Prédio abandonado na Avenida Beira Mar será nova sede do Diário Oficial
Antigo espaço do Ibama, em Bento Ferreira, será reformado para dar lugar à Imprensa Oficial. Inauguração está prevista para julho
O prédio onde funcionava o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que permaneceu por anos sem uso e abandonado, na avenida Beira-Mar, em Vitória, será a nova sede da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES).
A construção vai passar por obras de revitalização e modernização. A previsão é de que a nova sede seja inaugurada em julho deste ano.
De acordo com Sandra Shirley de Almeida, diretora-geral do Departamento de Imprensa Oficial do Estado (DIO-ES), o edifício, que fica no bairro Bento Ferreira, estava abandonado e representava um perigo para a sociedade.
“Pessoas em situação de rua entraram, quebraram tudo e invadiram, inclusive casas vizinhas, passando por dentro do prédio”.
Atualmente, a Imprensa Oficial funciona na Reta da Penha. “Sabendo dessa situação e também da nossa necessidade de um espaço maior, fomos atrás junto ao governo federal. Conseguimos uma cessão por 30 anos, com possibilidade de renovação por mais 30”.
Sandra brinca dizendo que a Imprensa Oficial é a voz do governador. “Tudo o que o governo faz precisa ser, primeiramente, divulgado na Imprensa Oficial, que é o Diário Oficial. Todos os dias nós fazemos um jornal que entra no ar à meia-noite, com toda a movimentação do governo: licitações, editais de compras e vendas, nomeação e exoneração de servidores, planejamento das secretarias. Tudo tem que sair antes no Diário Oficial”.
Com custo estimado em R$ 3,7 milhões, as obras vão incluir um museu interativo dedicado à história do Diário Oficial. O espaço tem como objetivo preservar a memória institucional. “Nós temos 136 anos de existência e somos os guardiões da história deste Estado.”
Além disso, o acervo já existente também ganhará um espaço especial. “Temos o desejo de digitalizar o acervo. No novo prédio, teremos uma espécie de biblioteca, dedicada a esse material.”
O edifício será compartilhado com o Instituto Jones dos Santos Neves, que utilizará duas salas voltadas a estudos e pesquisas.
Saiba mais
Imprensa Oficial
O Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO) é responsável pela publicação oficial de todos os atos do governo do Estado.
O órgão publica todos os dias o Diário Oficial, com atualização à meia-noite. Entre os conteúdos divulgados estão licitações, editais, nomeações, exonerações e decisões administrativas.
Localização
Atualmente, a Imprensa Oficial funciona no Edifício West Center, na Reta da Penha, em Vitória.
Com a mudança, a nova sede será na avenida Beira-Mar, em Vitória.
Prédio abandonado
A nova sede do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO) funcionará no antigo prédio federal do Ibama.
O imóvel estava abandonado e representava risco à segurança da população.
A ocupação do prédio ocorreu por meio de cessão do governo federal ao Estado.
A cessão tem prazo de 30 anos, com possibilidade de renovação por mais 30.
Prazo
A previsão para a conclusão das obras de manutenção, modernização e adequação do prédio é julho deste ano.
O investimento previsto é de R$ 3,7 milhões.
Museu
Além das instalações administrativas, o novo prédio contará com um museu interativo dedicado à história do Diário Oficial do Estado
O espaço será no térreo do prédio e terá como objetivo aproximar a sociedade da Imprensa Oficial.
A instituição, que possui 136 anos de história, é considerada guardiã da memória administrativa do Estado.
O acervo que será exposto inclui máquinas históricas de impressão do Diário Oficial.
A expectativa é para que, com a inauguração, parcerias com escolas e universidades sejam firmadas para visitas ao local e ações educativas.
Estudos e pesquisas
O Instituto Jones dos Santos Neves utilizará parte do espaço do edifício, onde implantará duas salas destinadas a estudos e pesquisas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários