X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Disciplina de “Felicidade” criada na Ufes vira modelo no País

Hoje existe um curso de extensão aberto a qualquer pessoa em uma plataforma da universidade, com direito a certificado


Imagem ilustrativa da imagem Disciplina de “Felicidade” criada na Ufes vira modelo no País
Professora Valeschka Guerra diz que o enfoque é integrar os estudos sobre bem-estar e felicidade às abordagens tradicionais da Psicologia |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Debatida desde a época dos filósofos gregos, a felicidade é, sem dúvida, uma das maiores buscas humanas. Nas universidades, principalmente nos cursos de Psicologia, os estudos da área dão tom mais científico ao conceito e fazem sucesso.

Tanto que uma disciplina criada por uma professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) virou modelo no País.

Trata-se da disciplina “Psicologia Positiva”, ofertada aos futuros psicólogos formados pela instituição. Todo ano a disputa por uma das 30 vagas nas turmas da matéria é grande, conta a professora da Ufes e doutora em Psicologia Social pela Universidade de Kent, na Inglaterra, Valeschka Guerra.

A professora explica que o enfoque da disciplina é integrar os estudos científicos sobre o bem-estar e a felicidade às abordagens tradicionais da Psicologia. Ela explica o contexto de surgimento do movimento.

“A psicologia positiva é um movimento, ela não é uma abordagem. Ela surgiu no ano 2000 porque os cientistas da Psicologia percebiam uma necessidade de produção de conhecimento sobre bem-estar e felicidade. Esse é o enfoque da disciplina. Hoje, após 24 anos, temos uma grande produção acadêmica na área”.

Durante a pandemia, a professora sentiu a necessidade da população aprender mais sobre o bem-estar e a felicidade e passou a disponibilizar algumas aulas gravadas em casa no YouTube.

O sucesso foi tanto que, hoje, há um curso de extensão aberto à população sobre “Felicidade e Bem-Estar” na plataforma de cursos livres Moocqueca, da Ufes.

“Eu fico feliz, obviamente, porque eu estou conseguindo oferecer o que as pessoas estão precisando. Por outro lado, eu fico pensando: 'Meu Deus, quanta gente com dificuldade sobre isso!'. Isso fica muito óbvio no curso de extensão. Nós recebemos relatos por e-mail absolutamente maravilhosos, de pessoas que diziam que a vida estava difícil e precisavam daquele conhecimento”.

Conteúdo

O conteúdo do curso livre é gratuito e aberto à população, com direito a certificado. Para acessá-lo e se inscrever, basta acessar mooc.ufes.br.

“O conteúdo é o mesmo da disciplina que oferecemos na Ufes, com a única diferença que mudamos o enfoque. Na disciplina, penso em ensinar os conceitos para a atuação dos estudantes na Psicologia. No curso, a abordagem é para todos”, explicou.

Saiba mais

Psicologia Positiva

A psicologia positiva é um movimento que surgiu no ano 2000 porque os cientistas da Psicologia perceberam a necessidade de produção de conhecimento sobre bem-estar e felicidade. É o enfoque da disciplina.

Na Ufes, a disciplina é ofertada aos alunos de Psicologia e visa a formação profissional dos futuros psicólogos. A iniciativa já inspira outras universidades e é modelo para o País.

O sucesso da disciplina é tão grande que, hoje, há um curso de extensão aberto à população sobre “Felicidade e Bem-Estar” na plataforma de cursos livres Moocqueca, da Ufes.

Curso

O curso de extensão Psicologia da Felicidade e do Bem-estar busca apresentar o conhecimento construído pelas teorias e pesquisas da Psicologia Positiva, informando sobre emoções, saúde física e mental.

Além disso, o curso apresenta atividades práticas associadas a cada tema, permitindo que o participante faça escolhas baseadas em evidências acerca de comportamentos que se adequem à sua rotina de vida.

Curso é aberto a qualquer pessoa com interesse na área, não é exigido conhecimentos prévios. É gratuito.

Para acessá-lo e se inscrever, basta acessar mooc.ufes.br. Após a conclusão do curso, é possível emitir um certificado on-line e gratuito.

Fonte: Ufes e professora Valeschka Guerra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: