Infrações de trânsito: mais de 10 mil motoristas multados em blitze do verão
Licenciamento vencido, embriaguez ao volante, recusa ao bafômetro e dirigir sem carteira de habilitação estão entre as principais infrações
Com reforço na fiscalização, mais de 10 mil motoristas foram multados somente no mês de dezembro. As principais infrações flagradas nas blitze de verão incluem embriaguez ao volante, recusa ao bafômetro, licenciamento vencido e dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os dados são do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que atua na Grande Vitória e, nesse período, também reforça ações em cidades do litoral do Estado.
Em relação ao verão anterior, o levantamento aponta que houve uma redução nas autuações. Foram 11.363 autos de infração em dezembro de 2024 contra 10.118 em dezembro de 2025.
Segundo o chefe da Comunicação Social do Batalhão, tenente Lucas Lourenço, as ações que vêm sendo realizadas neste verão têm sido maiores e integradas com outros órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Por serem operações mais complexas, elas acontecem em menor número.
Ao todo, cerca de 60 operações foram realizadas em dezembro de 2025, número ainda em consolidação. Em dezembro de 2024, foram 72 ações de fiscalização.
Ele destacou que as irregularidades mais recorrentes se repetiram nos dois períodos: embriaguez e recusa ao teste do etilômetro (bafômetro), direção sem habilitação e veículos não licenciados.
Além das infrações administrativas, parte dos flagrantes resultou também em detenção. Dezesseis pessoas foram conduzidas a delegacias em dezembro — por embriaguez, tentativa de homicídio contra agentes de trânsito, tráfico de drogas ou porte ilegal de arma. “Houve ainda recuperação de veículo roubado”.
Segundo o tenente Lourenço, as operações seguem ao longo do verão, com efetivo reforçado até março. “Estamos realizando ações praticamente todos os dias, podendo ocorrer em mais de um ponto simultaneamente”, disse.
Ele destaca que a recusa ao bafômetro continua sendo maioria nos flagrantes relacionados a álcool. “A chegada do verão e o aumento da circulação nas praias intensificam condutas de risco no trânsito, especialmente associadas ao consumo de bebida alcoólica”.
O consultor em segurança viária Anthony Moraes Costa enfatizou que a obediência às normas de trânsito vale para o ano inteiro. “No entanto, o verão é um período em que precisamos ter atenção redobrada no respeito à velocidade da via, à condução segura, sem ingestão de álcool, e aos demais usuários das vias públicas”.
Scanners vão reforçar operações até fevereiro
Além do aumento na fiscalização da polícia, as blitze de verão também terão reforço dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) que passam a atuar em escala especial – a Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).
Os agentes ainda terão novas tecnologias capazes de identificar veículos clonados, roubados ou com chassi adulterado.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato, a partir desta semana, os scanners eletrônicos e equipamentos móveis de raio X serão utilizados de forma mais constante em fiscalizações.
Jederson Lobato explicou que o scanner permite a leitura do módulo eletrônico do veículo e identifica, em poucos minutos, se peças e componentes são compatíveis.
Já o raio X confirma adulterações na gravação do chassi, inclusive, quando o veículo não apresenta sinais visíveis.
Saiba mais
Blitze
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) está com reforços nas operações de fiscalização de trânsito, principalmente na Grande Vitória e em alguns municípios do litoral capixaba durante o verão.
Somente em dezembro, mais de 10 mil condutores foram flagrados durante as operações.
Operações realizadas
Dezembro de 2024: 72 operações de fiscalização
Dezembro de 2025: cerca de 60 operações (ainda sendo consolidado)
Pessoas detidas
Dezembro de 2024: 28
Dezembro de 2025: 16
Motivos
Embriaguez ao volante, tentativa de homicídio contra o agente, tráfico de drogas e porte de arma.
Principais infrações constatadas durante blitze
Embriaguez e recusa ao teste do etilômetro
Tanto quem é autuado pela embriaguez ao volante quanto quem se recusa a fazer o teste comete infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Sem habilitação
A infração é gravíssima, com multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
Veículos não licenciados
Infração gravíssima, com multa e apreensão do veículo.
Motoristas multados
11.363 autos de infração foram confeccionados em dezembro de 2024.
10.118 autos de infração foram em dezembro de 2025.
Operações e prisões
764 operações foram realizadas na Grande Vitória no ano passado e 60.925 autos de infração confeccionados.
230 pessoas foram detidas durante as abordagens.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários