Governo estuda uma nova concessão da Terceira Ponte
Governador disse que está em análise novo modelo, em parceria com a USP. A ciclovia, porém, continuará sem cobrança de pedágio
Escute essa reportagem
O governo do Estado vai apresentar nos próximos dias um novo modelo de concessão para a Terceira Ponte, que liga Vitória e Vila Velha.
Estudos estão sendo desenvolvidos para criar um novo modelo de concessão, já que o contrato com a Rodosol acaba em dezembro deste ano, de acordo com o governador Renato Casagrande.
“A fundação da USP (Universidade de São Paulo) contratada está acompanhando esses estudos e, em mais, alguns dias a gente vai ter uma modelagem que vai ser apresentada para a sociedade capixaba. Então nós estamos agora desenvolvendo, já desenvolvendo alternativas para que eu possa tomar a decisão”, enfatizou o governador.
Casagrande falou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa para a inauguração da Ciclovia da Vida e as obras da ponte. Ele disse ainda que o novo modelo de concessão será construído depois dos estudos que estão sendo desenvolvidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP junto com o governo do Estado.
“Vai ser concedido porque é bom para a sociedade capixaba. Agora a ponte tem ciclovia e exige uma operação delicada de muitos cuidados, além de acompanhamento técnico. Então, não é uma ponte como qualquer outra, além de operação, que tem assistência com guincho, auxílio ao usuário e não pode ficar sem esse atendimento ao usuário”, ressaltou.
O secretário de Estado da Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, garantiu ainda que, mesmo com a nova concessão, a ciclovia não terá pedágio. “Com o novo contrato, ela (a ciclovia) deve entrar como forma de monitoramento e de manutenção. Mas, não haverá cobrança”, pontuou.
Inauguração
Nem a chuva esfriou o evento de inauguração da Terceira Ponte, na manhã de domingo (27). Junto de várias autoridades e ciclistas, o governador abriu a Ciclovia da Vida com um pedalaço de Vitória a Vila Velha pela nova via para bikes e depois de volta a Vitória, mas pela ponte.
“Qualquer pessoa poderá usar com diversos objetivos. O primeiro é para gente pode reduzir e zerar o suicídio na Terceira Ponte; segundo é a pratica de atividade física; e terceiro é que também pode usar como ponto turístico porque a vista de lá é maravilhosa”, disse o governador durante o evento.
A ciclovia já está funcionando nos dois sentidos, das 5h30 às 22 horas.
SAIBA MAIS
> Ciclovia da Vida Detinha Son
A nova ciclovia que liga Vila Velha e Vitória recebeu o nome de “Ciclovia da Vida Detinha Son” em reconhecimento e homenagem a Deusdedet Alle Son, cicloativista e educadora ambiental que atuou nos movimentos sociais do Estado e participou da luta e construção da ciclivia.
> Cicloativista morreu
Após um acidente de bicicleta em Bento Ferreira, Vitória, Detinha entrou em coma e morreu no dia 1º de julho de 2016, sem ver as obras da sua luta ficarem prontas.
Detinha era mineira de Caratinga e se tornou uma figura relevante na popularização da bicicleta como meio de transporte, além de ter desempenhado um papel expressivo na luta das questões ambientais.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários