De empresário a “doutor em vinhos”
Morador de Anchieta e empresário de hotelaria, Marcus Mezadri ganha título internacional de sommelier, que é inédito para o Espírito Santo
Escute essa reportagem
Um título inédito conquistado por um empresário de Anchieta, litoral Sul do Estado o transformou em “doutor em vinhos”, e o fez o único capixaba na lista de seis brasileiros com essa premiação.
O sommelier Marcus Vinícius Mezadri, de 41 anos, tem o título de sommelier Gradus, pela International Sommelier Guild (ISG), uma das mais reconhecidas escolas de sommeliers do mundo, representada no Brasil pela Celebrare Escola de Vinho.
“Venho trazer esse diploma para o Estado, e sou pioneiro aqui. São seis pessoas no total que possuem esse diploma no País, três paulistas, um do Rio Grande do Sul, e um de Brasília. Foram dois anos de estudos, e depois uma prova de três dias. São professores dos Estados Unidos e do Canadá que vieram aqui aplicar as provas. E tem prova teórica e prática”, explica.
Leia mais:
Histórias do padre que escapou de bombas na África
Feira em Vitória mostra novidades para bebês
“É um imenso orgulho e uma honra ser o primeiro e único capixaba a alcançar esse nível de certificação internacional”, contou.
Empresário de hotelaria, Mezadri destaca ainda que precisou acertar os rótulos de cada vinho em uma prova às cegas.
“Na prova às cegas, tive que provar o vinho e declarar a uva, a região que servem o vinho, e indicar os pratos que harmonizam com a bebida. Nome do produtor e safra também. A aprovação só vem ao acertar acima de 70% da prova, e foi necessário muito conhecimento e beber muito vinho para entender a bebida através do paladar”, completa Mezadri.
Interesse
O sommelier se interessou pela profissão após viagem a Barcelona, na Espanha, onde ele e um amigo que já tomava vinho foram apresentados a tomar um vinho rose, porque harmonizaria com a paella que pediram em um restaurante.
“Percebi ali um terceiro sabor sensacional, e entendi que o vinho sozinho era uma coisa, e acompanhado da comida era outra coisa diferente. Mas para isso, teria que ser um vinho que harmoniza com o que está comendo. E por isso decidi em 2012, que passaria a estudar vinhos”, revela Mezadri.
Confraria criada em Iriri
Ao voltar para o Estado, Marcus Vinícius Mezadri conta que passou a pesquisar sobre sommelier, e a se inscrever em cursos. Foram várias formações, entre elas, pela Associação Brasileira de Sommeliers, Wine & Spirit Education Trust.
Mezadri fundou uma confraria em Iriri, balneário onde é hoteleiro, para fazer comidas e harmonizar com os vinhos. Ele e os amigos passaram a provar várias bebidas, e descobrindo sabores, entenderam o que Mezadri descobriu em Barcelona, sobre o terceiro sabor, que é o vinho harmonizado com a comida.
Depois do título, Mezadri agora quer passar no teste para dar aula, e oferecer certificado para outras pessoas, além de treinar equipes, desde o garçom aos chefes, criar cartas de vinhos, para que mais pessoas possam se apaixonar pelo universo do vinho.
Leia mais:
Enfermeiros do ES iniciam greve para reivindicar pagamento do piso salarial
O que idosos devem fazer para garantir 10 direitos exclusivos
Comentários