Clima de festa junina nas padarias!
Bolos de pamonha, de paçoca e de pé de moleque, além de papa e canjica, já podem ser encontrados também nas confeitarias
Escute essa reportagem
A temporada de arraiás já começou! Quem não consegue resistir às delícias dos festejos juninos já pode encontrar opções em padarias, confeitarias e lojas de bolos. Há desde os quitutes tradicionais até receitas que surpreendem.
Na padaria Pão Francês, em Jardim Camburi, a proprietária Angélica Ferraz Batista contou que uma vez por semana está sendo montada uma mesa temática.
No cardápio, as cocadas e os pés de moleque estão entre os preferidos. Mas há bolos de milho com goiabada, fubá, além de canjicão, cuscuz e papa de milho.
A padaria Milano, em Maruípe, também terá uma linha de produtos típicos a partir da próxima semana. Haverá opções de pronta-entrega, além de encomendas.
Entre as novidades, haverá torta de paçoca, de milho verde, bolo de paçoca e de pé de moleque.
Na panificadora Futura, em Cariacica-Sede, as delícias típicas de festa junina já estão na produção diária, como broas de milho, amendoim crocante, papa de milho, cocada, caldo verde e o novo bolo de pé de moleque caseiro.
Entre as novidades, está também o bolo piscina de papa de milho, feito com recheio de papa e de ninho. O quitute está sendo feito às sextas-feiras ou sob encomenda.
O presidente do Sindicato da Indústria da Panificação do Espírito Santo (Sindipães) e proprietário da Ledut Casa de Pães, Ricardo Augusto Pinto, explicou que a temporada de festas juninas é a segunda melhor data de vendas, atrás apenas das festas de fim de ano.
Normalmente, segundo ele, as padarias esperam passar o Dia dos Namorados para enfatizar a data, mas há aquelas que já entraram no clima, com quitutes, decoração e até funcionários caracterizados.
“Oferecemos aos nossos clientes uma variedade de caldos e doces, como cocada, pé de moleque, canjica, arroz-doce, entre outros. Também há bolos que têm na maioria das vezes como base o milho, o amendoim e a goiabada.”
Ele também pontuou que entre as bebidas que não podem faltar nessa época estão o famoso quentão e o leite queimado, que é cortesia em algumas padarias.
Bolo de pamonha faz sucesso

É só o mês de junho se aproximar que a proprietária da É Tudo Delícia, Bruna Magalhães, já inclui no cardápio receitas especiais para a época das festas juninas.
“Além da linha de bolos caseiros tradicionais, fazemos, entre o final de maio até meados de agosto, o nosso 'Arraiá Delícia'. Entre os preferidos está o bolo de pamonha dentro da palha de milho. Além de saboroso, é lindo para ir na mesa de festejos. Temos a opção sob encomenda também do bolo de pamonha salgado, com a massa de milho, com calabresa e queijo”, contou.
Ela ainda oferece bolos como de paçoca e pé de moleque, além de itens individuais no copo, como canjica de doce de leite, cuscuz de tapioca com leite condensado e arroz-doce.
Cardápio junino de delícias

O clima dos arraiás chegou na padaria Panzzone, em Vila Velha. O cardápio junino já foi lançado, com produção diária de itens típicos.
Em algumas datas também acontece um festival junino, com uma mesa especial recheada de produtos como bolos de paçoca e de churros, além de papa de milho, cuscuz, mingau de tapioca, e uma tradição capixaba: o muxá.
Entre os funcionários já preparados para as festividades estão Emílio Sergio da Silva e Débora Cruz.
Leia mais
Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais
Caminhar 20 minutos em ritmo intenso protege o coração
Algumas opções para saborear
Bolo piscina de papa de milho

Além de servirem a tradicional papa de milho, padarias também têm inovado com produtos inspirados na delícia.
Entre as opções, há até bolo piscina de papa de milho, com recheio de ninho com a papa. Entre os locais que oferecem está a panificadora Futura, em Cariacica-Sede.
Bolo de pé de moleque

O tradicional pé de moleque também tem sido vendido em outros formatos nas padarias da Grande Vitória. Os bolos podem ser comprados em vários estabelecimentos, como na padaria Milano, em Maruípe.
Bolo de pamonha na palha

Charmoso para ir à mesa, o bolo de pamonha é servido com a palha do milho. Há também versões salgadas do bolo à base de milho, com calabresa e queijo.
Bolo de paçoca

Também à base de amendoim, as paçocas estão inspirando bolos, com recheio ou cobertura, do doce típico dos arraiás.
Canjica de doce de leite
A canjica, ou canjicão, já tem versões tradicionais com e sem amendoim, mas têm ganhado também versões com doce de leite, como é encontrada na casa de bolos É Tudo Delícia, em Bento Ferreira.
Pé de moleque e cocadas

Os doces das festas juninas também têm sido vendidos em versões tradicionais ou gourmet nas padarias. Na Pão Francês, estão entre os mais procurados.
Fonte: Ledut Casa de Pães, É Tudo Delícia, padaria Pão Francês, padaria Milano, panificadora Futura e Panzzone.
Leia mais
Coronel do ES lança livro sobre história da PM
Vida sexual pode indicar crise da relação, segundo especialistas
Comentários