Dia do Médico: mais esperança para pacientes com avanços da medicina
Nova tecnologia para cateterismos, vários tipos de laser e máquinas mais modernas para cirurgia robótica estão entre as inovações
Escute essa reportagem
Na data em que se comemora o Dia do Médico, os profissionais movidos pelo propósito de cuidar de vidas revelam avanços da medicina que têm dado mais esperança e melhores resultados a pacientes no Espírito Santo.
Na lista de novas técnicas e tecnologias, a cirurgia robótica. Entre os locais que realizam procedimentos com ajuda de robô cirurgião está o Hospital Santa Rita.
O uro-oncologista Sérgio Riguete Zacchi revelou que o Da Vinci XI é utilizado desde 2020 no hospital. “A cirurgia robótica chegou para revolucionar os procedimentos, permitindo realizar operações mais complexas com maior precisão e recuperação mais rápida”.
Guiado pelos médicos, os braços robóticos realizam cirurgias em diferentes áreas, como na urologia, oncologia, cirurgias ginecológicas, torácicas e abdominais. “Para se ter uma ideia, pacientes que realizam uma prostatectomia (cirurgia de próstata) têm alta no dia seguinte com a cirurgia robótica”.
Ele ainda apontou menores chances de resposta inflamatória e de afetar outros órgãos.
O cardiologista Denis Moulin Bayerl, coordenador do serviço de Hemodinâmica do Hospital Unimed Vitória, afirmou que os avanços nos últimos anos na área do cateterismo também têm mudado a história de pacientes.
“Hoje, conseguimos, por meio dos procedimentos realizados por cateter, fazer o tratamento de doenças complexas cardiovasculares, neurológicas e oncológicas”.
Ele revelou que, há alguns anos, cirurgias que eram “abertas”, mais demoradas, com incisões maiores, e com maior tempo de recuperação hoje já são feitas por meio de um cateter, com anestesia local, levando a uma recuperação mais rápida.
“Os resultados são excelentes. O Hospital da Unimed conta hoje com um dos mais modernos aparelhos de hemodinâmica do País, o que permite diagnósticos mais precisos e rápidos”.
O coordenador do serviço de Neurocirurgia do Vitória Apart Hospital, Fabrizio Schwab, destacou ainda os avanços para auxiliar os médicos durante cirurgias.
Entre as novidades, ele citou um novo microscópio adquirido recentemente pelo hospital. “Durante a cirurgia, é possível injetar um contraste e diferenciar uma lesão tumoral do parênquima cerebral (área onde não está o tumor). Além disso, permite que o cirurgião visualize em tempo real o fluxo sanguíneo pelo microscópio”.
Você sabia?
O número de cirurgias realizadas com o auxílio da plataforma robótica no Brasil saltou de 24 mil, em 2021, para 27 mil, em 2022, um crescimento de 12,5% em um ano, segundo representantes do setor no mercado.
Opiniões
Alguns avanços
Cirurgia robótica
As cirurgias robóticas já são realizadas no Espírito Santo desde 2020, voltadas para procedimentos em diferentes áreas da medicina.
Entre os locais, o Hospital Meridional Cariacica e o Hospital Santa Rita realizam os procedimentos.
Entre os benefícios dessas cirurgias estão menos sangramento, além de menor tempo de recuperação e de respostas inflamatórias.
Especificamente na cirurgia para câncer de próstata, redução dos riscos de disfunção erétil e de incontinência urinária.
Cateterismo
Procedimentos Na área do cateterismo também têm permitido avanços e evitado, em muitos casos, cirurgias “abertas”.
Hoje, há técnicas usadas para tratamento de doenças complexas cardiovasculares, neurológicas e oncológicas.
Entre os procedimentos estão os de troca valvar aórtica, implante de stents e aneurismas cerebrais.
Lasers
Na área da dermatologia e cirurgia plástica, novas tecnologias de lasers permitem melhores resultados para rejuvenescimento, contra a flacidez da pele e tratamento de manchas e cicatrizes.
Fonte: Médicos consultados.
Comentários