Homem-Melancia pede doação de alimentos
Ideia é chamar atenção para projeto social
Escute essa reportagem
Por onde passou, o “Homem-Melancia”, como foi batizado, chamou a atenção e causou curiosidade. O autônomo Paulo Roberto Moreira, de 38 anos, colocou uma melancia na cabeça, se pintou de verde e caminhou pelas ruas de Vila Velha. Ele queria chamar atenção e chamou.
A intenção era fazer com que mais pessoas conhecessem o projeto social Almoço Solidário, que atende cerca de 1.500 pessoas carentes e em situação de rua toda semana, de segunda a sábado. A ação é feita com a esposa Kamila Ferreira, 22, e alguns voluntários.
Além do almoço, o projeto oferece café da manhã e jantar. “Minha esposa faz a comida lá em casa. Todo dia, sete voluntários aparecem para ajudar no preparo. A gente coloca a comida nas marmitas e leva para uma barraca, que fica no muro do INSS, em Vila Velha”.
Além dos alimentos, o projeto Almoço Solidário também doa kits de higiene, medicamentos e até ajuda na recolocação no mercado de trabalho. “Eu pessoalmente peço a vaga para os donos das empresas, explico sobre o projeto social, levo a pessoa e tento fazer essa ponte. Nós também ajudamos quem precisa se aposentar, que as vezes nem sabe que tem direito”.
O projeto surgiu há três anos e meio, durante a pandemia da covid-19, quando Paulo viu uma família comendo alimentos do lixo.
Paulo conta que, na época, tinha um restaurante e decidiu fazer um dia de almoço solidário. Ele gravou um vídeo que acabou viralizando.
“Decidi fazer apenas um dia de almoço solidário, mas por causa de uma rede de solidariedade acabei recebendo muitas doações e o almoço solidário continua. Atualmente, as doações estão baixas, e para chamar atenção, em busca de mais doações, acabei tendo a ideia de colocar uma melancia na cabeça no último dia 11”.
Paulo conta que, além das pessoas em situação de rua, famílias inteiras em situação de vulnerabilidade social buscam o projeto. “A maioria que recorre ao projeto é realmente de família carente”.
Café da manhã, almoço e jantar
Projeto Almoço Solidário
O projeto oferece café da manhã, almoço e jantar, de segunda a sábado, para pessoas carentes ou em situação de rua.
Os alimentos são preparado por Paulo Roberto Moreira, de 38 anos, pela esposa Kamila Ferreira, 22 anos, e voluntários do projeto.
O Almoço solidário é distribuído na rua Doutor Annor da Silva, número 191, bairro Boa Vista II, no muro do INSS de Vila Velha.
História
A ideia surgiu há três anos e meio. O primeiro almoço solidário aconteceu no dia 23 de março de 2020 e não parou mais.
O projeto surgiu da sensibilização de Paulo, quando viu uma família se alimentando de comida do lixo.
Ele decidiu fazer um dia de almoço solidário no restaurante que comandava, mas o planejamento para um só dia acabou se tornando rotina.
Atualmente, ele e a esposa se dedicam exclusivamente ao projeto.
Doações
Quem quiser ajudar poderá doar:
- Quantias em dinheiro;
- Alimento;
- Produtos de higiene;
- Roupas;
- Cobertores;
- Cadeiras de rodas;
- Cadeiras de banho;
- Fraldas geriátricas;
- Muletas;
- Medicamentos na validade.
Voluntários
Quem quiser doar o tempo e a mão de obra para ajudar no preparo dos alimentos, será bem-vindo.
O casal Paulo e Kamila comanda tudo sozinho e qualquer ajuda é importante.
Instagram do projeto: @almocosolidario_vv.
Fonte: Projeto Almoço Solidário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários