X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Era minha chance de mudar de vida”, diz mulher que atravessou fronteira dos EUA

Capixaba conta história de como realizou a travessia junto com sua filha de 15 anos.

foto autor
Eliane Proscholdt e Francine Spinassé, do jornal A Tribuna
06/06/2023 - 15:10

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Era minha chance de mudar de vida”, diz mulher que atravessou fronteira dos EUA
Faxineira conseguiu visto para entrar no México e atravessou a fronteira |  Foto: Acervo Pessoal

Com a esperança de mudar de vida, uma confeiteira e salgadeira, que hoje tem 47 anos, decidiu correr atrás dos seus sonhos. Mesmo com medo, junto com a filha de 15 anos, ela conseguiu um visto de turista para o México e, em fevereiro do ano passado, deixou Vila Velha, onde morava com a família. 

Atualmente, morando em Massachusetts, nos Estados Unidos, ela conta que está feliz, trabalhando como faxineira, mas não esconde a vontade de, um dia, retornar para o Brasil. 

Leia mais sobre Cidades aqui

A Tribuna – Quando foi para os Estados Unidos? Quem te incentivou?

Faxineira – Eu vim no final de fevereiro do ano passado. Eu entrei nos Estados Unidos no dia 3 de março de 2022, junto com a minha filha de 15 anos.   

A minha irmã veio três anos antes, com visto de turista e depois de seis meses ela começou a nos incentivar a ir embora também. 

Ela sempre dizia que a nossa situação poderia ser melhor, coisa que seria mais difícil no Brasil. 

Fui amadurecendo a ideia porque eu nunca tinha saído do meu País, mas sabia que era a minha chance de mudar de vida. Eu perguntava como que a gente ia conseguir chegar até o México sem ter um gasto tão grande com coiotes. Aí descobrimos que tinha visto de turista para o México e deu certo. 

Como chegou aos coiotes?

Não conheci nenhum no Brasil. Lá no México é que você paga um para tentar completar o teu destino. Quando você consegue o visto no consulado mexicano, chega no aeroporto, a imigração te dá alguns dias que você pode ficar. No meu caso, foram 13 dias.  

Chegamos ao hotel, descobrimos muitas outros brasileiros e pessoas de outras nacionalidades lá. Foi quando conhecemos outros brasileiros que tinham conhecido mexicanos que contratavam o serviço deles e assim fizemos. Contratamos os serviços dos coiotes para levar a gente até a divisa da travessia com os Estados Unidos.

Quantos eles cobraram?

Eles cobraram em dólares, que na época dava quase R$ 3 mil para nos levar até a fronteira dos Estados Unidos, valor que depende da quantidade de pessoas. Se o grupo for maior, é mais caro. 

Quando atravessamos, a polícia americana nos pegou e levou para a imigração. Eu fiquei 14 dias com a minha filha, mas teve gente que ficou muito menos. Pode ficar horas, pode ficar um dia e tem gente que fica até mais dias. Tinham famílias inteiras no local.

Passou pelo deserto? Como foi essa experiência?

O lugar que eu passei não era aquele deserto de alguns anos atrás. Eu andei 30 minutos à noite para fazer a travessia, em um pedaço do deserto. Era um lugar que não dava para ver nada a não ser luzes do outro lado, bem longe, e você tem de andar com muita agilidade. 

Se você vai acompanhado de uma criança, anda grudado nela ou no seu companheiro. No meu caso, eu conheci outros brasileiros, um rapaz que estava comigo não me largou por nada. Inclusive ele foi deportado para o Brasil e eu continuei. Eu fiz a travessia, consegui chegar aonde eu estou hoje.

Qual era o perfil de quem, assim como você, se arriscava em busca de um sonho?

Vi uma família de peruanos com cinco filhos. Colombianos, venezuelanos, eram muitos. Havia brasileiros, famílias inteiras e até pessoas idosas e com deficiência. É muito triste. Eu não gosto muito de falar porque é desumano. 

Leia mais

México fecha cerco em novas rotas de entrada de brasileiros

Capixabas se arriscam no deserto para entrar nos EUA

Correu algum risco?

Correr risco, a gente corre porque é um tiro no escuro. Você não sabe o que te aguarda. Ouvi muitos relatos, até de uma brasileira que viu uma pessoa morrer na frente dela, na travessia. É muito triste você saber disso. É um tiro que você dá no escuro. 

Passou por muitos apertos para chegar ao seu destino?

Medo todo mundo tem porque não sabe o que te aguarda. Tem gente que fala que é fácil, mas não é nada fácil. Você chega em um país que não fala o seu idioma. Só Deus mesmo.  

Como está atualmente?

Eu estou melhorando devagar porque só tem um ano e alguns meses que eu estou aqui. Mas a minha vida melhorou 100% em vista do Brasil.  

O emprego aqui não é difícil, principalmente para as mulheres. Aqui, eu estou trabalhando como faxineira e nas horas vagas, quando aparecem encomendas, faço bolo e doces para algumas pessoas. 

Pretende voltar para o Espírito Santo?

Não vou negar, eu pretendo retornar, pois nada é melhor do que a sua terra, mas antes quero me  estruturar mais. Aqui não existe Previdência Social. 

Faria tudo de novo?

Sim, mas pensaria bem antes se traria a minha filha. Chegar até aqui com uma pessoa dependente de você é mais complicado. Imagina você perder um filho naquela escuridão e não poder fazer nada. É muito triste, é de dar medo, é de arrepiar, por mais segurança que você tenha em si mesma.

“Não vale a pena correr o risco”, diz advogado

Na busca por uma vida melhor nos Estados Unidos, não vale o risco que brasileiros passam para entrar ilegalmente em solo americano, segundo especialistas.

As paralegais especialistas na área de imigração Renata Rocha e Jessica Melo contaram que muitos brasileiros querem viver o tão falado “sonho americano” que é mostrado nos filmes de Hollywood e até mesmo por influenciadores que moram nos Estados Unidos e partilham a sua rotina nas redes sociais.

Elas disseram, porém, que o que começa como “estou iniciando a busca pelo meu sonho americano” acaba se transformando em “estou vivendo o meu pior pesadelo”, já que várias pessoas optam por se arriscar no deserto para atravessar a fronteira americana.

O que muitos não sabem, segundo elas, é que existem mais de 180 tipos de vistos para imigrar para os Estados Unidos de forma segura. 

O presidente da Comissão de Direito Internacional e Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), Estenil Casagrande, também destacou que existem hoje vários tipos de vistos que os Estados Unidos colocam à disposição das pessoas que desejam viajar para o país. 

“Para quem tem o sonho de ir, as vias legais ainda são as melhores formas. Vejo muitas pessoas que vendem casa, carro, retiram FGTS, se desfazem de tudo o que têm para se arriscar. Eles tentam entrar  nos Estados Unidos, de moto, em bagageiro de carro, de canoa. Viver lá não vale o risco de vida que correm”, disse Casagrande, que também é membro da Comissão de Direito Internacional do Conselho Federal da OAB nacional.

Entre os perigos, ele listou também que muitos brasileiros ainda passam por humilhações, violência e ficam “na mão” de coiotes, que, mesmo recebendo, não garantem o sucesso da empreitada.

Leia mais

Estudo mostra de onde vem a cor preta da areia das praias do ES

Ícone tags Tags Capixaba eua fronteira história mulher
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM