X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cuidado com os emojis que você usa nas redes sociais!

Novos significados dados pelos mais jovens para as famosas “carinhas” podem causar confusão na hora de se comunicar


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cuidado com os emojis que você usa nas redes sociais!
Monique Broco mostra alguns emojis que utiliza e diz que alguns deles ela não envia para pessoas mais velhas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Nas mãos da geração Z – pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 até o início da década de 2010 – os emojis passaram a ter outros significados, diferentes dos originais e habitualmente utilizados.

Essa divergência na atribuição de sentido pode causar confusão, inclusive, na comunicação entre gerações. Um desses exemplos é o emoji de caveira que, para os mais jovens, expressa a ideia de “morrer de rir”.

A modelo Monique Broco, de 20 anos, conta que já utilizou esse emoji diversas vezes, sempre com esse sentido. “Costumo não usar emojis assim com pessoas mais velhas por entender que eles podem não compreender da mesma forma”, ressaltou.

Outros emojis também ganharam novas atribuições, como o “joia”, o “palhaço” e o “fogo”, que ganharam significados que estão longe de serem óbvios à primeira vista.

Para a geração Z, o joinha ganhou sentido de resposta sarcástica de indiferença. Já o palhaço expressa que a pessoa foi “feita de palhaça” e o fogo tem o significado de “chama”, no sentido de chamar.

A professora de Redação Lorena Altoé, da Escola Crescer PHD, conta que essa divergência no sentido dos emojis pode causar ruído na comunicação.

“Quando usamos um emoji estamos nos comunicando, assim como fazemos quando mandamos uma mensagem de texto. Então, a interpretação vai ter um papel fundamental. Quando uma das partes não entende o sentido de algo, a informação poderá ser recebida de maneira errada”, ressalta.

Thais Leticia Pinto Vieira, professora do Departamento de Design da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conta que essa divergência na significância das coisas sempre existiu, e que não seria diferente com os emojis.

“Esse distanciamento é, de certa forma, uma contestação, uma forma de criar um muro de separação com os mais velhos. Isso sempre esteve presente em tudo, principalmente na forma de se comunicar. Isso faz parte do processo dessa diferenciação geracional mesmo”, observa.

Novo

Ela continua: “É uma forma de romper essa relação, mostrando que o jovem está chegando com o novo. Algumas vezes, alguns jovens querem, inclusive, colocar como se esse novo fosse melhor. Nem sempre é, mas às vezes é”.

Fique por dentro

Caveira

Na visão da geração Z, o emoji é usado para expressar o sentimento de “morrer de rir”, como se algo fosse tão engraçado que a pessoa morresse sem ar.

Chorando de boca aberta

O significado mais intuitivo com esse emoji é pensar na tristeza, já que representa uma pessoa chorando.

Mas os jovens o usam para expressar alegria, quando algo é tão bom que leva a pessoa às lágrimas.

Outro uso é feito para expressar “fofura” por algo ou alguém, como um bebê dando risada ou um filhotinho de cachorro.

Joinha

Utilizado usualmente como se fosse uma mensagem de “ok”, o joinha nas mãos da geração Z funciona como uma resposta sarcástica de indiferença. Como se a pessoa que mandou o ícone quisesse deixar claro que está desconfortável com aquilo.

Palhaço

O emoji de palhaço é um dos mais intuitivos — e também um dos mais usados entre os jovens.

Quando usado em mensagens, ele tem o significado de expressar que a pessoa foi “feita de palhaça”, ou seja, se sentiu enganada ou usada de alguma forma.

É uma forma de expressar por emojis a expressão “cara de palhaço”.

Fogo

Entre os jovens, o fogo tem o significado de “chama”, do sentido do verbo “chamar” mesmo.

Além disso, serve para expressar o sentimento de desejo por outra pessoa, mais picante, indicar que ela é bonita e pedir que ela “te chame” para conversar.

Olhos

Outro emoji que é muito popular entre a geração Z são os dois olhinhos. Se antes eles eram usados somente para expressar curiosidade, hoje os jovens o utilizam como um sinônimo de atenção ou “estar atento” a algo. Isso varia desde estar interessado para saber uma informação nova e até para flertar com outra pessoa, em busca de novidades.

Dois olhos e uma boca

A combinação dos dois emojis é uma forma engraçada de expressar choque ou surpresa.

É uma evolução dos emojis que expressam esse sentimento, como o “espanto”.

Caubói

Apesar da fama de ser mais pessimista, a geração Z sabe mostrar certo otimismo quando quer.

Uma das maneiras de expressar isso é usando o emoji de caubói, só que de forma irônica. É um pensar positivo mesmo quando a situação é caótica e muito ruim.

Pessoa em pé

Se tem um emoji que deixa muita gente confusa é o da pessoa em pé. Entre os jovens, ele serve para reagir de forma neutra a algo que foi mandado por mensagem como uma informação exagerada ou absurda, como se, para eles, não fosse nada demais.

Fonte: Pesquisa AT e entrevistados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: