“Viajei com minha host family para Pedra Azul e tive a oportunidade de ver o lagarto na montanha e lindas cerejeiras”.
Mia Clemons, também de 17, da Pensilvânia, se encantou com o Convento da Penha e só teve elogios à sua estadia. “Estou mais que agradecida ao incrível time do AFS e aos lindos brasileiros que nos receberam de braços abertos. Amei a comida, a cultura e, o mais importante, as pessoas. A minha host family foi perfeita!”.
Impacto

“A experiência intercultural, seja indo para outro lugar ou recebendo um estudante na sua casa, é impactante. Realmente você vê que o mundo não é tão grande quanto parece. As fronteiras são ultrapassáveis.
A gente acredita muito no AFS. O nosso propósito é que a paz mundial seja alcançável por meio do contato entre as culturas. Apesar de sermos diferentes, somos iguais. Cada um com sua particularidade e com sua maneira”.
Letícia Kirchmayer, presidente do AFS Vitória
Cenas dos passeios

Grupo de jovens fez um passeio no Farol de Santa Luzia, localizado em Vila Velha.

Passeio no Projeto Caiman, centro de educação ambiental e pesquisa para conservação do jacaré-do-papo-amarelo.

Os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer a história dos chocolates da fábrica da Garoto durante visita ao museu, localizado em Vila Velha.

Na capital, um local visitado pelos jovens foi o Palácio Anchieta, uma das mais antigas sedes de governo do Brasil, com uma história rica e multifacetada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários