Circulação de dengue tipo 3 no ES já preocupa, diz secretário
Governador decretou no Estado situação de emergência e criou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses
Escute essa reportagem
O crescimento do número de casos de dengue em todo o País tem acendido o alerta para a circulação da dengue tipo 3, já observada em outros estados.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, falou ontem sobre a preocupação com o sorotipo.
“O Espírito Santo chegou a 24 mil casos notificados. Nossos vizinhos – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia – estão passando por situações semelhantes, mas com um diferencial: nos demais estados já se identificou vírus da dengue tipo 3”.
O secretário reforçou que no Espírito Santo, até o momento, estão em circulação, os tipos 1 e 2, os mesmos verificados em 2023.
“Quando temos a dengue, passamos a ter uma imunidade para esse tipo que pegamos. Então temos parte da população imune aos vírus em circulação. No entanto, com a possibilidade de circulação da dengue tipo 3, teremos que ter um cuidado ainda maior”.
Drones
Entre as ações voltadas para o combate à dengue, o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hekssandro Vassoler, destacou medidas que estão sendo pensadas. “Como 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, uma possibilidade que as prefeituras têm é usar os drones que enviamos a todas as defesas civis dos municípios. Eles podem servir para identificar áreas que podem ser criadouros.”
Comentários