Cidades Excelentes: projetos ajudam a transformar e melhorar os serviços públicos
Chegando a sua 5ª edição, o prêmio celebra as melhores práticas de gestão pública entre os 5.568 municípios brasileiros
Transformar a gestão pública é um desafio que une inovação, eficiência e compromisso com as pessoas. Projetos que melhoram os serviços oferecidos à população mostram que é possível fazer diferente — e fazer melhor.
Há mais de cinco décadas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é um dos protagonistas dessa jornada, impulsionando o crescimento socioeconômico do Estado e apoiando iniciativas que geram impacto real nas cidades capixabas.
Alinhado a iniciativas que combinam inovação e eficiência, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, destaca o Desenvolvimento Socioeconômico e a Ordem Pública como pilares do avanço sustentável dos municípios.
Chegando a sua 5ª edição, o prêmio celebra as melhores práticas de gestão pública entre os 5.568 municípios brasileiros, destacando exemplos que inspiram todo o País. No Estado, a cerimônia de entrega será no próximo dia 26.
Dentro desse cenário, o programa ES Inteligente atua por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) promovendo a modernização da gestão pública e impulsionando o desenvolvimento dos municípios capixabas, fortalecendo serviços e projetos que impactam a população, como pontua o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.
Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim revelou que o contrato, que será desenvolvido pelos próximos 25 anos, foi firmado com a empresa Brilha Venda Nova. “O investimento é de R$ 10,8 milhões e vai gerar uma economia para os cofres públicos de R$ 42 milhões, uma redução de 33,48% nos gastos públicos”, disse.
Entre os exemplos estão a instalação de 18 pontos de wi-fi gratuito, 61 câmeras de videomonitoramento, 2.850 luminárias de LED e a implantação de uma usina solar para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa, o que representa uma estimativa de redução de 2,68 mil toneladas de dióxido de carbono por ano ao longo do contrato.
Saiba mais
Programa ES Inteligente
O que é?
É uma iniciativa estratégica do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), voltada à estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões que viabilizam investimentos em infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade nos municípios capixabas.
A proposta busca modernizar os serviços públicos, ampliar a eficiência da gestão municipal e impulsionar o desenvolvimento regional, sem custos para as prefeituras, uma vez que os estudos técnicos são ressarcidos pelo parceiro privado vencedor da licitação.
Eixos de Atuação
- Cidade Inteligente: integração de iluminação pública, telecomunicações e conectividade por fibra óptica; implantação de wi-fi público gratuito, videomonitoramento e rede de dados para prédios públicos.
- Usina Solar: implantação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas municipais (geração distribuída) para suprir demandas próprias e consorciadas.
- Iluminação Pública: modernização e eficientização do parque de iluminação pública, substituindo lâmpadas convencionais por luminárias LED, com menor custo e maior durabilidade.
- Resíduos Sólidos: estruturação de centrais de tratamento de resíduos sólidos urbanos, com tecnologias de termodegradação e geração de energia elétrica.
- Saneamento: recuperação, operação e gestão dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, promovendo saúde pública e sustentabilidade ambiental.
Adesões
- Cidade Inteligente: Afonso Cláudio; Alegre; Alfredo Chaves; Anchieta; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Cariacica; Domingos Martins; Guaçuí; Jaguaré; Marataízes; Mimoso do Sul; Montanha; Muniz Freire; Muqui; Nova Venécia; Piúma; Santa Teresa; São Gabriel da Palha; Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante (única com contrato assinado) e Itaguaçu;
- Resíduos Sólidos Urbanos: Aracruz; Cariacica e Serra;
- Usina Solar: Cachoeiro de Itapemirim e Colatina;
- Iluminação Pública: São Mateus.
O prêmio
Band Cidades Excelentes 2025
É uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem como propósito incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública.
O evento de premiação estadual será no próximo dia 26, no Tribunal de Contas do Estado.
Já na etapa nacional, a cerimônia será em Brasília, no dia 15 de dezembro, às 18h30.
O que eles dizem
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários