Governo do Estado vai assumir a gestão da "Cinco Pontes"
Um projeto de revitalização será elaborado. Entre as intervenções, haverá melhoria da ciclovia e das calçadas

O governo do Estado vai assumir a gestão da ponte Florentino Avidos, conhecida popularmente como Cinco Pontes, em Vitória. O órgão que ficará responsável diretamente pela gestão da construção será a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
“A gestão será feita a partir de contratos de manutenção. Vamos elaborar um projeto de revitalização para a ponte”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“Já estivemos no local e colocamos uma proteção em um ponto de risco. A partir de agora, faremos o trabalho necessário para a recuperação e manutenção da construção”, completou.
A estrutura da ponte não apresenta dano físico. Entretanto, serão necessárias intervenções para melhorar a infraestrutura da ciclovia e das calçadas.
“Nossa primeira intervenção será melhorar a ciclovia e as calçadas. Estamos estudando fazer igual à Ciclovia da Vida. Instalar uma estrutura de metal embaixo, e concretar por cima, fazendo uma calçada contínua”, explicou.
A construção era alvo de impasse entre o governo do Estado e as prefeituras de Vitória e Vila Velha.
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo realizou questionamentos às prefeituras e ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), tentando localizar o órgão responsável pela ponte, com envio de ofícios entre junho e setembro deste ano.
No documento, consta que a auditoria verificou que “nenhum órgão público contatado se identificou como responsável pelas Cinco Pontes”.
“Em consequência, não se realizam as manutenções periódicas necessárias, conforme preconiza a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para garantir a segurança e conforto dos usuários”, destacou a auditoria.
O Tribunal declarou ainda, na auditoria, que ficou evidente que o governo do Estado e a Prefeitura de Vitória executaram obras e manutenção em geral da ponte.
Após constatação de que a construção foi realizada pelo governo do Estado, e que consta como tombada no Catálogo do Patrimônio Arquitetônico do Estado, o conselheiro relator do TCES, Sebastião Carlos Ranna de Macedo, decidiu notificar a Secretaria Estadual da Cultura para manifestação sobre a titularidade da ponte.
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informou, porém, que a responsabilidade de gestão ficará a cargo da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
Saiba Mais
Construção centenária
A Ponte Florentino Avidos foi construída entre os anos de 1924 e 1928, durante a gestão do governador de mesmo nome.
A estrutura foi construída para servir de ligação entre cais portuário e o continente.
A ponte tem cinco módulos de estrutura metálica, razão pela qual também ficou conhecida como Cinco Pontes.
As cinco pontes foram tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em abril de 1986.
Fique por dentro
Nova gestão
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) assume a gestão da Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes.
Contratos de manutenção
A gestão da construção será realizada por meio de contratos de manutenção, com elaboração de projeto de revitalização da ponte, informou o secretário Fábio Damasceno.
Ciclovias e calçadas
As primeiras intervenções da Semobi serão para melhorar as ciclovias e calçadas. Posteriormente, serão feitas pinturas pontuais.
Infraestrutura
Cinco módulos de aço corten, apoiados em blocos de concreto, compõem a infraestrutra da ponte.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários