ES foi afetado por apagão nacional durante a madrugada; veja o que já se sabe
Além do Distrito Federal, ao menos outros 20 estados, de todas as regiões do Brasil, também sofreram com quedas de energia
O Espírito Santo está entre os estados afetados por um apagão nacional registrado durante a madrugada desta terça-feira (14). De acordo com informações do portal g1, além do Distrito Federal, ao menos outros 20 estados, de todas as regiões do Brasil, também sofreram com quedas de energia. São eles:
- Acre
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). No entanto, ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Em nota publicada neste manhã, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a publicação, o incidente, registrado às 00h32, provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga.
"Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões", diz o texto.
Procurada pela reportagem, a EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia no Espírito Santo, informou que cerca de 10% dos clientes atendidos pela empresa no Estado foram afetados. "O desligamento ocorreu aproximadamente às 00h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo 100% do fornecimento de energia normalizado às 01h08 horas", disse, por nota.
Ainda de acordo com a concessionária, a situação foi acompanhada em tempo real a partir do suporte tecnológico do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP no Espírito Santo, em Carapina. "A causa da ocorrência está sendo apurada pelo ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN em todo o Brasil", concluiu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários