Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino
Mais de 20 educadores de escolas capixabas visitam país em busca de novas experiências, tecnologias e métodos para a aprendizagem
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Buscando novos métodos, ferramentas de ensino e aprendizagem, uma comitiva com mais de 20 gestores educacionais do Espírito Santo embarcou para Israel a fim de conhecer escolas, instituições e museus.
A 8ª Missão Educacional do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) escolheu o país como destino, já que ele é destaque de qualidade educacional em sua região.
Foram realizadas visitas a escolas de educação infantil e ensino fundamental, além de startups e centros tecnológicos. A comitiva retorna hoje ao Brasil.
Bruno Loyola Del Caro, presidente do Sinepe/ES, explicou que buscar inspirações em outros países é essencial para entender o que tem sido eficaz nessas escolas.
“Essa troca de experiências é muito importante para os gestores de escolas particulares, para se conhecer novas tecnologias e metodologias aplicadas em sala de aula e fora dela, como ao ar livre, e avaliar o que é possível tirarmos de aprendizado e implantarmos na nossa realidade, para os nossos alunos”.
Ele pontua que a educação israelense é baseada em pilares, a exemplo da autonomia dos alunos, projeto pedagógico, tecnologia, criação de espaços criativos, aprendizado ao ar livre, entre outros.
Bruno Malta, diretor-geral do Colégio Ceic / Dentinho de Leite, comentou sobre a experiência.
“Tivemos um banho de cultura, inovação, tecnologia e aprendizagem. As instituições de ensino são fantásticas. Vamos levar muitas ideias que implantaremos na nossa instituição”.
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Para Aparecida Balbino, diretora da Universidade Infantil, muitas ideias podem ser adaptadas para a realidade daqui.
“No museu da tecnologia, totalmente voltado para crianças, podemos pensar melhor no que devemos fazer por nossas crianças. Meu desejo é ter algo parecido”.
Diretor de Inovações Pedagógicas da Escola NEP, em Vila Velha, José Carlos Giorizzatto, diz que dentre as várias possibilidades que chamaram a atenção no Mada Tech, um dos locais visitados, é o objetivo de fomentar nas crianças o interesse pelo funcionamento das coisas, suas lógicas e a criatividade.
“Penso que a escola tem este desafio de criar espaços que estimulem e engajem as pessoas nos processos criativos que envolvam a aprendizagem”.
DEPOIMENTOS
“Habilidades”
“No centro de criação, desenvolvimento e inovações de tecnologias MindCet, pudemos conhecer programas, tecnologias pensadas no aluno digital, nas dificuldades encontradas pela escola para superar possíveis problemas e soluções para aprimorar as habilidades dos alunos”, Fabiana Xavier, diretora do Colégio Ápice.
“Ideias”
“Voltaremos com ideias, ferramentas e modos de fazer, mas o que mais importa é nosso enriquecimento sobre o quanto a cultura de nossas escolas deve ser pensada, bem construída, por meio das pessoas. Queremos continuar sempre aprendendo”, Eduardo Costa Gomes, diretor da Escola Monteiro e vice-presidente do Sinepe/ES.
“Cada criança desenvolve diferentes habilidades”, Bruno Del Caro, presidente do sinepe/ES
A Tribuna – Quais são as metodologias de ensino utilizadas em Israel que podem ser adotadas aqui no Estado?
Bruno Loyola Del Caro – As escolas estimulam a autonomia e a participação dos estudantes, valorizando e incentivando a individualidade de cada um.
Eles utilizam metodologias ativas e aplicam na prática, acreditando que cada criança é capaz de desenvolver diferentes habilidades e o protagonismo.
Cada gestor escolar vai refletir sobre tudo o que vivenciou para aplicar à sua realidade.
Com a adoção dessas ações das escolas em Israel, é possível melhorar ainda mais e aperfeiçoar o ensino nas escolas particulares no Estado?
O sistema educacional de Israel valoriza o empreendedorismo e incentiva os estudantes a desenvolverem suas próprias ideias de negócio.
Tudo isso faz de Israel uma das nações mais inovadoras e empreendedoras do mundo, sendo um exemplo a ser seguido por outros países, inclusive o Brasil e por que não o Espírito Santo?
Por isso, acreditamos que as capacitações que recebemos em Israel podem sim melhorar a rotina de aprendizado em nossas escolas.
Que locais visitaram? Quais são os pontos fortes deles?
O Centro Peres para a Paz e a Inovação mostrou como Israel se tornou um dos países mais inovadores no mundo. Foi possível ouvir histórias, aprender as descobertas de Israel em diversos setores e se envolver em jogos de realidade virtual, destacando soluções para os desafios do amanhã.
E o Campus de Excelência?
É uma escola de altas habilidades. Nela, pudemos entender sobre o método de reconhecimento dos alunos com essas habilidades que eles aplicam por lá, aprender ferramentas educacionais desenvolvidas e utilizadas para esses estudantes e conhecer os diferentes espaços desenvolvidos na escola, com destaque para a utilização de jogos como ferramenta educacional.
Já o Mada Tech – Museu Nacional de Ciência, Tecnologia e Espaço é um centro educacional inovador que tem como um dos seus principais objetivos despertar a curiosidade e a criatividade das crianças e jovens.
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