X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Foi um susto”, diz moradora do ES grávida de sêxtuplos

Quezia Romualdo, de 29 anos, estava tentando ter seu segundo filho quando descobriu que está esperando seis bebês


Imagem ilustrativa da imagem “Foi um susto”, diz moradora do ES grávida de sêxtuplos
Quezia Romualdo e Magdiel Costa já são pais de Heloísa, de 4 anos |  Foto: Acervo pessoal

A dona de casa Quezia Romualdo, de 29 anos, e o marceneiro Magdiel Costa, de 31, que são casados há quase 10 anos e estão “grávidos”, tiveram uma surpresa na última quinta-feira (11), quando realizaram o primeiro ultrassom: Quezia está  à espera de seis bebês. 

Moradores de Colatina e pais de Heloísa, de 4 anos, os dois estavam tentando ter  outra criança. No dia 22 de abril, descobriram que a gravidez planejada vingou. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

Preparados para ouvir um coração no exame, eles não sabiam que acabariam ouvindo seis. Semana passada, ficaram em choque com a notícia dada pela médica.

“Fizemos o ultrassom para escutar o coração e eu levei um grande susto. Achei que ia ser um bebê e foram seis. Fiquei nervosa, em choque, e queria chorar. Passou um monte de coisa pela minha cabeça. Meu esposo ficou sem reação”, contou a dona de casa. 

De acordo com Quezia, grávida de dois meses, após o susto, os dois se animaram com a ideia de serem pais de seis. “Estamos muito felizes e ansiosos para eles ou elas nascerem logo. Eu só queria ficar chorando no início, mas depois fomos acostumando com a ideia”. 

Junto com o entusiasmo, também chegaram os desafios, comentou a mãe dos sêxtuplos. Por conta do aumento da família, eles terão de realizar algumas mudanças na casa. 

Atualmente, o casal possui um imóvel com dois quartos, e para acomodar os filhos, precisarão construir mais um. 

O carro também precisará ser substituído para dar conta de abrigar a família que agora será de nove pessoas. Ter uma minivan é uma das opções. 

“Estamos nos organizando porque os meses passam muito rápido. Está uma loucura”, disse.

Em relação às questões médicas, Quezia afirmou que terá que fazer ultrassom de 15 em 15 dias para acompanhar o crescimento dos filhos.

Ela também disse que foi informada pelo médico que sua gravidez é de risco, e que os bebês podem não nascer com nove meses, vindo ao mundo antes. 

Com a curiosidade que se formou por conta da gravidez de sêxtuplos, Quezia e Magdiel criaram um perfil no Instagram (@maedesextuplosoficial) para divulgar as novidades da gestação. 

De acordo com a grávida, todas as atualizações serão publicadas lá. No perfil, há também um vaquinha para as pessoas que quiserem dar suporte ao casal.


Entrevista | Quezia Romualdo, dona de casa: “Acredito que é um presente de Deus”


Na última semana, a dona de casa Quezia Romualdo, de 29 anos, descobriu que está grávida de seis bebês. 

Ela conversou com A Tribuna e contou sobre como se sentiu com a notícia, a reação da família, entre outras questões. 

A Tribuna – Qual foi sua reação ao descobrir estar grávida de seis bebês? 

Quezia  Romualdo  – Agora estamos muito felizes e ansiosos para eles ou elas nascerem logo, mas no início foi um susto muito grande. Depois que fomos acostumando com a ideia. Estou tranquila e meu marido também.

Como a médica contou a notícia para vocês? 

No ultrassom, meu esposo já avistou três bebês de vez e a médica falou: “peraí, aqui do lado tem mais um. E tem mais um. São  cinco. E tem mais um. São seis!”. Ela ficou surpresa, enquanto eu e meu marido ficamos em choque.  

Qual foi a reação da filha de vocês, a Heloísa?

No início, ela não entendeu muito, então a gente sentou e explicou com a mão que eu teria seis bebês. Ela está feliz, queria um  irmãozinho. Agora vai ganhar até mais do que isso.

E a família? Como reagiu?

As pessoas  próximas ficaram mais assustadas. Elas não acreditaram, acharam que o exame estava errado e eu, de brincadeira. Precisei mostrar fotos e o vídeo da gestação para eles acreditarem. Depois, todo mundo ficou feliz e me parabenizou. 

Você acredita que ser mãe de seis crianças de uma vez é algo positivo?

Acredito que é um presente de Deus. É algo muito raro. A médica disse que fomos abençoados porque é muito difícil. Não sei explicar como isso foi acontecer. Foi Deus que me mandou. 

Já começaram a pensar nos nomes dos filhos?

Já escolhemos todos os nomes. Clarice, Larissa, Theo e Ravi são alguns. Queremos nomes meio que combinando. Temos uma lista já. São muitos nomes. 

Quais os cuidados que você precisa tomar por estar grávida de sêxtuplos?

Agora é um tempo de muito repouso e de não fazer muito esforço físico, não abaixar, não pegar peso. E também vou ter de acompanhar a gravidez com ultrassom de 15 em 15 dias.

Chance é de uma em 5 milhões, diz especialista

Imagem ilustrativa da imagem “Foi um susto”, diz moradora do ES grávida de sêxtuplos
ultrassom mostra os seis bebês |  Foto: Acervo pessoal

Jules White, médico especialista em reprodução assistida, afirmou que ficar grávida naturalmente de sêxtuplos é algo muito raro, e que a chance de isso acont

Imagem ilustrativa da imagem “Foi um susto”, diz moradora do ES grávida de sêxtuplos
ultrassom mostra os seis bebês |  Foto: Acervo pessoal

ecer é de uma em cinco milhões.

Ele também afirmou que uma gravidez rara assim é de alto risco, tanto para a mãe quanto para as crianças. “Pode haver parto prematuro e também abortamento. A mãe pode ter diabetes e hipertensão arterial”, disse. 

Por conta do risco, Ronney Guimarães, ginecologista e especialista em reprodução assistida, afirmou que o acompanhamento médico é fundamental nesse caso.

“Ela precisa seguir fielmente um cronograma do pré-natal. Ter uma alimentação mais equilibrada, atividade física, sempre tendo o acompanhamento obstétrico”.

Assista a reportagem da TV Tribuna / SBT

Leia mais

“Pelos meus filhos, enfrento minha dor”, diz mãe de quíntuplos capixabas

“É preciso educar para o uso das tecnologias”, afirma especialista

Navio de guerra construído na Inglaterra abre visitação no Porto de Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: