X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?

Segundo especialistas e representantes do governo estadual e federal, não há problema. Transmissão para humanos é rara


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?
Aves em granja: animais que estiverem doentes ou que aparecerem mortos não devem ser manuseados |  Foto: Divulgação/Assessoria

A confirmação da gripe aviária (H5N1) em uma granja comercial gaúcha, anunciada na última semana pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, tem gerado dúvidas sobre o consumo de frango e ovos. Afinal, tem risco consumir esses itens?

Segundo especialistas e representantes do governo estadual e federal, não há riscos. O infectologista e consultor médico do Laboratório Pretti, do Grupo Fleury, Celso Granato, explicou que a transmissão do vírus para o ser humano não é frequente.

“Os pouquíssimos casos nos Estados Unidos, por exemplo, foram de pessoas que trabalham nesses criadouros. Além disso, para transmitir da ave para o ser humano o vírus tem que sofrer uma série de mutações. Para passar de ser humano para outro ser humano, outras mutações devem ocorrer. A transmissão é baixa”.

Quanto ao consumo de alimentos como carne e ovo, ele ressaltou que não há risco. “Não há risco, até porque não comemos carne de galinha crua. Cozinhar a carne e o ovo já eliminaria o vírus”.

Ele reforçou, no entanto, os cuidados ao encontrar aves caídas no chão. “Nesse caso, não devem manusear de forma alguma”.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, enfatizou que a transmissão por alimentos nunca foi verificada em 19 anos, desde que o vírus começou a circular – em 2006

“Além disso, os casos entre aves e humanos são raros. Desde 2006, são menos de 900 casos no mundo todo. Na América do Sul, três apenas. E essa transmissão de aves para humanos só ocorreu em tratadores, granjeiros, veterinários, que tiveram algum contato com secreções e outros resíduos do animal”.

Ele reforça que os embargos de comércio internacional sobre a carne e ovos brasileiros fazem parte das práticas em relações comerciais adotadas por vários países. “Isso não quer dizer que o consumo da carne tem risco, mas faz parte de protocolos internacionais que estabelecem embargos em caso de surto de doenças em um país. É uma proteção, mas geralmente revertida após comprovação da segurança”.

O diretor-executivo da Associação dos Avicultores do Estado (Aves), Nélio Hand, também frisou que não há riscos no consumo de ovos e carne de frango.

“A população pode consumir esses produtos sem qualquer preocupação, preparando devidamente através de processo de cocção de preferência. Importante que se observe a procedência desses produtos, se são oriundos de estabelecimentos devidamente inspecionados pelo serviço de inspeção sanitária oficial”.

Imagem ilustrativa da imagem Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?

TIRE SUAS DÚVIDAS

1. É seguro consumir carne e ovo após confirmação do vírus no País?

Sim. Segundo especialistas, a gripe aviária não é transmitida para pessoas pelo consumo de carne ou de ovos, até porque eles são consumidos cozidos.

2. Ainda posso comer o ovo cru?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) afirmam que frango e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente e cozidos. Segundo a OMS, o consumo de carne e ovos crus ou mal cozidos de áreas com surtos de gripe aviária deve ser evitado. Animais que estão doentes ou que morreram inesperadamente não devem ser consumidos.

3. O risco do consumo destes alimentos pode aumentar?

Não há risco com relação ao consumo. Um dos problemas que podem surgir no País, no entanto, é a possibilidade da situação se disseminar de forma semelhante ao que ocorreu nos Estados Unidos, o que pode afetar a produção de ovos e, consequentemente, elevar o preço do alimento.

4. O que é o H5N1?

é uma variante do vírus da gripe comum. O H5N1 circula desde 2006. No Brasil, há registro em animais silvestres desde 2023, quando houve a confirmação da doença no Espírito Santo. Houve casos em ao menos sete estados, mas não chegou a atingir até então a avicultura comercial.

5. A doença é transmissível para humanos?

Sim, mas os casos de transmissão da doença para seres humanos acontecem por contato direto com secreções de aves infectadas, como fezes e sangue. Por isso, casos estão relacionados a pessoas que trabalham e manuseiam o animal. A doença se manifesta como uma gripe.

Imagem ilustrativa da imagem Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?

6. Se não há risco, o que explica os embargos comerciais?

Os países têm políticas de suspensão de importações de lugares onde houve detecção de gripe aviária para evitar a entrada do vírus em zonas livres da doença. Os embargos fazem parte das relações comerciais em caso de detecção de doenças.

Imagem ilustrativa da imagem Há risco de consumir carne de frango em meio aos casos de gripe aviária?

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: