Cidades Excelentes: planejar é a chave para criar municípios mais sustentáveis
Sustentabilidade é um dos pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes. Cerimônia da etapa estadual será no próximo dia 26
Em um mundo em constante transformação, em que o crescimento urbano muitas vezes desafia os limites da natureza, o planejamento se torna mais do que uma necessidade – é a chave para a criação de cidades mais sustentáveis.
A sustentabilidade na construção civil tem se tornado um dos principais pilares para o desenvolvimento de um setor mais responsável e consciente em relação ao meio ambiente, como destaca Jorge Luiz e Silva, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).
A busca por soluções que minimizem o impacto ambiental durante o processo de construção tem levado empresas e profissionais a adotarem práticas mais eficientes no uso de recursos naturais e na redução de resíduos.
Estratégias como o reaproveitamento da água da chuva, sistemas de captação de energia solar e o uso de materiais recicláveis não só contribuem para a preservação ambiental, mas também resultam em economia com manutenção e operação dos edifícios.
Essas iniciativas ajudam na preservação ambiental e proporcionam economia para os proprietários de imóveis a longo prazo.
A sustentabilidade é um dos pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.
Na sua 5ª edição, a premiação destaca as melhores práticas de gestão em 5.568 municípios brasileiros, reconhecendo as que se sobressaem pela excelência na administração pública, com ênfase em inovação e sustentabilidade.
No Espírito Santo, a cerimônia de entrega ocorrerá no dia 26 de novembro.
Jorge Luiz e Silva reforça a importância de um planejamento urbano eficiente, baseado na sustentabilidade, inovação e respeito ao patrimônio cultural.
“A engenharia é fundamental para garantir o desenvolvimento urbano adequado. Quando falamos de cidades excelentes, estamos falando de um lugar que respeita o meio ambiente, com infraestrutura segura e planejada. E a engenharia tem tudo a ver com isso”, afirmou Jorge Silva.
Confira as cidades finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
O que Jorge Silva, presidente do Crea-ES diz sobre
Crescimento
“O Crea tem hoje mais de 51 mil profissionais registrados, todos prestando serviços essenciais para o crescimento sustentável do Estado”.
Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
“O trabalho de conscientização e incentivo realizado por programas de mídia, como os da Band e da Rede Tribuna, tem sido fundamental para disseminar informações e estimular o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada, promovendo resultados eficientes para o futuro”.
Olhar para o futuro
“Quando falamos de tecnologia, inovação e sustentabilidade, estamos sempre olhando para o futuro e para o novo – novas edificações, mobilidade, construção de novos espaços urbanos. Porém, uma cidade excelente não deve ignorar o velho. Isso significa respeitar e modernizar construções históricas e antigas, integrando-as de maneira harmônica com as novas edificações necessárias para uma cidade inteligente e eficiente. Essa transição precisa ser feita com conhecimento técnico e com o olhar atento de profissionais qualificados”.
Parcerias
“As parcerias entre a gestão pública e o setor privado são fundamentais para que o planejamento urbano respeite a legislação vigente, especialmente nos processos de licenciamento ambiental, e para garantir qualidade de vida para as gerações futuras. Não podemos imaginar uma cidade inteligente e excelente sem a presença de áreas verdes, parques e espaços de lazer, pois são essenciais para o bem-estar da sociedade, tanto no presente quanto no futuro”.
Opiniões
Responsabilidade
“Planejar é olhar para o futuro com responsabilidade. Em Vila Velha, cada decisão segue esse compromisso: garantir uma cidade mais humana, sustentável e preparada para crescer com qualidade – hoje e ainda mais nos próximos anos. A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo, permitindo que a gestão ofereça serviços melhores, mais ágeis e mais próximos das pessoas”, disse Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha.
Compromisso
“Cachoeiro de Itapemirim avança com responsabilidade, inovação e sustentabilidade. Com a nova lei das Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas, por exemplo, nós mostramos que é possível crescer protegendo os nossos rios e cuidando das pessoas. Não tenho dúvidas de que planejamento é o caminho para uma cidade sustentável, segura e moderna — e nós seguimos firmes nesse compromisso”, afirmou Júnior Corrêa, prefeito em exercício de Cachoeiro de Itapemirim.
Mais organizada
“Em Marilândia, acreditamos que uma gestão eficiente começa com responsabilidade, visão de futuro e compromisso com as pessoas. Participar do Cidades Excelentes é uma oportunidade de mostrar que o planejamento tem guiado cada passo do nosso desenvolvimento, garantindo uma cidade mais organizada, humana e sustentável para as próximas gerações", expressou Gutim Astori, prefeito de Marilândia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários