Emoção em casamento coletivo na Serra
Cerimônia reuniu mais de 100 casais no Parque da Cidade. Eles já saíram com a certidão de casamento em mãos
Escute essa reportagem
Mais de 100 casais trocaram alianças durante o casamento comunitário realizado pela Prefeitura da Serra, na manhã de sábado (25). A assinatura dos papéis e a cerimônia aconteceram no Parque da Cidade, e os casais já saíram com a certidão de casamento em mãos.
Estavam aptos para o casamento os casais residentes no município, com mais de 18 anos, renda de até três salários mínimos por casal, comprovante de inscrição do CadÚnico e ausência de impedimento legal para contrair matrimônio. Cada casal pôde levar até 10 convidados para a solenidade, incluindo as duas testemunhas.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota, celebrou o momento de união proporcionado pela iniciativa do município.
“Muitos casais já vivem uma união, mas precisam regularizar a vida jurídica e social. Aqui, a gente vê o sonho desses casais serem realizados. Temos mulheres de mais de 70 anos e pessoas com deficiência, por exemplo. Então, o momento é muito especial”.
A inclusão foi a marca da cerimônia, que contou com casais de diferentes idades, um homoafetivo e casais com deficiência.
Pouco antes da passar pelo tapete vermelho, a noiva Paula Conceição do Nascimento, de 23 anos, era só emoção.
Ao lado do noivo, Samuel Santos, de 28 anos, eles foram o primeiro casal a chegar ao altar, embalados pela marcha nupcial, apresentada pela banda da Guarda Municipal da Serra.
Paula tem deficiência físico-motora e Samuel é autista. “Estamos planejando esse momento desde março. A minha felicidade não tem tamanho”, disse Samuel.
A vendedora Thaynara da Silva, de 25 anos, e o executivo de vendas Matheus Martins, de 27, estão juntos há 10 anos e também aproveitaram a oportunidade do casamento comunitário.
“Vimos um comunicado divulgando a ação nas redes sociais e decidimos que iríamos nos casar”, disse a noiva. Thaynara e Matheus moram em Boa Vista I e são pais do pequeno Gael, de 1 aninho.
Histórias com final feliz
Bebê a caminho
A estudante de Enfermagem Ana Carolina Monteiro, 19 anos, e o ajudante de carga e descarga Micael Evangelista, 18, estavam entre os casais. “Pedi a mão dela em casamento há dois meses”, disse o noivo. Planejando uma família grande, Ana Carolina está grávida de cinco meses. “O chá revelação já está marcado para o próximo dia 2”.
Oportunidade
A auxiliar berçarista Gleidemara Ponciano, 47, e o soldador Gevanildo dos Santos, 47, estão juntos há 17 anos e aproveitaram a oportunidade para finalmente formalizar a união.
Gleidemara e Gevanildo são pais de Marcos Vinicius, 11 anos, Mikaella, 6 anos, (na foto) e Emanuelle, 13 anos. A família é de Serra Dourada. “Era para a gente ter casado há muito tempo, mas ficamos adiando”, explicou a noiva.
Quarenta anos de união
Juntos há mais de 40 anos, o motorista Carlos Magno Pereira, 64, e a costureira Jacinta Rodrigues Coimbra, 78, resolveram oficializar a união. Carlos conta que a iniciativa partiu dele. “Vamos fazer a vontade de Deus, a minha e a dela (Jacinta)”, disse o noivo. “Está tudo lindo e estamos muito felizes”, disse Jacinta.
Comentários