Especialistas explicam limites da harmonização
O alerta é para os exageros, pois os resultados podem mudar as características das pessoas, além de “deformar”
Escute essa reportagem
Aos 91 anos, o ator Stênio Garcia surpreendeu esta semana ao aparecer com um novo visual, resultado de uma harmonização facial. A transformação dividiu opiniões e abriu espaço para a discussão sobre limites dos procedimentos.
Especialistas fazem alerta para exageros, pois os resultados podem mudar as características das pessoas, além de “deformar”. A dermatologista Oliete Perini Guerra explicou que não há um limite de idade para que a pessoa possa passar por procedimentos estéticos, mas há um limite de quantidade de produto a ser usado.
“Na harmonização, o que temos visto é o uso de muito material, como preenchedores e toxina botulínica. Hoje, o que costumamos fazer é uma 'naturalização', que é aplicar apenas a quantidade para suavizar as rugas e ajudar o paciente a envelhecer bem”.
Ela destacou que o ideal é fazer isso associando tecnologias, como laser e ultrassom microfocado, com os preenchedores e a toxina.
“É preciso ter cuidado, fazer os procedimentos aos poucos e em pouca quantidade inicialmente. Não se pode pegar uma pessoa pequena e com rosto fino e colocar uma bocarra de uma vez. Tem que ter bom senso”.
A médica dermatologista Karina Mazzini ressaltou a importância das pessoas se cuidarem de forma contínua. “As ferramentas que temos hoje têm excelentes resultados para manter a jovialidade, mas o ideal é que os cuidados sejam frequentes. Não precisa ser feito tudo em um dia.”
Ela ressaltou, ainda, que tem sido comum pacientes buscarem a chamada “desarmonização”, que é a tentativa de reverter procedimentos que fizeram em excesso, como o uso de preenchedores.
A biomédica esteta Janainna Pimenta, CEO da Clínica Interage, salientou que, no caso das harmonizações, o paciente precisa estar atento ao planejamento de tratamento com um profissional que mostre o visagismo, as proporções e os produtos que serão aplicados.
“Precisa mostrar para ele a expectativa versus realidade, pois às vezes o paciente quer algo que não é o indicado”, ressaltou.
Confira a reportagem da TV Tribuna/SBT
Fique por dentro
Sem idade mínima para procedimento
Harmonização facial
Popularizado nos últimos anos, a chamada harmonização facial é realizada utilizando uma série de técnicas estéticas com o objetivo de deixar o rosto mais proporcional e “harmonioso”.
Entre os procedimentos mais comuns usados na mudança está o preenchimento de partes do rosto com ácido hialurônico, além da aplicação da toxina botulínica.
Benefícios
O procedimento pode trazer melhorias estéticas para os pacientes, como remoção de marcas de expressão e do “bigode chinês”.
Há quem recorra a outras mudanças no rosto, como correção de olheiras e de imperfeições no nariz; mudança no tamanho do queixo e da testa; e definição da mandíbula.
Limites
Não existe uma idade mínima para fazer o procedimento.
No entanto, especialistas ressaltam atenção especial para evitar exageros, principalmente no uso de preenchedores.
Médicos alertam que os produtos devem ser do tipo absorvíveis, como ácido hialurônico.
Riscos
É preciso buscar um profissional capacitado, já que, como qualquer tipo de tratamento, há riscos de complicações, como necrose, embolia e infecções.
O uso de produtos não aprovados pela Anvisa no procedimento pode gerar riscos, o que reforça a importância de contratar um profissional credenciado.
Os riscos no procedimento podem aumentar caso o profissional use muitas ampolas dos produtos em um mesmo dia.
Fonte: Especialistas e pesquisa A Tribuna.
Leia mais
Novo mergulhão para melhorar o trânsito na Serra
Família de gerente de banco será indenizada após sequestro em Vila Velha
Confira o “antes e depois” de alguns famosos
Seis intervenções
Em março deste ano, o cantor Marrone, 57 anos, dividiu opiniões ao mostrar o resultado de uma harmonização facial. Ao todo, ele fez seis intervenções, entre elas, “levantamento” da pele do rosto, diminuição da papada, preenchimento dos lábios e otoplastia (cirurgia na orelha), além de cirurgia no nariz.
Até “olhar de raposa”
O cantor Latino exibiu o novo visual no final do ano passado, após realizar uma harmonização facial para alcançar uma aparência mais jovem. O cantor, de 50 anos, teria feito técnicas como preenchimento, toxina botulínica e fios com técnica de Fox Eyes (“olhar de raposa”), que serve para levantar o olhar. Em fevereiro, um tempo após os procedimentos, ele voltou a aparecer, mas com resultados mais naturais.
Críticas e reversão
A cantora Madonna, 64 anos, surpreendeu com sua fisionomia na noite de gala do Grammy Awards, em fevereiro deste ano. As modificações na sua aparência seriam resultado de uma série de procedimentos estético-faciais. Após a repercussão, no mês passado ela iniciou o processo de reversão das técnicas.
Satisfeita com aparência
A cantora Gretchen, de 63 anos, realiza procedimentos estéticos relacionados à harmonização facial desde 2018. Recentemente, ela manifestou-se nas redes sociais sobre as críticas que recebe sobre a sua aparência.
“O meu rosto mudou? Mudou, sim! Ficou diferente do que eu era? Graças a Deus, porque não era legal do jeito que era. E eu gosto muito do jeito que está agora”, avisou.
Sem harmonização
A influenciadora Gkay, 30 anos, fez harmonização facial em novembro de 2022. Nas redes sociais, ela mostrou o resultado do combo “preenchimento em pontos estratégicos e toxina botulínica”. Mas, em fevereiro deste ano, ela desfez a harmonização alegando que havia “perdido as proporções do rosto”.
Leia mais
Teatro Carlos Gomes passa por reformas após mais de cinco anos fechado
Comentários