Hotéis lotados para competição mundial de voo livre no ES
Pelo menos 250 pilotos de 40 países disputam provas em Castelo até o próximo dia 25, movimentando também a economia da cidade
Escute essa reportagem
Cerca de 250 pilotos de 40 países estarão participando de competições de voo livre em Castelo, no Sul do Estado, até o próximo dia 25.
Com a realização dos eventos, os hotéis da cidade estão lotados. Diante da grande procura por quartos, turistas e atletas estão alugando casas até em municípios vizinhos.
Outros lugares que estão movimentados são os bares e restaurantes da cidade. De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Castelo, somente no último fim de semana, o movimento nesses estabelecimentos aumentou cerca de 40%.
Segundo a Associação Capixaba de Voo Livre (ACVL), organizadora do evento, são três competições. Entre dos dias 4 e 5 aconteceu o Campeonato Estadual. Hoje ocorre o Campeonato Britânico de Parapente, e entre os dias 18 e 25, a 1ª etapa da Copa do Mundo de Parapente, na Rampa de Ubá, a 27 quilômetros do Centro.
A copa do mundo terá a participação de 21 brasileiros, entre eles o capixaba favorito ao título e atleta 12 vezes campeão brasileiro da modalidade Frank Brown, de 52 anos.
Leia mais:
Paraquedista americana morre ao saltar com “asa de morcego” em Castelo
Líderes se organizam para criar mais atrações no ES
“Os pilotos estão animados e estão na cidade em busca do título. Aqueles que tiverem melhor pontuação irão concorrer à vaga na superfinal, que também será sediada em terras capixabas no ano de 2024”, disse ele.
Ele ressaltou também o diferencial de Castelo. “As condições climáticas em Castelo são excelentes e proporcionam bons e longos voos, além da espetacular paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do voo livre e a infraestrutura para o esporte é total. As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo”, observou.
Frank, que também é um dos organizadores do evento, explicou que as competições movimentarão a economia da cidade. “Estamos trazendo cerca de 250 atletas que vão passar praticamente um mês em terras capixabas. Além do esporte, as competições fomentam o turismo e a economia”.
A empresária Mariana Sechin afirmou que percebeu que a cidade está lotada. Ela também falou que os moradores começaram criar hospedagens alternativas.
Leia mais:
Belezas e novos roteiros de lazer em 10 regiões turísticas do ES
Comentários