X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Contra gripe aviária: Espírito Santo vai intensificar fiscalização nas granjas

Segundo a secretaria de Agricultura, medidas de segurança foram reforçadas desde 2023, quando o Estado teve casos de influenza em aves silvestres


Ouvir

Escute essa reportagem

Com caso da gripe aviária confirmado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, as ações de fiscalização em aviários serão intensificadas no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, afirmou que, desde maio de 2023, quando o Estado teve identificado casos de influenza em aves silvestres de migração, já foram reforçadas as medidas de segurança.

Na época, foi criado um Comitê Gestor de Enfrentamento da Gripe Aviária, constituído por secretarias e órgãos estaduais, além de representantes do Ministério da Agricultura e dos produtores.

“Em reunião esta semana, encaminhamos medidas a serem tomadas. Uma delas, será a intensificação da fiscalização dos aviários comerciais. Vamos verificar o cumprimento das regras, que são rigorosas para garantir a segurança”.

Ele pontuou que são muitos os cuidados tomados. “Por exemplo, hoje, todos os locais são telados, o que protege quanto a entrada de aves silvestres. Além disso, tem todos os cuidados de higienização”.

LEIA TAMBÉM: Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?

O diretor-executivo da Associação dos Avicultores do Estado, Nélio Hand, pontuou que, do frango produzido no Espírito Santo, 70% é destinado ao mercado interno. O restante vai para outros estados e apenas 2,5%, são exportados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: