ESX 2025: Ideias criativas para facilitar o dia a dia com a tecnologia
Experiências estão sendo apresentadas durante evento de inovação que acontece até sábado (12) na Praça do Papa
Escute essa reportagem
Com experiência que une conhecimento, negócios, criatividade e tecnologia, começou na última quinta-feira (10), a Innovation Experience Espírito Santo – ESX 2025.
O maior evento de inovação do Estado vai até sábado (12), na Praça do Papa, em Vitória, por onde devem passar mais de 15 mil pessoas. Além dos painéis e palestras, os participantes podem conferir soluções inovadoras e boas ideias para facilitar o dia a dia.
Uma das inovações apresentadas é um exoesqueleto para auxiliar pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC).

A empresa responsável pela tecnologia é a Symbios, nascida no Laboratório de Robótica e Biomecânica do Departamento de Engenharia Mecânica e incubada no Espaço Empreendedor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O equipamento é um robô “vestível” para os braços, que auxilia o paciente na realização de movimentos para reabilitação motora.
Com a órtese, é possível fazer movimentos no cotovelo, no antebraço e de fechar e abrir a mão.
Idealizadores do exoesqueleto, Pedro Henrique Fabriz Ulhoa e Eduardo Antônio Fragoso revelaram que hoje a órtese robótica já tem venda para o setor educacional, e que o próximo passo é colocá-la no mercado.
Em novembro do ano passado, a Ufes e a Symbios assinaram o primeiro contrato de licenciamento de tecnologia desenvolvido no ambiente acadêmico.
Durante o ESX, representantes da empresa, como Caio Alves Fiorotti, puderam apresentar aos visitantes o funcionamento da solução.
Abertura

O evento foi aberto quinta-feira (10) com a presença de diversas autoridades, como o governador do Estado, Renato Casagrande, além de secretários e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Representantes de grandes empresas e de setores produtivos também marcaram presença.
O ESX é uma realização do Sebrae-ES e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do governo do Estado.
A entrada é gratuita, mas mediante inscrição pelo site www.esx.com.es. A programação segue até amanhã, sendo aberta ao público das 13 horas às 21 horas.
Em sua quinta edição, o evento tem a exposição de cerca de 300 startups, além de mais de 160 palestrantes. As startups expositoras são de 24 estados brasileiros. Elas terão até R$ 50 milhões disponíveis para investimentos.
Algumas novidades
Diagnóstico

Estudantes e professores de cursos de computação da Ufes levaram para o ESX o Software de Análise Dermatológica (Sade), usado para triagem e diagnóstico de doenças de pele. O aplicativo foi criado em 2018 e é usado por estudantes e professores de Medicina em atendimentos a pacientes de várias cidades.
Aço de alta resistência

A ArcelorMittal apresentou, em seu estande, tecnologias usadas pela empresa na área da inovação. Entre elas, um carro com carroceria usando Usibor – um aço avançado de alta resistência desenvolvido por ela.
A solução alia leveza, resistência estrutural e segurança, com tecnologia capaz de reduzir em até 102 kg o peso do veículo, sem comprometer desempenho ou proteção.
Sem deepfakes

Como dissertação para o mestrado em computação aplicada, no Ifes, Erikson Ferreira, 29, desenvolveu um detector de deepfakes. Em seu site (ferreirasolutions.com.br), as pessoas podem anexar vídeos em que têm dúvida sobre a veracidade. A ferramenta analisa e indica se há indício de manipulação.
Tecnologias fotônicas

Pesquisadores da Ufes estão em fase de criação do Instituto Nacional de Tecnologias Fotônicas para a transformação Digital (In-Foton).
De acordo com o pesquisador Pablo Marciano, o instituto busca soluções em fotônica – ciência que estuda a luz e suas aplicações para as mais diversas funções, incluindo a área da Medicina, da Indústria e também os dispositivos eletrônicos.
Opiniões




MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários