Governo do ES garante leito de UTI para médico capixaba que infartou no RS
Transferência de Walter José Roberte Borges, no entanto, depende de uma avaliação técnica
Escute essa reportagem
O Governo do Espírito Santo providenciou um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o médico anestesista capixaba Walter José Roberte Borges, de 50 anos, que sofreu um infarto no início da última semana em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa) para a reportagem da TV Tribuna/SBT.
Ainda de acordo com a secretaria, a transferência está em avaliação por equipes técnicas. A família do médico pede que ele seja trazido para o Estado assim que receber a autorização do hospital onde está internado na cidade gaúcha.
Procurada pela reportagem do Tribuna Notícias, a esposa de Walter, a dentista Daianny Ulhoa, afirmou que visita o médico três vezes por dia. Ela conta que, durante as visitas, reforça o amor que sente por ele e pede que ele resista pelas filhas do casal, de 8 e 12 anos de idade.
“Ele segue em ventilação mecânica e está em um hospital com nível secundário, onde não se dispõe de exames complementares para definir o prognóstico, mas o quadro atual é de uma parada cardíaca longa recuperada com encefalopatia anóxica”, afirmou Daianny.
Prefeito de cidade natal do médico se manifesta
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), se manifestou sobre o caso de Walter, que nasceu na cidade do Norte do Estado. Segundo ele, a prefeitura tem atuado juntamente com o Governo do Estado para que seja feita a transferência do anestesista capixaba para um hospital do Espírito Santo.
"Neste momento triste para a família do médico linharense Walter José Roberte Borges, que sofreu um infarto enquanto prestava serviço voluntário no Sul do país, a Prefeitura de Linhares tem concentrado esforços para tentar diminuir a dor dos familiares, como a intervenção, junto ao Governo do Estado, para que seja feita a transferência de Walter para um hospital do Espírito Santo o mais rápido possível. Estamos em oração pela vida do nosso irmão linharense, que nos honrou com seu ato de bravura e amor ao próximo.”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
Entenda
O médico anestesista, natural de Linhares, no Norte do Estado, mora em Vila Velha há, pelo menos, 8 anos, e viajou com um grupo de médicos devido ao aumento da demanda por profissionais da saúde provocado pelas inundações no estado gaúcho.
Ele sofreu um infarto na segunda-feira (20), e desde então está internado desde que sofreu o infarto, no dia 20, na Unidade de Terapia Intensiva em um hospital de Pelotas.
Comentários