Garoto de 11 anos tem rotina disciplinada para ser um campeão de surfe
Eric, de 11 anos, treina em média 3 horas todo dia, depois da escola, para vencer o estadual de surfe. E deseja conquistar o mundo
Escute essa reportagem
Aos 11 anos, o estudante Eric Grattz tem um objetivo bem definido para este ano: ser novamente campeão estadual de surfe. Apesar da pouca idade, ele já foi três vezes campeão estadual na categoria sub-12 (2019, 2020 e 2021), e no ano passado também foi campeão nas categorias sub-10 e sub-14.
Com muita disciplina e muito foco, Eric treina, em média, três horas por dia, depois da escola, para conquistar o título estadual.
Neste mês, o estudante disputou a primeira etapa das categorias sub- 12, sub-14 e sub-16, do Circuito Estadual de Surfe de Base, na Praia do Buraco, na Ponta da Fruta, em Vila Velha.
Eric conseguiu a terceira colocação na sub-12. Já nas subcategorias 14 e 16, o estudante conquistou o primeiro lugar. Agora se prepara para a segunda etapa das categorias, que será em Pontal do Ipiranga, Linhares, nos dias 23, 24 e 25.
De acordo com o pai do estudante, Michel Grattz, 39 anos, o circuito terá seis etapas: “O objetivo é que ao final do ano o Eric tenha conseguido manter uma regularidade nos resultados, mantendo-se entre os primeiros, para conseguir ser campeão estadual.”
E se depender da família de Eric, que mora em Vila Velha, apoio não vai faltar. Além do pai, que auxilia nos treinos do jovem surfista, a mãe, a fisioterapeuta Michele Côrrea, 41, é a responsável pelos treinamentos físicos de Eric, em seu estúdio de pilates.
“Temos um sonho de vê-lo no circuito mundial e ser campeão mundial, mas para isso ele precisa estar estudando e fazendo inglês, isso vai ajudá-lo com o surfe”, destaca Michel.
“O Eric é muito amigável, e a escola ajuda muito na sua socialização e também nos esportes. Além do surfe, ele também anda de skate, joga bola e beach tennis, e faz natação”, conta o pai.
A paixão pelo esporte passou de pai para filho: “Eu era atleta profissional, e quando Eric tinha 4 anos comecei a levá-lo para a praia e incentivá-lo a surfar. E com 7 anos ele começou a competir.”
E o incentivo do pai tem sido a motivação do pequeno atleta. “Além do meu pai, tenho meus ídolos no surfe: Krystian Kymerson, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. Gosto muito deles”, afirma Eric.
Conquistar mais um título estadual é apenas o início de um sonho, já que o objetivo mesmo de Eric é conquistar o mundo:
“Quero ser campeão mundial e viajar o mundo todo.”
Leia mais
Sinal de alerta para casos de queimaduras em casa
Mais de 2 mil multados no ES por não usar cinto de segurança
Veja a lista com mais de mil suplentes convocados para tirar CNH de graça no ES
Comentários