X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cinco maiores desafios dos casais na vida moderna

Pesquisa aponta que falta de tempo e excesso de rede social são as dificuldades que mais têm incomodado nos relacionamentos


Imagem ilustrativa da imagem Cinco maiores desafios dos casais na vida moderna
A advogada Ellen Karla Peixoto, de 27 anos, e o inspetor de qualidade Halison Ramos, 31 vão comemorar 8 anos de casados |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Estar em um relacionamento é como montar um quebra-cabeça: é preciso paciência, perseverança e colaboração mútua, segundo especialistas. Só que há desafios que podem atrapalhar esse “jogo de encaixe”. 

Mas o que tem atrapalhado os relacionamentos? Casais do Estado listaram, em pesquisa feita pelo  Projeto de Pesquisas do Curso de Administração da UVV, em parceria com A Tribuna, os cinco maiores desafios que enfrentam na atualidade. 

Leia mais sobre Cidades aqui

Falta de tempo como casal e excesso de rede social foram apontados pelos entrevistados, com 73,8% e 72,8%, respectivamente, como dificuldades que mais têm incomodado nas relações.

Conflitos com familiares e parentes (58,1%), insatisfação com a frequência sexual (47,5%) e não saber ceder (41,3%) também estiverem no topo da lista. Foram ouvidas 320 pessoas, entre os dias 29 e 31 de maio.

“A pesquisa aponta justamente o que vem acontecendo: excesso de redes sociais, falta de tempo e dificuldades que o casal enfrenta por causa do trabalho. Também chamou a atenção os conflitos com a família”, afirma o professor e coordenador da pesquisa, Fabrício Nunes Azevedo.

A psicanalista, terapeuta de casal e sexóloga Lucimei Couto acredita que conseguir tempo de qualidade depende, exclusivamente, da prioridade do casal. “Sempre recomendo que os casais tirem um tempo periódico, específico e planejado para se recarregar como casal”.

Para o psicólogo Alexandre Brito, é fundamental que os casais saibam administrar o tempo juntos. 

“É preciso estar presente não apenas fisicamente, mas dando atenção ao outro e investindo na relação. Hoje em dia, dar atenção e se fazer presente são verdadeiros gestos de amor”, destaca.

A psicóloga e sexóloga Marcelle Paganini frisa que o casal precisa compreender, por exemplo, como o excesso de rede social impacta a relação. Ela afirma que o assunto é tema recorrente entre os seus pacientes.

“Geralmente, o problema é justamente em um não perceber o quanto isso impacta, por conta do outro não saber se fazer entendido. Com diálogo e disposição, um casal consegue tudo”.

Momentos a dois

Prestes a completar oito anos de casados, a advogada Ellen Karla Peixoto, de 27 anos, e o inspetor de qualidade Halison Ramos, 31, precisaram lidar com as divergências de opiniões logo no início do casamento. “Precisamos ter a consciência de que estamos em um casamento para fazer o outro feliz. Cada um fazendo o outro feliz, os dois serão felizes”.

Com um filho de 6 anos, o casal teve de enfrentar, durante cinco anos,  a falta de tempo. “O Halison, muitas vezes, teve de dormir no trabalho, fazer horas extras, até nos finais de semana”. Agora, o casal  trabalha junto e sempre prioriza ter tempo a sós. Eles também ministram cursos para casais na igreja.

Leia mais

Clima de festa junina nas padarias!

Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais

Viagens e gestos

Com personalidades, costumes e temperamentos diferentes, a psicóloga Kássia Almondes, de 27 anos, e  o analista de comunicação Juliano Araújo, 30, afirmam que saber lidar com todas essas divergências para ter um lar harmonioso é um desafio. 

“Os atritos acontecem, mas, no final,  as coisas se alinham e tiramos como lição”, afirma Juliano.  Com quatro anos de relacionamento e um ano de casados, eles usam  algumas estratégias para manter o romantismo. “O final de semana é nosso e sempre buscamos viajar. Temos alguns gestos do cotidiano que são pequenos atos que demonstram o cuidado e carinho um pelo outro”, explica.


Fique por dentro

A pesquisa

Foi elaborada em parceria com o Projeto de Pesquisas do Curso de Administração da UVV, entre os dias 29 e 31 de maio.

O levantamento foi feito pela internet. Foram ouvidas 320 pessoas, sendo 64,4%  mulheres e 35,6% homens.  

O estudo foi feito com pessoas acima dos 20 anos. A maioria dos entrevistados (47,2%) tinha entre 31 e 50 anos. 

Imagem ilustrativa da imagem Cinco maiores desafios dos casais na vida moderna
|  Foto: -

Saiba mais

Para a pesquisa ser feita, psicólogos e terapeutas de família listaram os 20 desafios que os casais mais abordam em consultório e acabam sendo incômodos no relacionamento. Com esse levantamento feito pela reportagem de A Tribuna junto aos profissionais, a UVV fez a pesquisa. Além dos cinco desafios mais apontados, outros 15 faziam parte do levantamento:

Imagem ilustrativa da imagem Cinco maiores desafios dos casais na vida moderna
|  Foto: -

Leia mais

Caminhar 20 minutos em ritmo intenso protege o coração

Coronel do ES lança livro sobre história da PM

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: