X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Em um ano de atividade, aquaviário atende meio milhão de passageiros no ES

De acordo com o governo do Estado, foram realizadas mais de 20 mil viagens. Oferta deve ser ampliada nos próximos anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em um ano de atividade, aquaviário atende meio milhão de passageiros no ES
Integrado ao Sistema Transcol por meio do Cartão GV, o aquaviário possui três linhas de operação, em Vitória, Vila Velha e Cariacica |  Foto: Divulgação/ Semobi

O Sistema Aquaviário completou, na última terça-feira (20), seu primeiro ano de atividade no Espírito Santo. Neste período, segundo o governo do Estado, o transporte realizou mais de 22 mil viagens — com cerca de 500 mil passageiros atendidos.

“Um ano de Aquaviário e nós viemos utilizando o modal de Vila Velha para Vitória para comemorar essa marca. São mais de 500 mil pessoas transportadas nas mais de 22 mil viagens. São pessoas que utilizam a trabalho, lazer, turismo e muitos utilizam para fugir do trânsito e aproveitar essa vista maravilhosa que temos no Espírito Santo”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande, que, para celebrar a data, realizou o trajeto entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória.

Ao fim do primeiro ano de serviço, a Ceturb-ES realizou uma pesquisa com 404 pessoas para avaliar o índice de satisfação com o sistema. A pesquisa foi realizada nas três estações do Aquaviário e levou em consideração os itens higiene/conforto; urbanidade dos funcionários; organização no embarque e desembarque, intervalo de viagens, cumprimento de horários e manutenção — e resultou em um índice de 91,81% de satisfação geral.

Dados

A pesquisa também indicou que maioria das embarcações para lazer (47,3%). Em seguida vem o trabalho, com 27,2% e em terceiro, turismo, com 14,6%.

A Praça do Papa, em Vitória, foi a estação onde mais passageiros circularam, de 21 de agosto de 2023 até 31 de julho de 2024, com 206.519 pessoas utilizando o serviço. Em seguida, vem a estação Prainha, em Vila Velha, com 156.526 passageiros. E por fim, a estação Porto de Santana, em Cariacica, com 72.371 passageiros.

O sistema

Integrado ao Sistema Transcol por meio do Cartão GV, o aquaviário possui três linhas de operação, em Vitória, Vila Velha e Cariacica. As embarcações operam de segunda a segunda e contam também com viagens noturnas nos dias úteis. Cada embarcação transporta até cerca de cem passageiros por viagem, por uma tarifa de R$ 4,70 por pessoa — que pode ser paga pelo Cartão GV ou QR-Code.

O aquaviário permite que passageiros façam a conexão entre ônibus e embarcações sem custos adicionais, desde que dentro do período de integração. 

Para consultar mais informações sobre as linhas do Aquaviário e horários, clique neste link.

Ampliação

Segundo o governo, nos próximos anos, o serviço será ampliado: em Vitória, os passageiros poderão embarcar e desembarcar também no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na Rodoviária de Vitória, os três na Capital. Além disso, outras estações também são planejadas nos municípios de Cariacica e Vila Velha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: