X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Crea aponta falhas no Terminal de Itaparica, até furos em lona


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Crea aponta falhas no Terminal de Itaparica, até furos em lona
O novo terminal vai voltar a receber as 32 linhas de ônibus do Sistema Transcol a partir de segunda-feira (25) |  Foto: Ana Carolina Favalessa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no Terminal de Itaparica, Vila Velha, na manhã desta segunda-feira (8), para realizar uma vistoria após alagamentos e goteiras, durante as chuvas que atingiram o Estado neste fim de semana, e encontraram diversas falhas na execução do projeto.  

Neste domingo (7), usuários do transporte coletivo que estavam no local relataram que o terminal estava com goteiras que deixaram o piso molhado e com pontos de alagamentos. Algumas colunas que foram construídas para escoar a água da chuva, inclusive, foram isoladas com fitas devido ao alagamento no entorno delas.

De acordo com o engenheiro responsável pela vistoria, Giuliano Battisti, entre as irregularidades, a equipe técnica do órgão encontrou até furos nas lonas que cobrem o terminal. No entanto, ele afirma que essas frestas são apenas parte da lista de falhas encontradas na estrutura e não a causa principal do problema.

Segundo o Crea-ES, o que causou os alagamentos no piso e o contato da água com pilares, foi uma soma de fatores.

"Foram detectadas anomalias, gotejamentos e vazamentos diversos nos cones interligados à membrana de cobertura do Terminal, ocasionados por deficiências de vedações, ineficiência de soldagens e ausência de impermeabilizações, além de uma drenagem insuficiente que ocasionaram alagamentos no piso e o contato da água com pilares, estruturas metálicas e instalações elétricas", disse o órgão, por meio de nota.

De acordo com o Conselho Regional, esses fatores associados, além de expor as estruturas físicas à corrosão e à deterioração, também colocam em risco os usuários do Terminal de Itaparica, por estarem sujeitos a escorregões em pisos molhados e choques elétricos.

Imagem ilustrativa da imagem Crea aponta falhas no Terminal de Itaparica, até furos em lona
Usuários reclamam de goteiras no novo terminal de Itaparica |  Foto: Reprodução

No comunicado, o Crea-ES destaca que já pediu, para as empresas responsáveis pela elaboração e execução da obra, os projetos com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), os comprovantes de registro e visto no Conselho, além de justificativas relacionadas às falhas encontradas.

O órgão ainda afirma que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) também foi acionado para que o problema seja resolvido.

"O não atendimento às solicitações do Conselho pode resultar em autuações e até mesmo em infração ao Código de Ética Profissional. O relatório final da vistoria técnica e fiscal realizada nesta segunda (8), no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, será concluído na próxima semana", diz a nota.

Outro lado

O DER-ES foi procurado pela reportagem do Tribuna Online e, por meio de nota, respondeu que também já notificou a empresa responsável pela obra e que ela já está no terminal executando os reparos necessários.

Leia a nota na íntegra:

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que já notificou a empresa que executou a obra e a mesma já se encontra no terminal executando os reparos necessários. Em relação à visita do Crea ao Terminal, o DER informa também que aguarda o recebimento da documentação da visita do Conselho para se manifestar sobre o assunto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: