Comerciante morre e trânsito no ES já registra 715 vítimas em 2025
Silvio Cesar Oliveira foi atropelado por um caminhão enquanto pilotava uma motoneta na Serra, cidade com o maior número de casos

Pelo menos 715 mortes no trânsito foram registradas este ano no Estado. Uma das vítimas é o comerciante Silvio Cesar Oliveira, de 58 anos, que foi atropelado por um caminhão de coleta de lixo da prefeitura, em um cruzamento do bairro Jardim Atlântico, na Serra, enquanto pilotava uma motoneta.
O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jacira e João Germano de Melo, por volta das 15 horas de quarta-feira.
“Durante a ocorrência, o motorista do caminhão disse que o condutor da moto tentou frear ao se aproximar, mas acabou perdendo o controle, caiu e parou embaixo do veículo maior. O condutor do caminhão fez o teste do bafômetro, que deu negativo”, relatou o primeiro-tenente Vitor Braga, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Segundo ele, o motorista do caminhão disse à polícia que tentou frear, mas não conseguiu a tempo.
Em nota, a prefeitura da Serra informou que “lamenta o ocorrido”, que a empresa de coleta de resíduos já foi notificada e que “prestará toda a assistência necessária à família envolvida”.
A Polícia Civil informou que o motorista do caminhão foi “conduzido à Delegacia Regional da Serra, onde foi ouvido e liberado”, uma vez que “não havia indícios de cometimento de crime que justificassem a prisão em flagrante”.
O caso seguirá em investigação pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito.
Com 63 mortes, a Serra é o município do Estado com o maior volume de acidentes de trânsito fatais, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
O grande número de veículos pesados que transitam nas vias da cidade diariamente pode explicar o fato, pontua o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.
“A Serra é uma cidade com um grande polo industrial, e também é cortada pela BR-101. Caminhões de todo o Brasil passam pela cidade, o que aumenta a incidência de sinistros no trânsito”.
Uma dica para evitar acidentes é “sair de casa 15 minutos antes do horário que está acostumado. Isso permite que o deslocamento seja feito com mais tranquilidade frente a imprevistos”, disse Givaldo.
Números
Acidentes fatais no Estado
749 mortes foram registradas entre janeiro e setembro de 2024, frente a 715 este ano, o que indica 34 mortes a menos em 2025.
Maior número na Serra
63 acidentes fatais foram registrados na Serra este ano, município do Estado que concentra o maior volume de ocorrências.
Homens e motociclistas
2/3 de vítimas de acidentes ocorridos entre janeiro e julho deste ano eram motociclistas. A maioria das vítimas é do gênero masculino (85%).
Menos feridos no Estado
11.745 pessoas tiveram ferimentos em acidentes de trânsito entre janeiro e setembro de 2025, desde machucados leves até sequelas graves.
No mesmo período do ano passado, o Estado registrou 15.954 acidentados.
4.209 pessoas a menos sofreram ferimentos em 2025, uma redução de 26,4% nesse tipo de registro.
Fonte: Detran-Es.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários