Crea aponta falhas no Terminal de Itaparica, até furos em lona
Escute essa reportagem
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no Terminal de Itaparica, Vila Velha, na manhã desta segunda-feira (8), para realizar uma vistoria após alagamentos e goteiras, durante as chuvas que atingiram o Estado neste fim de semana, e encontraram diversas falhas na execução do projeto.
Neste domingo (7), usuários do transporte coletivo que estavam no local relataram que o terminal estava com goteiras que deixaram o piso molhado e com pontos de alagamentos. Algumas colunas que foram construídas para escoar a água da chuva, inclusive, foram isoladas com fitas devido ao alagamento no entorno delas.
De acordo com o engenheiro responsável pela vistoria, Giuliano Battisti, entre as irregularidades, a equipe técnica do órgão encontrou até furos nas lonas que cobrem o terminal. No entanto, ele afirma que essas frestas são apenas parte da lista de falhas encontradas na estrutura e não a causa principal do problema.
Segundo o Crea-ES, o que causou os alagamentos no piso e o contato da água com pilares, foi uma soma de fatores.
"Foram detectadas anomalias, gotejamentos e vazamentos diversos nos cones interligados à membrana de cobertura do Terminal, ocasionados por deficiências de vedações, ineficiência de soldagens e ausência de impermeabilizações, além de uma drenagem insuficiente que ocasionaram alagamentos no piso e o contato da água com pilares, estruturas metálicas e instalações elétricas", disse o órgão, por meio de nota.
De acordo com o Conselho Regional, esses fatores associados, além de expor as estruturas físicas à corrosão e à deterioração, também colocam em risco os usuários do Terminal de Itaparica, por estarem sujeitos a escorregões em pisos molhados e choques elétricos.
No comunicado, o Crea-ES destaca que já pediu, para as empresas responsáveis pela elaboração e execução da obra, os projetos com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), os comprovantes de registro e visto no Conselho, além de justificativas relacionadas às falhas encontradas.
O órgão ainda afirma que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) também foi acionado para que o problema seja resolvido.
"O não atendimento às solicitações do Conselho pode resultar em autuações e até mesmo em infração ao Código de Ética Profissional. O relatório final da vistoria técnica e fiscal realizada nesta segunda (8), no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, será concluído na próxima semana", diz a nota.
Outro lado
O DER-ES foi procurado pela reportagem do Tribuna Online e, por meio de nota, respondeu que também já notificou a empresa responsável pela obra e que ela já está no terminal executando os reparos necessários.
Leia a nota na íntegra:
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que já notificou a empresa que executou a obra e a mesma já se encontra no terminal executando os reparos necessários. Em relação à visita do Crea ao Terminal, o DER informa também que aguarda o recebimento da documentação da visita do Conselho para se manifestar sobre o assunto.
Comentários