Ciclone extratropical no Sul do País vai afetar o ES?
Ciclone vai causar ventos de mais de 110 km/h em cidades do Sul do Brasil
Escute essa reportagem
A formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deixou em alerta os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir deste desta terça-feira (11). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que esse sistema se intensifique a partir de quarta-feira (12) com rajadas de vento que podem superar os 110 km/h.
Esse ciclone extratropical está associado a uma frente fria que deve avançar de forma continental pelo País ao longo da quinta-feira (13), atingindo áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.
Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui
Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País no decorrer da quinta-feira. Em alguns estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste as temperaturas vão ser derrubadas, com uma queda de até 12ºC em relação a registrada no dia anterior.
A expectativa do Inmet é de que esse ar frio alcance os municípios da região Sul do Espírito Santo na sexta-feira (14).
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ventos fortes a partir da manhã de quinta-feira no litoral capixaba. De acordo com o aviso, a passagem do ciclone deve afetar a faixa litorânea entre os estados de São Paulo e Espírito Santo, de São Sebastião (SP) até São Mateus, no Norte capixaba.
A velocidade dos ventos pode chegar a 74 km/h nessas áreas, segundo a Marinha.
Apesar do ventos fortes e da queda na temperatura, não há previsão de chuva forte para as cidades do Espírito Santo.
Leia mais
Apesar da frente fria, semana será de sol e temperaturas altas no ES
Espírito Santo registra maior percentual de área com seca no sudeste em maio
Comentários