14.866 multas com 100 câmeras espalhadas por Vila Velha
As principais são por estacionamento irregular. Somando as infrações registradas nas ruas pelos guardas, são 39.800 autuações
Escute essa reportagem
Para ordenar o trânsito e fazer com que o fluxo de veículos siga com maior facilidade, a Guarda Municipal de Vila Velha tem adotado um novo tipo de fiscalização. É que desde abril do ano passado o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a aplicação de multas por meio das imagens de câmeras de vigilância.
Neste ano, até o momento, já foram registradas 14.866 autuações feitas por meio das imagens dos dispositivos na cidade canela-verde. No ano passado, foram 15.185 autuações a motoristas infratores.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Somando dois tipos de autuações, as que são feitas com base nas imagens das câmeras e aquelas realizadas por meio dos agentes da Guarda presencialmente, neste ano, já são 39.800 infrações.
De acordo com o subinspetor da Inspetoria Estratégica de Trânsito de Vila Velha, Abner Nunes, são 100 câmeras espalhadas pela cidade, e o agente da Guarda deve seguir algumas normas para emitir a multa.
“São 100 câmeras instaladas em locais estratégicos de maior circulação, além das principais vias da cidade e onde acontece grande incidência de infrações de trânsito”.
Nunes frisa ainda que, por meio das câmeras, as principais infrações flagradas são estacionar em local proibido, transitar na contramão da direção, estacionar em desacordo com a sinalização, estacionar na calçada e estacionar sobre marcas de canalização (faixas zebradas).
“Para que as autuações sejam feitas, é necessário que um agente da Guarda esteja assistindo às imagens em tempo real, ou seja, elas não podem ser feitas com base em imagens já gravadas e assistidas posteriormente”.
Ele conta ainda que, por isso, o monitoramento é feito com um rodízio de equipes, possibilitando que aconteça 24 horas por dia.
“A regulamentação do Contran, que permite a ação, impede que as multas sejam aplicadas posteriormente. As imagens, além de serem utilizadas para fiscalizar o trânsito da cidade, são usadas para fiscalização da segurança pública”.
Porém, elas ficam gravadas. “Apesar de não serem utilizadas posteriormente com o cunho de trânsito, as imagens são arquivadas para fins administrativos, como segurança pública, por exemplo”.
Recentemente, uma câmera de vigilância foi instalada pela prefeitura no cruzamento entre a avenida Hugo Musso e a rua Ceará (do posto Moby Dick).
Segundo a administração, por enquanto, o equipamento é de controle de tráfego e serve como auxílio no acionamento remoto de equipes para ordenamento em horário de maior fluxo.
Você sabia?
A regulamentação 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite a aplicação de multa por câmeras de vigilância. A autuação deve ser feita, obrigatoriamente, em tempo real pelo agente.
Saiba mais
Cem câmeras de vigilância
- As 100 câmeras de vigilância estão localizadas por toda a cidade de Vila Velha e foram instaladas estrategicamente em locais de maior circulação, nas principais vias da cidade e em locais com grande incidência de infrações de trânsito.
Contran
- A regulamentação 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi feita em abril de 2022.
- Ela permite a aplicação de multa por câmeras de vigilância.
Números
- Neste ano, até o momento, utilizando as imagens das câmeras de vigilância, foram 14.866 autuações na cidade. No total, foram 39.800 autuações a motoristas infratores, somando autuações presenciais.
- De janeiro a dezembro do ano passado, foram 15.185 autuações a infratores feitas com base nas imagens das câmeras.
Infrações
- As principais infrações feitas com base nas imagens das câmeras de vigilância são:
- Estacionar em local proibido
- Transitar na contramão da direção
- Estacionar em desacordo com a sinalização
- Estacionar na calçada
- Estacionar sobre marcas de canalização (pintura zebrada).
Nova câmera
- Na Praia da Costa, em Vila Velha, uma nova câmera de videomonitoramento foi instalada no cruzamento entre a avenida Hugo Musso e a rua Ceará (do posto Moby Dick).
- A intenção é coibir infrações de trânsito, já que a rua Ceará possui três faixas, mas apenas duas podem ser usadas para acessar a Terceira Ponte. Mas o equipamento ainda não está realizando a fiscalização.
- por enquanto, ele serve para controle de tráfego e serve como auxílio no acionamento remoto de equipes para ordenamento em horário de maior fluxo.
Como funcionam as câmeras em Vila Velha
- As 100 câmeras funcionam 24 horas por dia. Por trás delas, existe um agente da Guarda de Vila Velha.
- Caso haja alguma infração, ela deverá ser feita, obrigatoriamente, naquele momento.
- Os agentes analisam as imagens e emitem as multas de acordo com os dados cadastrais do veículo.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Comentários