Bombeiros capixabas realizam mais de 270 resgates em enchentes no RS
Equipe é formada por 26 bombeiros que participam da operação de resgate das vítimas das enchentes
Escute essa reportagem
Os militares do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo seguem atuando nos resgates das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Até o início da manhã desta quinta-feira (09), as equipes capixabas realizaram o resgate de 225 pessoas e 51 animais, com vida.
O efetivo enviado pelo governo do Espírito Santo foi de 26 bombeiros para ajudar nas missões de resgate das vítimas. As equipes também localizaram o corpo de uma adolescente, de 13 anos, que morreu após ser arrastada pela enxurrada na cidade de Santa Cruz do Sul. A ação contou com apoio das cadelas Brisa e Fênix.
Além dos equipamentos para o salvamento das vítimas, as equipes de bombeiros do Espírito Santo levaram para o Rio Grande do Sul três estações portáteis de tratamento de água, que já estão em funcionamento.
Os equipamentos foram instalados em Porto Alegre e em Encantado e já fornecem água para a população. As máquinas captam a água corrente de rios e córregos e a transforma em potável para o consumo dos moradores.
A água passa por filtros equipados com uma membrana com tecnologia para filtrar bactérias, tornando a água totalmente própria para consumo humano.
A enchente de Mimoso do Sul, ocorrida em março deste ano, foi o primeiro episódio em solo capixaba em que o equipamento foi utilizado. A primeira estação foi enviada a Mimoso no dia 23 de março e as demais chegaram ao município posteriormente. Atualmente, três máquinas seguem em utilização no município.
Assim que as demandas no Rio Grande do Sul e de Mimoso do Sul foram encerradas, o Corpo de Bombeiros vai distribuir os seis equipamentos para as unidades de Colatina, Linhares, Guaçuí e Marechal Floriano, para que sejam empregadas rapidamente em caso de necessidade. As duas remanescentes ficarão em Vitória.
Comentários