Donos de bancas comemoram orgulho de vender A Tribuna
Eles contam que o jornal é bastante procurado pelos clientes. São mais de 100 bancas parceiras em todo o Estado
Escute essa reportagem
Um dos motivos do sucesso do jornal A Tribuna, que completou 85 anos nesta sexta-feira (22), são os parceiros que vendem o periódico todos os dias, com destaque para as bancas de jornais.
Os leitores podem encontrar A Tribuna em centenas de bancas espalhadas pelo Estado. Só em Vitória são mais de 100 pela cidade, com os donos dos estabelecimentos comemorando com orgulho a venda do jornal.
A equipe percorreu o bairro Jardim da Penha, em Vitória, e encontrou diversas bancas onde A Tribuna marca presença.
Pedro Carlos Dalla Pícula, de 68 anos, dono da Banca do Pedro, na praça Regina Frigeri Furno, conta que o jornal é vendido há mais de 50 anos em sua banca.
“Começou com meu pai. Há 40 anos eu assumi a banca e continuei a venda dos jornais. Com certeza a gente sente orgulho vendendo um jornal do nosso Estado. Onde já se viu uma banca de jornal sem jornal?”, brinca.
Há oito anos, Joaquina Pinheiro, 61, e José Luiz Ribeiro dos Santos, 64, assumiram a Banca de Prosa2, na praça Aníbal Antero Martins, e fizeram pedido para que o jornal A Tribuna pudesse ser vendido no local.
“As pessoas procuravam pelo jornal, então decidimos começar a trabalhar com ele. Me marcou muito a greve da PM aqui no Estado (2017). A gente vinha para a banca com medo, ainda assim as pessoas procuravam pelo jornal”, lembra Joaquina.
“Ganhei uma caneca de A Tribuna que eu guardo com carinho. É um jornal que passa credibilidade”, afirma.
Na rua Francisco Eugênio Mussielo, na Banca da Carol, Oldair Lana Christ, 50, há 23 anos vende o jornal A Tribuna.
Aos 66 anos, o vendedor Saulo Ximenes, da Banca do Estudante, na praça Regina Frigeri Furno, conta que há 19 anos vende o jornal no estabelecimento. “É um jornal relevante para o Estado”.
Projetos
Com mais de 30 mil edições impressas, o jornal A Tribuna, em 2022, passou a ter uma nova gestão e novos projetos, como “O que eu vi e vivi”, “A Tribuna nas Escolas”, “Vem pro Centro” e “Caçadores de Destinos”.
História
• Fundado em 22 de setembro de 1938, o jornal A Tribuna foi adquirido pelo Grupo João Santos em 1968. Três anos depois, passa a ocupar a sede atual, onde funciona a Rede Tribuna, na Ilha de Santa Maria.
• Em 1987, A Tribuna passa a ser impressa em formato tabloide.
• Em 2022, o Grupo João Santos conta com uma nova gestão. Paulo Narcélio Amaral e Guilherme Rocha são os novos diretores-executivos.
• Assume como superintendente de Comunicação da Rede Tribuna Alexandre Gabriel e como superintendente de Gestão Jorge Vital.
• Em 2023, são criados novos projetos como “A Tribuna nas Escolas” e o Tribuna Lab, espaço para produções multimídia.
• Tribuna Online se firma como um dos maiores portais de notícias do Estado.
• Novo aplicativo moderniza a leitura do jornal no celular.
Comentários