Governo do ES vai auxiliar município de Muniz Freire contra impactos após chuvas
Município recebeu kits de ajuda humanitária, telhas e apoio técnico da Defesa Civil e Setades; mais de 500 famílias foram afetada
Em virtude das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última semana, o município de Muniz Freire sofreu danos estruturais e materiais em diversas localidades.
O Governo do Estado informou que segue prestando suporte ao município, com ações de amparo à população e acompanhamento direto das equipes que atuam na linha de frente.
Segundo o poder executivo estadual, a população vem recebendo assistência para a reorganização da cidade após os ventos fortes e a chuva de granizo que provocaram prejuízos, principalmente na zona rural.
A Defesa Civil Estadual e Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atuam de forma integrada na resposta à situação.
A Defesa Civil Estadual também auxilia a prefeitura na organização das ações emergenciais e no preenchimento dos documentos necessários para a solicitação de auxílio humanitário.
Até o momento, já foram distribuídos 350 kits dormitório, 100 cestas básicas, 100 kits de limpeza, 100 kits de higiene pessoal, além de cerca de duas mil telhas. Recursos adicionais também foram disponibilizados para a compra de mais materiais.
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) reforçou que está pronta para atender as famílias por meio do Cartão Reconstrução, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Nós estamos auxiliando o prefeito na reconstrução do município e vamos trabalhar junto com os empreendedores que foram fortemente atingidos pelas chuvas. O apoio necessário será garantido para recuperar estragos e amenizar perdas. Estamos com diversas frentes estruturadas pelas Secretarias e Órgãos do Governo do Estado para o desenvolvimento de ações por aqui”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Situação no município
O temporal causou grandes prejuízos em diversos pontos de Muniz Freire, inclusive na escola municipal que atende cerca de 900 alunos.
Alguns equipamentos públicos seguem interditados, como as sedes das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Defesa Civil. As rodovias estaduais e vias urbanas já foram liberadas, mas algumas estruturas ainda precisam de reparos.
Atualmente, o município contabiliza 181 pessoas desalojadas, três desabrigadas e cerca de 519 famílias afetadas. O número pode aumentar conforme avançam os atendimentos de saúde e assistência social nas áreas rurais de difícil acesso.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários