ES vai receber 50 novos ônibus elétricos
Os veículos que substituirão a frota antiga serão refrigerados e menos poluentes. Não há previsão para o início da operação
Escute essa reportagem
O Sistema Transcol irá receber 50 novos ônibus elétricos, equipamentos que estão sendo utilizados para a modernização e sustentabilidade do transporte público.
O anúncio foi feito na última quarta-feira (08), durante a apresentação dos resultados do PAC Seleções Cidades do governo federal. O Espírito Santo irá receber R$ 150 milhões para a aquisição desses veículos, que fazem parte do processo de renovação da frota do transporte público.
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) está estudando os modelos que poderão ser utilizados a partir da experiência com os quatro veículos em operação no Transcol e com as novas tecnologias disponíveis no mercado.
Além dos veículos, o Estado também receberá os equipamentos necessários para viabilizar a operação destes automóveis, como a estruturação de estações de recarga.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou a importância deste investimento para o Sistema Transcol.
“Nós já temos quatro ônibus elétricos em operação na Região Metropolitana da Grande Vitória e consideramos a experiência muito positiva, do ponto operacional e também pelo aspecto socioambiental. Nós pleiteamos junto ao governo federal recursos para a aquisição de novos ônibus elétricos, buscando justamente a modernização e a sustentabilidade ambiental”, salientou.
Damasceno destacou que o Sistema Transcol está programado para receber mais 150 novos ônibus com ar-condicionado ainda este ano, tornando-se a maior frota refrigerada do País.
De acordo com a Semobi, não há previsão para o início da operação dos 50 coletivos anunciados ontem.
A informação é de que, após a transferência dos recursos do governo federal para a Semobi, será realizada a tramitação administrativa e licitação para compra dos 50 coletivos e equipamentos de recarga.
Os veículos que entram em substituição à frota antiga serão todos refrigerados e menos poluentes, diminuindo a idade média da frota.
Comentários