X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hospital Infantil de Vitória faz 90 anos com histórias de cura

Pacientes que fizeram tratamento no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória falam sobre superação


Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil de Vitória faz 90 anos com histórias de cura
Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória vai ganhar um novo ambulatório com 23 leitos para especialidades médicas e programas de saúde |  Foto: Divulgação / SESA

Com uma história que atravessa a vida de milhares de crianças, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), conhecido como “Hospital Infantil”, completa hoje 90 anos. Referência em alta complexidade pediátrica, o hospital é protagonista de histórias de superação, de curas e de sorrisos. 

Entre as grandes histórias da unidade hospitalar, localizada em Santa Lúcia, Vitória, está a superação da estudante de Fisioterapia Leticia Gotardo, de 20 anos. 

Diagnosticada com leucemia linfocítica aguda aos 12 anos, a universitária conseguiu a cura para a doença ao realizar o tratamento no Hospital Infantil. 

Neste aniversário de 90 anos do hospital, ela expressa a gratidão pela excelência do tratamento da unidade e diz que a experiência de vencer a leucemia linfocítica aguda, embora dolorosa, determinou caminhos de sua vida e permitiu que ela recuperasse a alegria de viver. 

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil de Vitória faz 90 anos com histórias de cura
Leticia Gotardo fez tratamento para leucemia linfocítica aos 12 anos |  Foto: Acervo Pessoal

 “O tratamento oncológico me deixou muitas marcas, como a osteonecrose em alguns ossos. Por esse motivo, precisei fazer muitas sessões de fisioterapia e foi aí que eu me apaixonei pela profissão. Sou muito grata por todo o atendimento que recebi no Hospital Infantil”, conta. 

 Já a professora de Engenharia Química Núria Gonçalves, de 37 anos, foi diagnosticada, aos 14 anos, com osteossarcoma grau 3, um tipo de câncer ósseo. 

Após quatro anos de tratamento, que incluiu cirurgias e quimioterapia, ela venceu a doença e, hoje, diz que o tratamento no hospital foi decisivo em sua vida.

 “O tratamento salvou a minha vida e contribuiu para o meu crescimento como indivíduo. Lembro do primeiro Natal que passei internada. Toda a equipe fez de tudo para me alegrar,  para tornar o momento especial e para esquecermos um pouco que estávamos em um hospital”. 

 O diretor-presidente do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, Clio Zanella Venturim, comemora a revitalização e a expansão da unidade. 

Como parte dos festejos dos 90 anos, haverá a inauguração de um novo ambulatório no mês de setembro, com 23 leitos para atendimento nas especialidades médicas e programas de saúde, conta o diretor-presidente. 

 “Somos um hospital de alta complexidade, com uma equipe técnica de alta qualidade, e buscamos as melhores condições de atendimento para as patologias mais complexas. Temos pacientes de todo o Estado e até mesmo de Minas Gerais, da Bahia e do Rio de Janeiro. É motivo de alegria ver a expansão do hospital”.

Saiba mais

História

- O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) completa 90 anos hoje. Com 205 leitos, sendo 155 de enfermaria, 15 de semi-intensivo e 25 de UTIPs (UTIs pediátricas), além de 20 hospital/dia, a unidade hospitalar é referência em alta complexidade pediátrica. 

- Especialidades como cirurgia pediátrica, oftalmologia, oncologia, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, cirurgia torácica não oncológica, cirurgia vascular, urologia e cirurgia plástica em queimados estão entre alguns dos atendimentos do hospital.

- Como parte dos festejos dos 90 anos, haverá a inauguração de um novo ambulatório, no mês de setembro, com 23 leitos para atendimento nas especialidades médicas e programas de saúde.

Vagas

- Uma inovação no Hospital Infantil de Vitória é a ampliação do atendimento em neuropediatria, a partir deste ano. Por mês, são feitos cerca de 900 atendimentos em neuropediatria. 

- Para o mês que vem, há a expectativa de que o número chegue a 1.200 atendimentos. Cerca de 30% deles funcionam na modalidade de teleconsulta.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: