X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino

Mais de 20 educadores de escolas capixabas visitam país em busca de novas experiências, tecnologias e métodos para a aprendizagem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino
Comitiva com mais de 20 gestores de escolas capixabas durante visita à Universidade Hebraica de Jerusalém |  Foto: Divulgação

Buscando novos métodos, ferramentas de ensino e aprendizagem, uma comitiva com mais de 20 gestores educacionais do Espírito Santo embarcou para Israel a fim de conhecer escolas, instituições e museus.

A 8ª Missão Educacional do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) escolheu o país como destino, já que ele é destaque de qualidade educacional em sua região.

Foram realizadas visitas a escolas de educação infantil e ensino fundamental, além de startups e centros tecnológicos. A comitiva retorna hoje ao Brasil.
Bruno Loyola Del Caro, presidente do Sinepe/ES, explicou que buscar inspirações em outros países é essencial para entender o que tem sido eficaz nessas escolas.

“Essa troca de experiências é muito importante para os gestores de escolas particulares, para se conhecer novas tecnologias e metodologias aplicadas em sala de aula e fora dela, como ao ar livre, e avaliar o que é possível tirarmos de aprendizado e implantarmos na nossa realidade, para os nossos alunos”.

Ele pontua que a educação israelense é baseada em pilares, a exemplo da autonomia dos alunos, projeto pedagógico, tecnologia, criação de espaços criativos, aprendizado ao ar livre, entre outros.

Bruno Malta, diretor-geral do Colégio Ceic / Dentinho de Leite, comentou sobre a experiência.

“Tivemos um banho de cultura, inovação, tecnologia e aprendizagem. As instituições de ensino são fantásticas. Vamos levar muitas ideias que implantaremos na nossa instituição”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Para Aparecida Balbino, diretora da Universidade Infantil, muitas ideias podem ser adaptadas para a realidade daqui.

“No museu da tecnologia, totalmente voltado para crianças, podemos pensar melhor no que devemos fazer por nossas crianças. Meu desejo é ter algo parecido”.

Diretor de Inovações Pedagógicas da Escola NEP, em Vila Velha, José Carlos Giorizzatto, diz que dentre as várias possibilidades que chamaram a atenção no Mada Tech, um dos locais visitados, é o objetivo de fomentar nas crianças o interesse pelo funcionamento das coisas, suas lógicas e a criatividade.

“Penso que a escola tem este desafio de criar espaços que estimulem e engajem as pessoas nos processos criativos que envolvam a aprendizagem”.

DEPOIMENTOS

Imagem ilustrativa da imagem Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino
Fabiana Xavier, diretora do Colégio Ápice |  Foto: Divulgação

“Habilidades”
“No centro de criação, desenvolvimento e inovações de tecnologias MindCet, pudemos conhecer programas, tecnologias pensadas no aluno digital, nas dificuldades encontradas pela escola para superar possíveis problemas e soluções para aprimorar as habilidades dos alunos”, Fabiana Xavier, diretora do Colégio Ápice.

“Ideias”

Imagem ilustrativa da imagem Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino
Eduardo Costa Gomes, diretor da Escola Monteiro e vice-presidente do Sinepe/ES |  Foto: Divulgação


“Voltaremos com ideias, ferramentas e modos de fazer, mas o que mais importa é nosso enriquecimento sobre o quanto a cultura de nossas escolas deve ser pensada, bem construída, por meio das pessoas. Queremos continuar sempre aprendendo”, Eduardo Costa Gomes, diretor da Escola Monteiro e vice-presidente do Sinepe/ES. 

“Cada criança desenvolve diferentes habilidades”, Bruno Del Caro, presidente do sinepe/ES

Imagem ilustrativa da imagem Escolas buscam exemplos de Israel para melhorar o ensino
Bruno Del Caro: inovações |  Foto: Divulgação

A Tribuna – Quais são as metodologias de ensino utilizadas em Israel que podem ser adotadas aqui no Estado?

Bruno Loyola Del Caro – As escolas estimulam a autonomia e a participação dos estudantes, valorizando e incentivando a individualidade de cada um.

Eles utilizam metodologias ativas e aplicam na prática, acreditando que cada criança é capaz de desenvolver diferentes habilidades e o protagonismo.

Cada gestor escolar vai refletir sobre tudo o que vivenciou para aplicar à sua realidade.

Com a adoção dessas ações das escolas em Israel, é possível melhorar ainda mais e aperfeiçoar o ensino nas escolas particulares no Estado?
O sistema educacional de Israel valoriza o empreendedorismo e incentiva os estudantes a desenvolverem suas próprias ideias de negócio.

Tudo isso faz de Israel uma das nações mais inovadoras e empreendedoras do mundo, sendo um exemplo a ser seguido por outros países, inclusive o Brasil e por que não o Espírito Santo?

Por isso, acreditamos que as capacitações que recebemos em Israel podem sim melhorar a rotina de aprendizado em nossas escolas.

Que locais visitaram? Quais são os pontos fortes deles?
O Centro Peres para a Paz e a Inovação mostrou como Israel se tornou um dos países mais inovadores no mundo. Foi possível ouvir histórias, aprender as descobertas de Israel em diversos setores e se envolver em jogos de realidade virtual, destacando soluções para os desafios do amanhã.

E o Campus de Excelência?
É uma escola de altas habilidades. Nela, pudemos entender sobre o método de reconhecimento dos alunos com essas habilidades que eles aplicam por lá, aprender ferramentas educacionais desenvolvidas e utilizadas para esses estudantes e conhecer os diferentes espaços desenvolvidos na escola, com destaque para a utilização de jogos como ferramenta educacional.

Já o Mada Tech – Museu Nacional de Ciência, Tecnologia e Espaço é um centro educacional inovador que tem como um dos seus principais objetivos despertar a curiosidade e a criatividade das crianças e jovens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: