Frio faz alunos “sumirem” das academias
Especialistas reforçam, porém, que o maior benefício da atividade física está na frequência. Por isso, é importante manter a rotina
Escute essa reportagem
Todos os anos é a mesma coisa: o inverno chega e as academias começam a ter mais faltosos ou até o “sumiço” de alguns alunos.
Segundo profissionais da área de Educação Física, apesar de muitas pessoas correrem das aulas nos dias e meses de frio, “vencer” as temperaturas mais baixas é importante para saúde e bem-estar.
O mestre em Educação Física e coordenador da Academia Anatomia Mauro Guerra explicou que a queda na frequência dos alunos nesse período acontece todo ano, por razões multifatoriais.
Uma das situações, segundo ele, é dos alunos que treinam muito cedo. “Para o aluno que se exercita às 6h, por exemplo, o frio faz com que ele queira ficar mais na cama. Ele falta uma vez, duas, desiste e deixa para retornar em outro mês”.
As férias de julho, em que muitos pais estão com crianças em casa, ou a chuva também estão na lista. “Quem se exercita outdoor (ao ar livre), como futebol, corrida ou tênis, acaba desanimando”.
Ele reforçou, no entanto, que o maior benefício da atividade física está na constância, com a frequência, por isso é importante manter a rotina.
O profissional de Educação Física Christian Rosa confirmou que realmente o frio “espanta” muita gente. “A tendência no inverno é um aumento natural de consumo de calorias. Obviamente para contrabalancear isso temos que manter atividades físicas em dia.”
Ele enfatizou que no frio o corpo acaba consumindo mais calorias para manter a temperatura corporal estável. “Isso provoca um efeito turbo nos treinos.”
Para Christian, é preciso estar atento à hidratação nesse período, já que a temperatura acaba inibindo a vontade de beber água.
O treinador técnico do Crossfit Citius Lucas Zucoloto ressaltou que o frio dá uma desanimada nessa época, principalmente para as pessoas que treinam mais cedo.
Entre os prejuízos para os alunos que “chutam o balde” nessa época de inverno e retornam às atividades próximo ao verão é que ele não chega ao resultado que espera. “É um aluno que engorda, emagrece, e se frustra com a atividade física por não ver resultado”.
A empresária Fabrícia Scampini, 37 anos, contou que há 10 anos faz atividades físicas regulares. Mesmo durante o inverno, ela revelou que não falta. “Com o frio, fico com mais preguiça, mas tento manter a rotina”.
Leia mais
Novo alerta para efeitos de redes sociais em crianças
Vantagens, descontos e novos prêmios para assinantes de A Tribuna
Benefícios dos exercícios no inverno
Deve-se manter a ingestão de líquidos
1 Maior gasto calórico
No frio, o corpo acaba consumindo mais calorias para manter a temperatura corporal estável. Treinar em temperaturas mais baixas, então, faz com que a queima de caloria seja maior.
2 Hidratação
Um cuidado que se deve ter nesta época para quem se exercita é manter a ingestão de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, principalmente porque o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados.
Muitas pessoas acabam se descuidando da hidratação durante e após as atividades físicas, já que a temperatura acaba inibindo a vontade de beber água.
Os cuidados com a hidratação seguem as mesmas recomendações nas estações mais quentes.
3 Aquecimento
Outro cuidado nos dias mais frios é manter ou ainda reforçar o aquecimento nos períodos de temperaturas mais baixas.
O objetivo é aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal, além de evitar lesões.
4 Rotina
Mesmo com a “preguiça” maior durante épocas mais frias, especialistas ressaltam a importância de manter uma rotina para alcançar os resultados desejados.
O “começa e para” das atividades acaba prejudicando a visualização dos resultados e desanimando.
Além disso, a tendência, na época de inverno, é que as pessoas tenham uma alimentação mais pesada, mais rica em gordura. Por isso, pode haver maior ganho de peso no período de inverno.
5 Roupas adequadas
É recomendada também a utilização de roupas adequadas durante esta época.
Dependo da intensidade do frio, recomenda-se camisas térmicas e casacos corta-vento em ambientes ao ar livre.
Fonte: Especialistas consultados.
Leia mais
Praia da Sereia perde único selo de Bandeira Azul do ES. Entenda
Veja a programação da Agenda Cultural neste final de semana no ES
Comentários