X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Frio faz alunos “sumirem” das academias

Especialistas reforçam, porém, que o maior benefício da atividade física está na frequência. Por isso, é importante manter a rotina


Imagem ilustrativa da imagem Frio faz alunos “sumirem” das academias
O treinador Lucas Zucoloto com a aluna Fabrícia Scampini, que, apesar do frio, tenta manter a rotina de exercícios |  Foto: Leone Iglesias/AT

Todos os anos é a mesma coisa: o inverno chega e as academias começam a ter mais faltosos ou até o “sumiço” de alguns alunos. 

Segundo profissionais da área de Educação Física, apesar de muitas pessoas correrem das aulas nos dias e meses de frio, “vencer” as temperaturas mais baixas é importante para saúde e bem-estar.

Leia mais sobre Cidades aqui

O mestre em Educação Física e coordenador da Academia Anatomia Mauro Guerra explicou que a queda na frequência dos alunos nesse período acontece todo ano, por razões multifatoriais. 

Uma das situações, segundo ele, é dos alunos que treinam muito cedo. “Para o aluno que se exercita às 6h, por exemplo, o frio faz com que ele queira ficar mais na cama. Ele falta uma vez,  duas, desiste e deixa para retornar em outro mês”.

As férias de julho, em que muitos pais estão com crianças em casa, ou a chuva também estão na lista. “Quem se exercita outdoor (ao ar livre), como futebol, corrida ou tênis, acaba desanimando”.

Ele reforçou, no entanto, que o maior benefício da atividade física está na constância, com a frequência, por isso é importante manter a rotina.

O profissional de Educação Física Christian Rosa confirmou que realmente o frio “espanta” muita gente. “A tendência no inverno é um aumento natural de consumo de calorias. Obviamente para contrabalancear isso temos que manter atividades físicas em dia.”

Ele enfatizou que no frio o corpo acaba consumindo mais calorias para manter a temperatura corporal estável. “Isso provoca um efeito turbo nos treinos.”

Para Christian, é preciso estar atento à hidratação nesse período, já que a temperatura acaba inibindo a vontade de beber água. 

O treinador técnico do Crossfit Citius Lucas Zucoloto ressaltou que o frio dá uma desanimada nessa época, principalmente para as pessoas que treinam mais cedo. 

Entre os prejuízos para os alunos que “chutam o balde” nessa época de inverno e retornam às atividades próximo ao verão é que ele não chega ao resultado que espera. “É um aluno que engorda, emagrece, e se frustra com a atividade física por não ver resultado”.

A empresária Fabrícia  Scampini, 37 anos, contou que há 10 anos faz atividades físicas regulares. Mesmo durante o inverno, ela revelou que não falta. “Com o  frio, fico com mais preguiça, mas  tento manter a rotina”.

Leia mais

Novo alerta para efeitos de redes sociais em crianças

Vantagens, descontos e novos prêmios para assinantes de A Tribuna


Benefícios dos exercícios no inverno

Deve-se manter a ingestão de líquidos

1 Maior gasto calórico 

No frio, o corpo acaba consumindo mais calorias para manter a temperatura corporal estável. Treinar em temperaturas mais baixas, então, faz com que a queima de caloria seja maior. 

2 Hidratação

Um cuidado que se deve ter nesta época para quem se exercita é manter a ingestão de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, principalmente porque o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Muitas pessoas acabam se descuidando da hidratação durante e após as atividades físicas, já que a temperatura acaba inibindo a vontade de beber água.

Os cuidados com a hidratação seguem as mesmas recomendações nas estações mais quentes.

3 Aquecimento

Outro cuidado nos dias mais frios é manter ou ainda reforçar o aquecimento nos  períodos de temperaturas mais baixas.  

O objetivo é  aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal, além de evitar lesões.

4 Rotina

Mesmo com a “preguiça” maior durante épocas mais frias, especialistas ressaltam a importância de manter uma rotina para alcançar os resultados desejados. 

O “começa e para” das atividades acaba prejudicando a visualização dos resultados e desanimando. 

Além disso, a tendência, na época de inverno, é que as pessoas tenham uma alimentação mais pesada, mais rica em gordura. Por isso, pode haver maior ganho de peso no período de inverno.

5 Roupas adequadas

É recomendada também a utilização de roupas adequadas durante esta época.

Dependo da intensidade do frio, recomenda-se camisas térmicas e casacos corta-vento em ambientes ao ar livre.

Fonte: Especialistas consultados.

Leia mais

Praia da Sereia perde único selo de Bandeira Azul do ES. Entenda

Veja a programação da Agenda Cultural neste final de semana no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: