X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Inscrições para mil bolsas em faculdades

Oportunidades para o processo seletivo vão começar na 2ª feira e há chances em 54 cursos superiores em 15 cidades do Estado


Imagem ilustrativa da imagem Inscrições para mil bolsas em faculdades
Oportunidades para o processo seletivo vão começar na 2ª feira. |  Foto: Canva

O sonho de fazer um curso superior de graça pode estar mais próximo. A partir de segunda-feira, será possível se inscrever para concorrer a vagas em faculdades e universidades privadas de todo o Estado. Ao todo, são mil bolsas integrais em 15 cidades.    

As vagas são ofertadas pelo programa Nossa Bolsa, em  54 cursos de diversas áreas profissionais, como Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Engenharias e Publicidade e Propaganda.

A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2018 e 2022. O interessado poderá escolher qual edição deseja utilizar para o processo seletivo.

O candidato precisa pertencer a um grupo familiar com renda per capita de até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.302, por pessoa, entre outros critérios.

Leia mais em:

Empreendedor e campeão em Olimpíada de Matemática

ES investiga 100 denúncias de venda de diplomas para concursos

Imagem ilustrativa da imagem Inscrições para mil bolsas em faculdades
Denio Rebello Arantes revelou que haverá uma vaga para Medicina. |  Foto: Tiago Melo/AT

Pela primeira vez, há uma vaga em um curso de Medicina. O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello Arantes, comemora a conquista e afirma que há negociações para ampliar o número de vagas no curso, futuramente.

“É uma conquista muito importante do ponto de vista social, já que o acesso ao curso de Medicina para uma família de baixa renda é algo extraordinário. Pode ser que no futuro consigamos uma melhor oferta (para bolsas em Medicina). Estamos em negociação”, conta.

Aos 25 anos, a estudante Patrícia de Jesus Gomes realiza seu sonho: estudar Engenharia de Produção. Ela é contemplada por uma bolsa integral do programa na Faculdade Estácio de Sá de Vitória (FESV) e já está no terceiro período da graduação.

“A bolsa é muito importante e significativa para mim. Sou a primeira pessoa da família que não vai precisar pagar pela faculdade. Com a graduação, amplio minhas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”.


SAIBA MAIS


Nossa Bolsa 2023

O processo seletivo do Nossa Bolsa 2023 oferta 1.000 bolsas integrais em 54 cursos de diversas áreas profissionais, como Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Engenharias e Publicidade e Propaganda.

São, ao todo, 33 instituições participantes, com vagas em 15 municípios em todas as regiões do Estado. 

A novidade desta edição é que uma das bolsas é para o curso de Medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). 

Quem pode participar?

Quem cursou todo o ensino médio em alguma escola pública do Estado.

Quem cursou todo o ensino médio em alguma instituição privada do Estado, na condição de bolsista integral.

Quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, ambas do Estado, na condição de bolsista integral.

Quem realizou curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET).

Quem cursou o ensino médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo serão efetuadas pela internet, por meio da página www.nossabolsa.es.gov.br, no período de 23 de janeiro de 2023, às 9h, até 14 de fevereiro de 2023, às 23h59.

Para se inscrever, o candidato precisa ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2018 e 2022. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.

O candidato precisa, ainda, pertencer a um grupo familiar com renda per capita de até um salário mínimo.

É necessário ter atingido a média global de 450 pontos nas provas objetivas e Redação. A nota mínima exigida para a Redação é de 400 pontos. 

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa ou que já tenham concluído qualquer curso de graduação.

Seleção

O processo seletivo prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente. 

Na inscrição, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O processo seletivo será dividido em duas chamadas regulares e, depois, a formação de lista de espera. 

A primeira chamada, com a lista de candidatos pré-selecionados para a comprovação de documentos, será no dia 17 de fevereiro.  A entrega de documentos e a matrícula na faculdade serão entre os dias 23 de fevereiro a 2 de março.

Já a segunda chamada, com a lista de candidatos pré-selecionados para a comprovação de documentos, será no dia 6 de março. A entrega de documentos e a matrícula serão entre os dias 7 a 14 de março.

Lista de espera

Os candidatos não selecionados pelas chamadas regulares do Nossa Bolsa podem participar da manifestação de interesse para a lista de espera. Enquanto houver vagas remanescentes, os candidatos serão convocados a apresentar a documentação exigida, de acordo com a ordem de classificação pela nota obtida na edição do Enem escolhida. 

Instituições

Alegre: Fafia.

Aracruz: FAACZ.

Cachoeiro do Itapemirim: São Camilo e Multivix.

Cariacica: Multivix, Pio XII-1, 2 e 3, Faesa Campus III (Unicape).

Colatina: Unesc. 

Guarapari: Pitágoras.

Linhares: Pitágoras.

Nova Venécia: Multivix.

Santa Teresa: ESFA.

São Gabriel da Palha: Funife.

São Mateus: Centro Universitário do Vale do Cricaré e Multivix.

Serra: Fabra, Faserra, UCL e Unesc. 

Venda Nova do Imigrante: Faveni. 

Vila Velha: Estácio de Sá, Faesa Campus I e II, FDV, Fucape, Multivix e Unisales.

Vitória: Emescam.

Informações

O candidato pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected], pelo número de WhatsApp (27) 99824- 6168 ou pelo site fapes.es.gov.br/nossabolsa

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: