X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aulas para aprender a falar em público

Nas escolas particulares do Estado, o novo ano letivo que se inicia nas próximas semanas também estará cheio de novidades para os estudantes


Imagem ilustrativa da imagem Aulas para aprender a falar em público
Mário Broetto, no teatro do colégio Leonardo da Vinci: escola vai oferecer a disciplina de Oratória. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Nas escolas particulares do Estado, o novo ano letivo que se inicia nas próximas semanas também estará cheio de novidades para os estudantes.

Entre elas, o desenvolvimento de uma habilidade essencial para a vida: a comunicação. 

Temido por muitos, o ato de falar em público é o requisito essencial em qualquer carreira profissional. Justamente por isso, virou disciplina: a Oratória.

“O objetivo é fazer com que o aluno tenha condição de se expressar bem, corretamente, de forma técnica, e que ele consiga levar a mensagem da forma mais eficaz possível”, explica o diretor-geral do Leonardo da Vinci, Mário Broetto.

Leia mais em:

Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas

Confira 15 cursos rápidos em alta para aumentar renda este ano

Além da disciplina de Oratória, outras novas matérias ou atividades que serão ofertadas aos alunos do ensino médio incluem Dramatização, Assembleia, Teatro e Mercado Financeiro. 

Além das habilidades individuais em sala de aula, as escolas também estão atentas ao mundo exterior.

No Centro Educacional Sonho Meu (Cesm), alunos do 6 ano do ensino fundamental até a 3 série do ensino médio vão aprender a lidar com uma ferramenta que eles já estão bem familiarizados: as mídias sociais.

“Muitos alunos não sabem lidar com o que é publicado, têm dúvidas se o conteúdo é verdadeiro, por exemplo. Entre eles, há circulação de vídeos que podem oferecer conteúdos perigosos”, pontuou a diretora-geral do Centro Educacional Edna Tavares.

A disciplina, chamada Gerenciamento de Mídias Sociais, conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segurança

O diretor Mário Broetto explica que no Colégio Leonardo da Vinci foi montado um Mapa de Risco, junto a uma empresa especializada em segurança, para verificar as medidas atuais e sugerir alterações, melhorias. 

“O mundo é dinâmico e, por isso, é preciso acrescentar novas medidas, estratégias e ferramentas de segurança”, contou.

No Cesm, o investimento, segundo a diretora Edna Tavares, foi na qualidade das câmeras, com som e mais nitidez, além de maior controle dos portões, que serão lacrados após a entrada dos alunos, deixando apenas uma entrada disponível e  com segurança 24 horas por dia.

Leia mais em:

Confira as profissões que mais vão ter vagas em concursos

Nota do Enem vai garantir vaga para 5.784 alunos


Novidades na rede particular


Salesiano

Início do ano letivo: Primeira semana de fevereiro, com exceção da educação infantil e do 1 ano do ensino fundamental de Jardim Camburi, Vitória, que retornam no dia 6 de fevereiro.

Novidades pedagógicas

Na unidade de Jardim Camburi, o segmento da educação infantil será implantado em um novo prédio, que vai atender  crianças de 2 a 5 anos de idade em  espaço  exclusivo.

A unidade vai ampliar o uso da plataforma de gameficação em ensino de Matemática (Matific), que passa a atender do 1 ao 5 ano do ensino fundamental. 

Árvore Livros: Biblioteca virtual que incentiva a literatura em todos os segmentos e dispensa o custo com livros paradidáticos. 

Também serão aprimorados o uso de aprendizagem por projetos e metodologias ativas, com o Salê HandsOn.

Segurança

As duas unidades contam com equipes de portaria 24 horas por dia, sete dias por semana e um diálogo constante e direto com a Polícia Militar, por meio  do Programa Escola Segura.

Para 2023, as equipes passarão por treinamentos para atividades específicas de segurança, como treinamento de portaria e de primeiros socorros.

Leonardo Da Vinci

Início do ano letivo: 1 de fevereiro para todos os alunos, exceto para os estudantes  do ensino infantil I, que iniciará no dia 2 de fevereiro.

Novidades pedagógicas

No Ensino fundamental I, as novidades são três, com a chegada de  novas disciplinas: Dramatização, Assembleia e Oratória.

No Ensino Fundamental II, serão ofertadas atividades de Teatro e Oratória.

No Novo ensino médio, serão duas novas disciplinas eletivas: Oratória, para a 1 série, e Mercado Financeiro, para a 2.

Segurança

A escola cumpre recomendações previstas em um Mapa de Risco construído por uma  empresa especializada.

Centro Educacional Up

Início do ano letivo: dia 30 deste mês para o ensino fundamental II e 1 e 2 séries do ensino médio; dia 31  para 3 série do ensino médio e dia 1 de fevereiro para o pré-vestibular.

Novidades pedagógicas

Em 2023, as novas disciplinas para os estudantes  da 1 e 2 séries do ensino médio incluem Fenômenos Naturais, Projeto de Vida e Pensador do Futuro. 

Aulas exclusivas da disciplina de Matemática (com questões do Enem) e produção de texto, além de matérias voltadas para o estudo da Cultura Pop (1 série) e Arte da Comunicação (2 série).

Segurança

Rígido controle de acesso à escola, por meio do uso de tecnologia, como catracas e câmeras em todos os espaços coletivos.

NEP

Início do ano letivo: no dia 1 de fevereiro. 

Novidades pedagógicas

Novidade fica por conta da disciplina Criatech - Oficina de Criatividade e Tecnologia para as turmas do 1 ao 3 ano do ensino fundamental I, além dos alunos do 6 e 7 ano do ensino fundamental II.

Na unidade da Praia da Costa, a novidade será a Cozinha Experimental.

Segurança

Escola conta com câmeras de monitoramento, catraca eletrônica e carteirinha para controle de acesso.

Centro Educacional Sonho Meu (Cesm)

Início do ano letivo:  2 de fevereiro para educação infantil e 7 de fevereiro para fundamental I e II, ensino médio e período integral.

Novidades pedagógicas

Em 2023, a novidade será a disciplina de Gerenciamento de Mídias Sociais para os alunos do 6 ano do ensino fundamental II até a 3 série do ensino médio.

Além disso, a escola ampliou a área verde e construiu uma piscina para recreação, que será também usada como espaço de convivência. 

Segurança

Ampliação da quantidade e da qualidade das câmeras de vídeo. Também há novas normas para entrada e saída de alunos e funcionários.

Marista

Início do ano letivo: no dia 30 deste mês.

Novidades pedagógicas

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), as disciplinas eletivas, ofertadas de modo on-line, serão ampliadas para oito opções neste ano. Cada aluno das turmas da 1 e 2 série do ensino médio poderá escolher entre quatro disciplinas diferentes, sendo possível cursar uma por semestre e até duas por ano.

Disciplinas eletivas disponíveis para a 1 série: Influenciadores e Estratégias de Marketing, Negócios Digitais, Criatividade e Roteiro, Produção e Direção de Vídeo para o Youtube. 

Para a 2 série: Introdução ao Mercado Financeiro e de Capitais, Sustentabilidade, Artes e Linguagens Visuais e Cultura Digital.

Segurança

Restruturação do serviço de segurança e vigilância, incluindo aumento do número de câmeras. Retorno das catracas. 

Fonte: Escolas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: