X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Inteligência artificial flagra carro roubado em 2014

Novo sistema do Detran-ES, que busca informações da central do veículo, identificou a fraude durante realização de vistoria


Imagem ilustrativa da imagem Inteligência artificial flagra carro roubado em 2014
Policiais apreendem o veículo após ser detectado durante vistoria do Detran que se tratava de um carro roubado |  Foto: Roberta Bourguignon

Um veículo modelo Gol, roubado em 2014, e que já havia passado por outras vistorias, foi enfim encontrado na cidade de Guarapari, graças ao novo sistema de inteligência artificial do Detran-ES, que começou a funcionar há algumas semanas. Foi o primeiro carro encontrado no Espírito Santo, em flagrante, durante uma vistoria.

A mulher, uma faxineira, de 42 anos, adquiriu o carro pelo valor de R$ 5 mil, sem funcionar, porque o motor teria pifado. E foi durante a vistoria para legalizar o veículo que ela também foi surpreendida ao saber que o carro seria roubado.

“Eu jamais imaginei que o carro seria roubado. Comprei há quase um mês com o motor batido, consegui consertar com a ajuda do meu filho, e vim fazer a vistoria para passar para o meu nome”, disse ela.

O vistoriador autorizado do Detran, Leonardo de Oliveira, explica que pelo dispositivo OBD, que busca informações da central do veículo, identificou a fraude.

“Todo veículo possui um chassi de compra e, quando conectamos o aparelho OBD no carro, identificamos que o chassi escrito no documento e no veículo não era o mesmo número da compra”, disse.

O diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, esclarece que o novo sistema, que dispõe inclusive de inteligência artificial, é mais eficaz, e o órgão está recebendo várias irregularidades e evitando possíveis fraudes.

“Como estamos apenas no início, acreditamos que a evolução para o novo sistema trará cada vez mais proteção à sociedade”, disse o diretor do Detran-ES.

“O novo sistema identificou em Guarapari, que na base de dados constava o veículo como restrição de furto e roubo, e ocorre que o mesmo veículo conseguiu ter vistoria aprovada no sistema anterior em 2021, e uma perícia da Polícia Civil deve elucidar completamento o caso”, completa Givaldo.

A Polícia Militar apreendeu o veículo, além de encaminhar os envolvidos para a Polícia Civil. A mulher foi ouvida e liberada. O caso segue em investigação.

SAIBA MAIS

> Com a tecnologia, ao realizar a vistoria em uma empresa credenciada, as imagens do veículo são enviadas via sistema.

> As informações são checadas por meio da Inteligência Artificial para verificar se itens como chassi, número do motor, marca, modelo e cor do veículo, hodômetro e placas estão em conformidade.  

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: