X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Digitar ou escrever à mão, o que é melhor para o cérebro?

Destacam-se entre eles ler com fluência, escrever com maior rapidez, aprimorar a aprendizagem e ainda potencializar a memória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Digitar ou escrever à mão, o que é melhor para o cérebro?
A empresária Roberta Drummond Modenesi, de 43 anos, disse que sempre incentivou o aprendizado de seus filhos por meio da criatividade, com a escrita de uma carta, desenho ou até mesmo uma arte. |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Dispositivos eletrônicos chamam a atenção de crianças, adolescentes e adultos quando se trata de comunicação e informação, e o uso crescente deles pode fazer com que a escrita à mão fique de lado. Seria essa troca benéfica?

A resposta é não, de acordo com um estudo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU). Publicado na revista científica Frontiers in Psychology, o resultado apontou que escrever com lápis ou caneta aumenta a conectividade cerebral em diferentes regiões do órgão, sendo que isso não foi observado com a digitação no teclado.

Em comunicado, a professora Audrey van der Meer, pesquisadora do cérebro na universidade e autora do estudo, afirmou que, com a escrita à mão, os padrões de conectividade cerebral são muito mais elaborados, o que é crucial para a formação da memória e codificação de novas informações.

No processo de aprendizagem, portanto, essa prática se mostra como fundamental. Katiane Bastos, coordenadora do segmento do ensino fundamental I da Escola Americana de Vitória, citou outros benefícios da ação para crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Digitar ou escrever à mão, o que é melhor para o cérebro?
Katiane Bastos diz que prática se mostra como fundamental no processo de aprendizagem |  Foto: Fábio Nunes/ AT

“A escrita pode desempenhar papel fundamental no desenvolvimento da autoexpressão, clareza de pensamento, processamento emocional e desenvolvimento de habilidades de comunicação, criatividade e imaginação, resolução de problemas, registro de experiências, entre outros”.

Já dentro do universo da escrita, a neuropsicopedagoga Janaina Spolidorio ressaltou a diferença entre a letra cursiva e a letra caixa alta.

“A escrita em caixa alta facilita ao professor analisar a evolução de escrita do aluno, mas não traz benefícios a longo prazo. Ela prejudica a fluência leitora e impede o corpo de se desenvolver como deve. Em contrapartida, a letra cursiva permite à criança uma desaceleração cerebral que proporciona maior atenção à escrita”, disse.

Incentivo

O fato de não tirar o lápis do papel até terminar a palavra faz com que não apenas a criança perceba mais facilmente onde começa e termina cada palavra (isso se torna dificuldade com a outra letra) como também trabalha com movimentos diversos que são a base da fluência leitora.

Em relação ao incentivo à escrita, Edna Tavares, doutora em Educação, pontuou que os adultos devem ser referência para inspirar crianças e adolescentes.

Saiba mais

Pesquisadores avaliaram 36 estudantes

- Pesquisa

Publicado na revista científica Frontiers in Psychology, um estudo mostrou que escrever com uma caneta aumenta a conectividade cerebral em diferentes regiões do órgão, o que não foi observado com a digitação no teclado.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram um total de 36 estudantes universitários com um eletroencefalograma (EEG), que é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral, captada por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.

Os estudantes foram acompanhados enquanto escreviam à mão e por meio da digitação.

- Diferença

A neuropsicopedagoga Janaina Spolidorio afirmou que, quando a criança escreve à mão, sua lição consegue melhorar as conexões neurais, ampliar a possibilidade de ler com fluência e escrever com maior rapidez, aprimorar a autonomia de aprendizagem e ainda potencializar a retenção mental.

Todos esses benefícios são diminuídos com o uso da tela, uma vez que estimula a falta de permanência de atenção, tem distrações com notificações e vem com tudo praticamente pronto.

Ela também comentou que a letra com caixa alta desenvolve parcialmente a escrita, enquanto a letra cursiva desenvolve integralmente a leitura e a escrita.

Apontou ainda sobre um dos mais curiosos estudos sobre os benefícios de letra cursiva. Ele explica que a letra cursiva consegue ativar no cérebro as mesmas conexões utilizadas na aprendizagem musical, acionando poderosos recursos de compreensão leitora.

- Incentivo

A doutora em Educação Edna Tavares afirmou que, no desenvolvimento infantil, cada criança apresenta tempo e ritmo diferenciados, sendo que o momento de aprendizado pode ser variável e influenciado por inúmeros fatores, tais como contato frequentes com livros, música, brincadeiras direcionadas e ambientes que facilitem a escrita , assim como a leitura.

Katiane Bastos, coordenadora do segmento do ensino fundamental na Escola Americana de Vitória, disse que existem várias maneiras lúdicas e criativas que os pais podem usar para incentivar a escrita em seus filhos como leitura em família, jogos de palavras, ilustração histórias, brincadeiras de fazer listas e construção de um diário pessoal.

No caso do incentivo para adolescentes, Edna disse que o diálogo sobre o tema é sempre o ponto de partida para obter sucesso nas relações. Quando o adolescente percebe, compreende e se certifica que escrever à mão pode ser benéfico e, inclusive, ajudar no processo de aprendizagem, de forma ampla e geral, é muito provável que desenvolva gosto em escrever.

Fonte: Especialistas consultadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: