X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo estuda uma nova concessão da Terceira Ponte

Governador disse que está em análise novo modelo, em parceria com a USP. A ciclovia, porém, continuará sem cobrança de pedágio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo estuda uma nova concessão da Terceira Ponte
Ciclistas durante a inauguração da Ciclovia da Vida pararam para fotografar a paisagem, incluindo o Convento |  Foto: Leone Iglesias/AT

O governo do Estado vai apresentar nos próximos dias um novo modelo de concessão para a Terceira Ponte, que liga Vitória e Vila Velha.

Estudos estão sendo desenvolvidos para criar um novo modelo de concessão, já que o contrato com a Rodosol acaba em dezembro deste ano,  de acordo com o governador Renato Casagrande. 

 “A fundação da USP (Universidade de São Paulo) contratada está acompanhando esses estudos e, em mais, alguns dias a gente vai ter uma modelagem que vai ser apresentada para a sociedade capixaba. Então nós estamos agora desenvolvendo, já desenvolvendo alternativas para que eu possa tomar a decisão”, enfatizou o governador. 

 Casagrande falou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa para a inauguração da Ciclovia da Vida e as obras da ponte. Ele disse ainda que o novo modelo de concessão será construído depois dos estudos que  estão sendo desenvolvidos  pela  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP junto com o governo do Estado. 

“Vai ser concedido porque é bom para a sociedade capixaba. Agora a ponte tem ciclovia e  exige uma operação delicada de muitos cuidados, além de  acompanhamento técnico.  Então, não é uma ponte como qualquer outra, além de operação, que tem assistência com guincho, auxílio ao usuário e não pode ficar sem esse atendimento ao usuário”, ressaltou.

 O secretário de Estado da Mobilidade e Infraestrutura, Fábio  Damasceno, garantiu ainda que, mesmo com a nova concessão, a ciclovia não terá pedágio. “Com o novo contrato, ela  (a ciclovia) deve entrar como forma de monitoramento e de manutenção.  Mas,  não haverá cobrança”, pontuou. 

Inauguração

Nem a chuva esfriou o evento de inauguração da Terceira Ponte, na manhã de domingo (27). Junto de várias autoridades e ciclistas,  o governador abriu a Ciclovia da Vida com um pedalaço de  Vitória a Vila Velha pela nova via para bikes e depois de volta a Vitória, mas pela ponte. 

 “Qualquer pessoa poderá  usar  com diversos objetivos. O primeiro é para gente pode reduzir e zerar o suicídio na Terceira Ponte; segundo  é a pratica de  atividade física; e  terceiro é que também pode usar como ponto turístico porque a vista de lá é maravilhosa”, disse o governador  durante o evento.

 A ciclovia já está funcionando nos dois sentidos, das 5h30 às 22 horas.

SAIBA MAIS

> Ciclovia da Vida Detinha Son

A nova ciclovia que liga Vila Velha e Vitória recebeu o nome de “Ciclovia da Vida Detinha Son” em reconhecimento e homenagem a Deusdedet Alle Son, cicloativista e educadora ambiental que atuou  nos movimentos sociais do Estado e participou da luta e construção da ciclivia.

> Cicloativista morreu

 Após um acidente de bicicleta em Bento Ferreira, Vitória, Detinha entrou em coma e morreu no dia 1º de julho de 2016, sem ver as obras da sua luta ficarem prontas.

Detinha era mineira de Caratinga e se tornou uma figura relevante na popularização da bicicleta como meio de transporte, além de ter desempenhado um papel expressivo na luta das questões ambientais. 

Fonte: Governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: