X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Delegadas explicam o que é importunação sexual

Crime ocorre quando o acusado pratica um ato libidinoso, como tocar ou apalpar sem a permissão da vítima


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Delegadas explicam o que é importunação sexual
Cantor MC Guimê e o lutador “Cara de Sapato” foram expulsos de programa de TV por importunação sexual |  Foto: Reprodução TV Globo

Por vezes, há  confusão entre os crimes de importunação sexual e assédio. Com a expulsão do cantor MC Guimê e do lutador “Cara de Sapato” de um reality show de televisão, por comportamentos sem o consentimento da mexicana Dania Mendez, o tema entrou em debate.

De acordo com as especialistas,  a importunação sexual é quando o acusado pratica um ato libidinoso como tocar, apalpar ou se masturbar sem a permissão da vítima. A pena para esse crime varia  de um a cinco anos de prisão.

Leia mais

MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB 23

Lexa pede tempo para si após MC Guimê ser acusado de assediar Dania no 'BBB 23'

Veja qual a diferença entre importunação sexual e assédio

Imagem ilustrativa da imagem Delegadas explicam o que é importunação sexual
"A mulher que for vítima de qualquer tipo de crime contra a dignidade sexual não deve se calar, deve denunciar” |  Foto: Arquivo/AT

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que, só no ano passado, o Estado registrou 218 ocorrências envolvendo importunação sexual e ofensiva ao pudor. Já em janeiro deste ano, foram registrados 15 casos, ao todo.

Em  2018, passou a vigorar a lei que incluiu  o crime de importunação sexual no rol dos crimes contra a dignidade. Hoje, a importunação sexual é crime.

A delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, reforçou que o    assédio sexual  consiste em constranger alguém com o intuito de obter vantagem  sexual, aproveitando-se da sua  condição superior em uma hierarquia. 

Já a gerente de Proteção à Mulher da Secretaria Estadual de Segurança Pública, delegada Michelle Meira, ressaltou que casos de assédio sexual acontecem mais em locais de trabalhos, em que os acusados, são em maioria, chefes.

A delegada Michelle Meira  diz que não é preciso ter prints de mensagens ou gravações dos assédios ou importunações, uma vez que esse  crime é praticado de forma oportuna e longe de testemunhas. A vítima pode relatar à polícia só com sua versão. A pena do assédio é  de um a dois anos de prisão. 

“Vale lembrar que, se houver o emprego, pelo autor, de violência ou grave ameaça para que a vítima pratique com ele conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso, poderemos ter configurada a prática de crime de estupro, cuja a pena é de reclusão, de seis a 10 anos”. 

A mulher que for vítima de qualquer  tipo de crime contra a dignidade sexual não deve se calar e deve usar as delegacias especializadas da mulher para denunciar e receber atendimento.  “Quanto  à importunação sexual, hoje essa conduta repugnante é crime, e o autor pode ser preso em flagrante”, conclui Cláudia.  

MC Guimê pede desculpas a Lexa

O cantor MC Guimê, eliminado de um reality show junto com o lutador  Antônio “Cara de Sapato” pediu desculpas à cantora Lexa, sua mulher, e suas ex-colegas no programa de TV, Dania e Bruna. 

Imagem ilustrativa da imagem Delegadas explicam o que é importunação sexual
"O assédio sexual e até o estupro são cometidos utilizando artifícios ardilosos e dificilmente com testemunhas" |  Foto: Antônio Moreira - Arquivo/AT

Guimê passou a mão no corpo de Dania Mendez, mexicana que entrou na casa para um intercâmbio, sem o consentimento dela. Já Cara de Sapato deu um beijo e fez contatos físicos forçados em Dania.

O MC também passou a mão em Bruna e tentou levá-la para o Quarto do Líder, mas ela se recusou. “Eu entendo a gravidade da situação. Venho aqui para me desculpar. Sinto muito por tudo que aconteceu no programa. Peço desculpas sinceras a Dania, a Lexa, a Bruna e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas”, disse Guimê.

“Essa jamais foi a minha intenção. Acredito que, com nossos erros, a gente pode aprender, evoluir. Estou aqui para isso. Estou disposto a isso, revendo todas as minhas atitudes. Estou muito triste com tudo que aconteceu”, ressaltou.

Ele disse que este é  um momento muito delicado para ele e para a Lexa, que ainda não se pronunciou sobre o casamento.

“Sei que ela está sofrendo. Eu a amo  muito e estou muito magoado por ter ferido-a e a magoado. Ela nunca mereceu isso. Ela me apoiou. Quando eu saí da casa, tive a oportunidade de ver tudo o que ela fez por mim. Espero que Lexa me perdoe. Já conversamos e vamos dar tempo ao tempo”, disse.

Cara de Sapato se manifestou sobre o caso no último sábado (18). O lutador se desculpou com a família da mexicana "e todas as mulheres que foram atingidas com essa minha atitude". Durante uma festa do BBB23, na quarta-feira (15), o lutador forçou Dania a beijá-lo e a entrar embaixo do edredom de um dos quartos.

"No momento eu não percebi que eu podia estar passando dos limites. Para mim é um momento de desconstrução, e nem sempre esse caminho é um botão liga e desliga. Eu precisei assistir tudo pra poder entender e daí poder ressignificar o meu olhar sobre isso. Eu sou um lutador e eu luto pelas boas causas. Eu aprendi tanto a comemorar as minhas vitórias, como aprender com meus erros e com as minhas derrotas, e é exatamente o que estou fazendo agora", afirmou.


Entenda


Importunação sexual

  • A importunação sexual é quando alguém pratica contra outra pessoa ato libidinoso, como apalpar ou tocar, sem a permissão da vítima.
  • Na prática: quando você fala “ele ficou esfregando o corpo em mim no ônibus” ou “alguém passou a mão em mim”, saiba que esse é um exemplo de importunação sexual, que se tornou crime em 2018. 
  • Isso aconteceu um ano após a repercussão  de um homem que ejaculou no pescoço de uma mulher em um ônibus, em São Paulo. 
  • Mesmo preso em flagrante, ele foi liberado depois de uma audiência de custódia, porque o juiz não entendeu que poderia ser enquadrado como crime de estupro.

Assédio sexual

  • O assédio sexual se configura quando há um constrangimento com o fim de ter vantagem sexual numa relação de cargo ou função.
  • Na prática: esse é o crime que acontece especialmente no ambiente de trabalho, quando quem o pratica tem uma posição de superioridade hierárquica em relação à vítima.
  • O objetivo é conseguir um favorecimento sexual por conta dessa posição e pode variar de abordagens grosseiras a propostas inadequadas que constrangem e amedrontam.

Estupro

  • Segundo o artigo 213 do Código Penal, o estupro é o ato de “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.
  • Na prática:  o agressor força a vítima a praticar um ato sexual contra a vontade dela usando, para isso, de violência, como um soco, ou grave ameaça, como, por exemplo, uma arma ou um aviso de que pode matar alguém próximo a ela. 
  • Pode ser considerado estupro mesmo que não haja penetração, como se costuma acreditar.
  • Fonte: Agência Brasil.

Leia mais

BBB 23: Cara de Sapato se pronuncia sobre acusações de importunação sexual

Acompanhe mais notícias do BBB23 aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: